Curso “Mudanças climáticas e outros desafios do Antropoceno”

site-CBAE_1.jpg

O CBAE oferece, a partir de 16 de março, o curso “Mudanças climáticas e outros desafios do Antropoceno”. Ele dará continuidade à disciplina “Desastres e mudanças climáticas: construindo uma agenda”, realizada no segundo semestre de 2019, e abordará de forma interdisciplinar diversos aspectos da crise ambiental global, visando a três objetivos principais: oferecer um conhecimento abrangente sobre a questão, integrar diferentes áreas de pesquisa da UFRJ relacionadas ao tema das mudanças climáticas e do Antropoceno e estabelecer as bases para uma agenda de ação social para guiar políticas de enfrentamento do problema. Como na primeira edição, o curso é voltado para alunos dos programas de pós-graduação da UFRJ, mas estudantes de outras universidades e ouvintes também são bem-vindos.

Embora as mudanças climáticas sejam um dos mais graves problemas da nova época geológica que os cientistas propõem chamar de Antropoceno, há inúmeros outros desafios sociais, econômicos, ambientais e políticos que tornam o cenário atual ainda mais complexo e desafiador. Neste semestre, pretendemos abordar alguns deles em três módulos. O primeiro tratará da Amazônia, a riqueza de sua diversidade humana e não-humana e os agentes que estão provocando sua destruição. O segundo módulo abordará nossas águas e ambientes costeiros, no qual discutiremos desde os impactos nos oceanos e mares até as dinâmicas de ocupação da Mata Atlântica, passando por questões de abastecimento hídrico e saneamento. Por fim, no terceiro módulo, trataremos das perspectivas para ambientes urbanos, considerando as discussões atuais sobre tecnologia, economia, políticas públicas, acordos internacionais, migrações, saúde, política, arte e cidadania.

O curso é coordenado pelos professores Tatiana Roque (PPGEM e PPGF/UFRJ e FCC), José Sergio Leite Lopes (PPGAS-MN/UFRJ e diretor do CBAE), Ana Luiza Coelho Neto (PPGG/UFRJ), Josué Medeiros (IFCS/UFRJ), Lise Sedrez (PPGHIS/UFRJ), Pedro Rochedo (COPPE/UFRJ) e Rodrigo Santos (PPGSA/UFRJ). Colaboram também os pesquisadores Leonardo Freitas (GEOHECO/UFRJ) e Alyne Costa (CBAE).

Mudanças climáticas e outros desafios do Antropoceno
Horário: segundas-feiras, das 17:30h às 20:30h.
Local da aula inaugural (16/03): Salão Pedro Calmon (Campus da Praia Vermelha)
Local das demais aulas do curso: CBAE (Avenida Rui Barbosa, 762 – Flamengo)

programa

Aula Inaugural
16/03 – CANCELADA

Aula 1
23/03 – Conceitos básicos.

Módulo I – Amazônia, nosso futuro
30/03– Debate sobre povos da floresta – Oiara Bonilla (GAP-ICHF/UFF) e Francineia Baniwa (doutoranda no Museu Nacional/UFRJ)
06/04 – Biodiversidade – Fabio Rubio Scarano (PPGE/UFRJ Macaé)
13/04 – Serviços ecossistêmicos da Amazônia – Vinicius Farjalla (IE/UFRJ)
27/04 – Debate sobre o módulo e conversa sobre os trabalhos

Módulo II – Águas e ambientes costeiros
04/05 – Oceanos, mares e biodiversidade marinha – Rodrigo Leão MouraFelipe Vargas Ribeiro (IB/UFRJ)
11/05 – Debate sobre crise da água, disponibilidade hídrica e saneamento Sérgio Ricardo (Baía Viva), Rosa Formiga (DESMA/Uerj) e Estela Neves (PPED/UFRJ)
18/05 – Mata Atlântica ontem, hoje e amanhã  José Augusto Pádua (PPGHIS/UFRJ)
25/05 – Debate sobre o módulo e conversa sobre os trabalhos

Módulo III – Políticas para as cidades
01/06 – Desafios para as políticas multilaterais
08/06 – Reunião com grupos (não haverá aula)
15/06 – Debate sobre clima, infraestrutura e saúde urbana Graciela Arbilla de Klachquin (DAU/PUC-Rio) e Graciela Arbilla de Klachquin (IQ/UFRJ)
22/06 – Debate sobre caminhos para a política e lutas pela cidadania
29/06 – Debate de encerramento.

Confira o programa completo do ciclo clicando aqui.

Mais informações através do e-mail cbae@forum.ufrj.br.