MedCine: The Hospital

5 JUL – SEX – 18H

A Cátedra Carlos Chagas Filho de Fronteiras da Biologia e da Medicina do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e alunos da UFRJ convidam para o cineclube “MedCine”. Estamos assistindo filmes que envolvam temáticas médicas e/ou científicas, e depois fazemos uma breve discussão sobre o filme.

A próxima sessão será no dia 5 de julho, sexta, de 18 às 21 horas, no CBAE, na Av. Rui Barbosa 762, Flamengo. O filme a ser exibido é “The Hospital” de 1971, dirigido por Arthur Hiller.

As próximas sessões serão nos dias 9/8, 13/9, 11/10,  8/11, 13/12.

Alunos da UFRJ que se inscreveram no MedCine como atividade de extensão vão ganhar créditos se assistirem três ou mais sessões no semestre ou pelo menos 6 sessões no ano.

Oferecemos refrigerante e pipoca.

Mais informações e a lista dos filmes que já assistimos em https://sites.google.com/histo.ufrj.br/catedra-ccf-ufrj/medcine

Comparabilidade entre os Sistemas de Educação Superior no Brasil e Argentina

25 JUN – TER – 17H

Seminário de apresentação da Cátedra Carlos Hasengalg Futuros da Universidade Diversa, Internacional e Democrática e lançamento do site CeLapes

O seminário ‘Comparabilidade entre os Sistemas de Educação Superior: Estrutura e Expansão da Educação Superior na Argentina e no Brasil’ apresenta a primeira parte do trabalho de construção de bases para análise comparativa entre o ensino superior de diferentes países.

Tendo avançado na elaboração conceitual e metodológica de uma tipologia de instituições de ensino superior a partir do seu funcionamento no Brasil, buscamos agora trabalhar conjuntamente com os colegas argentinos no sentido de verificar possíveis pontos comparáveis com o funcionamento das instituições argentinas.

Assim, serão apresentados os elementos já desenvolvidos em cada país, com a discussão dos pontos comuns e os comentários de pesquisadores internos e externos ao projeto.

Visamos assim compartilhar os conhecimentos já consolidados e participar da discussão crítica sobre a democratização possível da educação superior na América do Sul.

Apresentações:

O Sistema Brasileiro de Educação Superior: Esboço de uma abordagem inovadora. Por André Vieira (UFF)/Leonardo Rodrigues (IFNMG)/Renato Santos (Inep/UFRJ)/André Pires (UNISO)

O Sistema Argentino de Educação Superior: Elementos para comparação. Por Andrés Santos Sharpe (Conicet/UBA)

Comentários: Ana Fanelli (CEDES) e Gabriel Errandonea (UDELAR)

Mais sobre a Cátedra Carlos Hasengalg

Evento híbrido

Local: Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

Transmissão: Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube

Reunião de apresentação – Projetos para a Redução da Pobreza

4 JUN – TER

Competição Estudantil de Projetos para a Redução da Pobreza, América Latina e China 2024

8-23 JUL – SUBMISSÃO DE PROJETOS

“Competição Estudantil América Latina e China 2024: Projetos para a Redução da Pobreza” é uma iniciativa inovadora que busca unir jovens da China e América Latina na luta contra a pobreza. Reconhecendo as diferenças nas condições naturais, níveis de desenvolvimento econômico, história, cultura e instituições entre os países, o desafio incentiva os participantes a trocar conhecimentos e desenvolver soluções criativas e sustentáveis para reduzir a pobreza nas regiões envolvidas.

Chamada para formação de equipes

Participe da “Competição Estudantil América Latina e China 2024: Projetos para a Redução da Pobreza”! Forme uma equipe de 3 a 5 pessoas, ou junte-se a outros interessados para criar soluções inovadoras e sustentáveis que combatam a pobreza. Inscreva-se no site e, após a inscrição, utilize nosso mural para organizar sua equipe.

Cronograma

Reunião de apresentação: assista neste link.

Entrega dos projetos: de 8 de julho (sábado) até 23 de julho de 2024 (terça-feira). Apresentação final online para a equipe que avaliará os trabalhos submetidos na competição.

Apresentação dos projetos individuais: 15 de agosto de 2024.

Estudo de campo dos casos para aliviar a pobreza: 16 de agosto de 2024.

Apresentação final das equipes e cerimônia de premiação: 17 de agosto de 2024.

*Prêmios a serem oportunamente divulgados nesse website.

Presença da voz, ausência da voz. As formas da linguagem poético-dramática – Workshop

12 JUN – QUA – 17H

Como parte do projeto levado a cabo no âmbito da Cátedra Paul Zumthor, “As modalidades da tensão entre escrita e oralidade na produção artística, cultural e intelectual”, uma intervenção, na forma de um WORKSHOP, será feita por Andrea Daher e Octavio Camargo, compositor e diretor teatral, mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Apresentou diversas performances da Ilíada, desenvolvendo uma abordagem única para a obra em LIBRAS, incluindo uma apresentação de 24 horas no Festival de Curitiba em 2016.

Neste WORKSHOP, poderão ser evidenciadas as muitas possibilidades de relação entre oralidade e literacia, considerando-se a performance corporal como parte integrante do repertório dramático, cuja normatividade, organizadora da recepção desses objetos artísticos-teatrais, resta a ser definida.

Participam:

Octavio Camargo, compositor e diretor teatral, UFPR e Andrea Daher
(historiadora, pesquisadora emérita, Titular da Cátedra Paul Zumthor CBAE-UFRJ

Local:

Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro 

Parceiros:

Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, FAPERJ

Sites relacionados

MedCine: Gifted Hands: The Ben Carson Story

7 JUN – QUI – 18H

A Cátedra Carlos Chagas Filho de Fronteiras da Biologia e da Medicina do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e alunos da UFRJ convidam para o cineclube “MedCine”. Estamos assistindo filmes que envolvam temáticas médicas e/ou científicas, e depois fazemos uma breve discussão sobre o filme.

A próxima sessão será no dia 7 de junho, sexta, de 18 às 21 horas, no CBAE, na Av. Rui Barbosa 762, Flamengo. O filme a ser exibido é “Gifted Hands: The Ben Carson Story”, filme de 2009 dirigido por Thomas Carter com Cuba Gooding Jr e Kimberly Elise.

As próximas sessões serão nos dias 5/7, 9/8, 13/9, 11/10, 8/11, 13/12.

Alunos da UFRJ que se inscreveram no MedCine como atividade de extensão vão ganhar créditos se assistirem três ou mais sessões no semestre ou pelo menos 6 sessões no ano.

Oferecemos refrigerante e pipoca.
Mais informações e a lista dos filmes que já assistimos

Pensando sem categorias: Denise Ferreira da Silva e a (Po)ética Negra Feminista

06 JUN – QUI – 14H às 17H

Nesta conferência Antonio Kerstenetzky discute a proposta de Denise Ferreira da Silva de uma (Po)ética Negra Feminista (PNF). Ele pretende entender seu diagnóstico da catástrofe ética que vivemos, que torna premente uma PNF; a sua descrição da posição epistêmica da Negridade, que possibilita esse diagnóstico e permite a imaginação de novos modos de compreender o mundo que evitem a catástrofe; e sua especulação sobre novos modos de entender o mundo da PNF, em especial uma razão sem categorias.

Participam:

Conferencista: Antonio Kerstenetzky (Princeton University). Coordenação: Carolina Araújo – Titular da Cátedra Quantas Filósofas? do CBAE-UFRJ.

Local:

Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro 

As revoluções do livro? Um exercício de controvérsia

22 MAI – QUA – 18H

Como parte do projeto levado a cabo no âmbito da Cátedra Paul Zumthor, será feito um exercício de controvérsia em torno do tema específico das “revoluções do livro”.

A intervenção será pautada pelo levantamento de três ou quatro questões centrais a serem respondidas pelo interveniente em duas vertentes opostas, a partir de um argumentário “a favor” e outro “contra”.

A questão final – vivemos uma última revolução que marca o começo do fim da era do livro? – aponta apontar para o futuro, em forma de horizonte perspectivo. O historiador Roger Chartier definiu três revoluções do livro: a invenção do objeto livro tal como o conhecemos; a invenção da imprensa; e o desaparecimento do papel com o aparecimento do texto digital. 

Considerando que o livro é ao mesmo tempo a inscrição de um discurso, uma obra intelectual, mas também uma interface entre o autor e seus leitores, além de ser o primeiro objeto produzido em massa e que anuncia a era industrial, ele pode, de modo controverso, ser associado a uma série de inovações tecnológicas, sociais, políticos e culturais.

Em nossos dias, a Internet marca uma revolução talvez ainda mais importante do que o surgimento imprensa, passível de modificar por completo a maneira como produzimos e recebemos o conhecimento. Se a transição do volume para o códice mudou a forma como percebíamos o conteúdo da obra, no mundo digital esta mudança de percepção é formal e funcional.

Em todo caso, o livro digital é acessível a todos em termos de recepção, mas também em termos de produção. Com essa última suposta revolução, todos se tornam autores e qualquer um pode se tornar um editor.

Participam: Roger Chartier (Collège de France) e Andrea Daher – Titular da Cátedra Paul Zumthor CBAE-UFRJ.

Parceiros: Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, FAPERJ

Evento presencial

Local: Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro 

Currículos inovadores na educação superior brasileira

22 MAI – QUA – 10H30

O Seminário discutirá propostas curriculares inovadoras para a formação universitária, com vistas à ampliação do conhecimento sobre as mudanças no ensino superior e à construção de visões prospectivas sobre a Universidade no Brasil.

Sônia Sampaio, Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, atua no campo da Psicologia do Desenvolvimento Humano com interface em Educação, especialmente na área da Educação Superior. Dirige o grupo de pesquisa “Observatório da Vida Estudantil” e, desde 2015, é Professora Titular do Instituto de Artes, Humanidades e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC). Professora permanente do Programa de Pós-graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade da UFBA, coordena o Projeto AINDA ESTRANGEIROS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: racismo acadêmico e saúde mental entre estudantes cotistas” aprovado no âmbito do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (CAPES/MEC). Foi professora visitante nas universidades Paris VIII e Lorraine.

Nelson Studart Filho, Doutor em Física pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu carreira acadêmica (1975-2013) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e foi Professor Visitante da Universidade Federal do ABC (2014-2019). Atualmente é Coordenador Acadêmico e Docente da Ilum Escola da Ciência do CNPEM – Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais e Pró-Reitor de Pós-graduação da Sociedade Brasileira de Física. Na área de ensino de Física, realiza pesquisa translacional visando a aplicação da pesquisa acadêmica na sala de aula, com a participação de pesquisadores e professores-alunos do ensino médio. São investigadas as novas tecnologias digitais e metodologias ativas com interesse na aprendizagem baseada em games e processos de gamificação. Tem interesse na História da Física e seu ensino. Foi editor da Revista Brasileira de Ensino de Física (2000-2009) e atualmente é Editor Associado. Fundador e atual Editor de A Física na Escola. Participou da construção e consolidação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (PROFIS-CAPES) (2014-2020).

Evento somente online:

Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube