A Educação Superior Brasileira à Luz da Teoria

15 JUL – SEG – 18H

Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) o conhecimento gerou, em 2020, cerca de 65% da riqueza mundial. Deixamos de viver, no século XXI na sociedade industrial. Vivemos na sociedade do conhecimento. O Brasil precisa dar uma guinada no seu modelo de desenvolvimento para colocar a produção e difusão do conhecimento no centro de seu processo produtivo e para isto precisa colocar a Educação no centro de qualquer modelo de desenvolvimento. O futuro do Brasil está umbilicalmente ligado ao que fizer com a Educação: o futuro do Brasil é o futuro da Educação.

E não faremos isto se não atacarmos, ao mesmo tempo, a nossa brutal desigualdade econômica e social. Não existe desenvolvimento possível sem uma redução da desigualdade e isto não vai acontecer sem que a Educação esteja no centro de nossas preocupações e ações. De novo, não existirá um futuro sem educação de qualidade para todos. 

Mas qual Educação?

Certamente não a que praticamos no século XX. Para discutirmos a Educação para o século XXI, a Cátedra Darcy Ribeiro, do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ está organizando uma série de palestras com pessoas renomadas. O primeiro encontro será com o sociólogo Simon Schwartzman. Simon é membro titular da Academia Brsileira de Ciências, foi presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de GEografia e Estatística) e diretor para o Brasile do American Institute for Research. 

Conferencista: Simon Schwartzman

Coordenação: Marcos Cavalcanti – Titular da Cátedra Darcy Ribeiro

Mais sobre a Cátedra Darcy Ribeiro

Evento híbrido

Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

Transmissão: Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube

Sala: Zoom Meeting


A Cátedra Darcy Ribeiro Futuro da Educação, coordenada pelo Prof. Marcos Cavalcanti do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, visa colocar a produção e difusão do conhecimento no centro do desenvolvimento brasileiro. Em um mundo onde o conhecimento gerou 65% da riqueza global em 2020, o Brasil precisa repensar seu modelo de desenvolvimento, priorizando uma educação de qualidade para reduzir desigualdades sociais e econômicas. A Cátedra organiza uma série de palestras para discutir uma educação que responda aos desafios do século XXI, promovendo um futuro mais justo e desenvolvido para o país. >>>

MedCine: The Hospital

5 JUL – SEX – 18H

A Cátedra Carlos Chagas Filho de Fronteiras da Biologia e da Medicina do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e alunos da UFRJ convidam para o cineclube “MedCine”. Estamos assistindo filmes que envolvam temáticas médicas e/ou científicas, e depois fazemos uma breve discussão sobre o filme.

A próxima sessão será no dia 5 de julho, sexta, de 18 às 21 horas, no CBAE, na Av. Rui Barbosa 762, Flamengo. O filme a ser exibido é “The Hospital” de 1971, dirigido por Arthur Hiller.

As próximas sessões serão nos dias 9/8, 13/9, 11/10,  8/11, 13/12.

Alunos da UFRJ que se inscreveram no MedCine como atividade de extensão vão ganhar créditos se assistirem três ou mais sessões no semestre ou pelo menos 6 sessões no ano.

Oferecemos refrigerante e pipoca.

Mais informações e a lista dos filmes que já assistimos em https://sites.google.com/histo.ufrj.br/catedra-ccf-ufrj/medcine

Comparabilidade entre os Sistemas de Educação Superior no Brasil e Argentina

25 JUN – TER – 17H

Seminário de apresentação da Cátedra Carlos Hasengalg Futuros da Universidade Diversa, Internacional e Democrática e lançamento do site CeLapes

O seminário ‘Comparabilidade entre os Sistemas de Educação Superior: Estrutura e Expansão da Educação Superior na Argentina e no Brasil’ apresenta a primeira parte do trabalho de construção de bases para análise comparativa entre o ensino superior de diferentes países.

Tendo avançado na elaboração conceitual e metodológica de uma tipologia de instituições de ensino superior a partir do seu funcionamento no Brasil, buscamos agora trabalhar conjuntamente com os colegas argentinos no sentido de verificar possíveis pontos comparáveis com o funcionamento das instituições argentinas.

Assim, serão apresentados os elementos já desenvolvidos em cada país, com a discussão dos pontos comuns e os comentários de pesquisadores internos e externos ao projeto.

Visamos assim compartilhar os conhecimentos já consolidados e participar da discussão crítica sobre a democratização possível da educação superior na América do Sul.

Apresentações:

O Sistema Brasileiro de Educação Superior: Esboço de uma abordagem inovadora. Por André Vieira (UFF)/Leonardo Rodrigues (IFNMG)/Renato Santos (Inep/UFRJ)/André Pires (UNISO)

O Sistema Argentino de Educação Superior: Elementos para comparação. Por Andrés Santos Sharpe (Conicet/UBA)

Comentários: Ana Fanelli (CEDES) e Gabriel Errandonea (UDELAR)

Mais sobre a Cátedra Carlos Hasengalg

Evento híbrido

Local: Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

Transmissão: Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube

Reunião de apresentação – Projetos para a Redução da Pobreza

4 JUN – TER

Competição Estudantil de Projetos para a Redução da Pobreza, América Latina e China 2024

8-23 JUL – SUBMISSÃO DE PROJETOS

“Competição Estudantil América Latina e China 2024: Projetos para a Redução da Pobreza” é uma iniciativa inovadora que busca unir jovens da China e América Latina na luta contra a pobreza. Reconhecendo as diferenças nas condições naturais, níveis de desenvolvimento econômico, história, cultura e instituições entre os países, o desafio incentiva os participantes a trocar conhecimentos e desenvolver soluções criativas e sustentáveis para reduzir a pobreza nas regiões envolvidas.

Chamada para formação de equipes

Participe da “Competição Estudantil América Latina e China 2024: Projetos para a Redução da Pobreza”! Forme uma equipe de 3 a 5 pessoas, ou junte-se a outros interessados para criar soluções inovadoras e sustentáveis que combatam a pobreza. Inscreva-se no site e, após a inscrição, utilize nosso mural para organizar sua equipe.

Cronograma

Reunião de apresentação: assista neste link.

Entrega dos projetos: de 8 de julho (sábado) até 23 de julho de 2024 (terça-feira). Apresentação final online para a equipe que avaliará os trabalhos submetidos na competição.

Apresentação dos projetos individuais: 15 de agosto de 2024.

Estudo de campo dos casos para aliviar a pobreza: 16 de agosto de 2024.

Apresentação final das equipes e cerimônia de premiação: 17 de agosto de 2024.

*Prêmios a serem oportunamente divulgados nesse website.

Presença da voz, ausência da voz. As formas da linguagem poético-dramática – Workshop

12 JUN – QUA – 17H

Como parte do projeto levado a cabo no âmbito da Cátedra Paul Zumthor, “As modalidades da tensão entre escrita e oralidade na produção artística, cultural e intelectual”, uma intervenção, na forma de um WORKSHOP, será feita por Andrea Daher e Octavio Camargo, compositor e diretor teatral, mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Apresentou diversas performances da Ilíada, desenvolvendo uma abordagem única para a obra em LIBRAS, incluindo uma apresentação de 24 horas no Festival de Curitiba em 2016.

Neste WORKSHOP, poderão ser evidenciadas as muitas possibilidades de relação entre oralidade e literacia, considerando-se a performance corporal como parte integrante do repertório dramático, cuja normatividade, organizadora da recepção desses objetos artísticos-teatrais, resta a ser definida.

Participam:

Octavio Camargo, compositor e diretor teatral, UFPR e Andrea Daher
(historiadora, pesquisadora emérita, Titular da Cátedra Paul Zumthor CBAE-UFRJ

Local:

Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro 

Parceiros:

Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, FAPERJ

Sites relacionados

MedCine: Gifted Hands: The Ben Carson Story

7 JUN – QUI – 18H

A Cátedra Carlos Chagas Filho de Fronteiras da Biologia e da Medicina do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e alunos da UFRJ convidam para o cineclube “MedCine”. Estamos assistindo filmes que envolvam temáticas médicas e/ou científicas, e depois fazemos uma breve discussão sobre o filme.

A próxima sessão será no dia 7 de junho, sexta, de 18 às 21 horas, no CBAE, na Av. Rui Barbosa 762, Flamengo. O filme a ser exibido é “Gifted Hands: The Ben Carson Story”, filme de 2009 dirigido por Thomas Carter com Cuba Gooding Jr e Kimberly Elise.

As próximas sessões serão nos dias 5/7, 9/8, 13/9, 11/10, 8/11, 13/12.

Alunos da UFRJ que se inscreveram no MedCine como atividade de extensão vão ganhar créditos se assistirem três ou mais sessões no semestre ou pelo menos 6 sessões no ano.

Oferecemos refrigerante e pipoca.
Mais informações e a lista dos filmes que já assistimos

Pensando sem categorias: Denise Ferreira da Silva e a (Po)ética Negra Feminista

06 JUN – QUI – 14H às 17H

Nesta conferência Antonio Kerstenetzky discute a proposta de Denise Ferreira da Silva de uma (Po)ética Negra Feminista (PNF). Ele pretende entender seu diagnóstico da catástrofe ética que vivemos, que torna premente uma PNF; a sua descrição da posição epistêmica da Negridade, que possibilita esse diagnóstico e permite a imaginação de novos modos de compreender o mundo que evitem a catástrofe; e sua especulação sobre novos modos de entender o mundo da PNF, em especial uma razão sem categorias.

Participam:

Conferencista: Antonio Kerstenetzky (Princeton University). Coordenação: Carolina Araújo – Titular da Cátedra Quantas Filósofas? do CBAE-UFRJ.

Local:

Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro 

As revoluções do livro? Um exercício de controvérsia

22 MAI – QUA – 18H

Como parte do projeto levado a cabo no âmbito da Cátedra Paul Zumthor, será feito um exercício de controvérsia em torno do tema específico das “revoluções do livro”.

A intervenção será pautada pelo levantamento de três ou quatro questões centrais a serem respondidas pelo interveniente em duas vertentes opostas, a partir de um argumentário “a favor” e outro “contra”.

A questão final – vivemos uma última revolução que marca o começo do fim da era do livro? – aponta apontar para o futuro, em forma de horizonte perspectivo. O historiador Roger Chartier definiu três revoluções do livro: a invenção do objeto livro tal como o conhecemos; a invenção da imprensa; e o desaparecimento do papel com o aparecimento do texto digital. 

Considerando que o livro é ao mesmo tempo a inscrição de um discurso, uma obra intelectual, mas também uma interface entre o autor e seus leitores, além de ser o primeiro objeto produzido em massa e que anuncia a era industrial, ele pode, de modo controverso, ser associado a uma série de inovações tecnológicas, sociais, políticos e culturais.

Em nossos dias, a Internet marca uma revolução talvez ainda mais importante do que o surgimento imprensa, passível de modificar por completo a maneira como produzimos e recebemos o conhecimento. Se a transição do volume para o códice mudou a forma como percebíamos o conteúdo da obra, no mundo digital esta mudança de percepção é formal e funcional.

Em todo caso, o livro digital é acessível a todos em termos de recepção, mas também em termos de produção. Com essa última suposta revolução, todos se tornam autores e qualquer um pode se tornar um editor.

Participam: Roger Chartier (Collège de France) e Andrea Daher – Titular da Cátedra Paul Zumthor CBAE-UFRJ.

Parceiros: Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, FAPERJ

Evento presencial

Local: Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro