O Programa de Cátedras do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ consiste em um conjunto de atividades acadêmicas realizadas por um grupo coordenado pelo Titular da Cátedra e apoiado por um pesquisador em nível de pós-doutorado. É escolhido um polo temático e um patrono para representar, nomear e guiar cada cátedra selecionada e aprovada por uma série de editais.
Objetivos esperados são: a organização de uma rede de pesquisadores de alto nível, dentro e fora da UFRJ, em âmbito nacional e internacional; formulação de disciplinas e eventos abertos ao público relativos a um campo temático específico e a elaboração de propostas para o campo temático específico, sempre com interlocução com os setores da sociedade.
Aceleração Algorítmica, Democracia e Trabalho
Cátedra Francisco de Oliveira
Títulares: Giuseppe Cocco e Felipe Fortes
A proposta desta cátedra, apresentada por Giuseppe Cocco e Felipe Fortes, articula mais de três décadas de trajetória intelectual dedicada às transformações do trabalho, da democracia e do desenvolvimento à luz da globalização e da inovação tecnológica. Homenageando o sociólogo Francisco de Oliveira, o projeto parte da crítica à ideia de retorno a um modelo de bem-estar social nos moldes fordistas e se ancora na noção de capitalismo cognitivo, no qual o trabalho imaterial, disperso e comunicacional torna-se central à produção de valor. A proposta analisa como a aceleração algorítmica – por meio de big data, inteligência artificial e plataformas digitais – redefine os processos produtivos e desafia tanto a organização social do trabalho quanto os modelos institucionais da democracia. Também investiga os efeitos dessas dinâmicas sobre os territórios, destacando o papel das metrópoles como centros de mobilização social e disputas políticas. A cátedra buscará aprofundar reflexões críticas sobre os limites do neoliberalismo, o esgotamento das políticas públicas tradicionais e os novos modos de luta e organização social emergentes diante da crise das instituições democráticas e da intensificação da automação e da vigilância algorítmica.
Disputas pelos Usos do Passado: Memória, Trabalho, Movimentos, Direitos Humanos
Cátedra Afrânio Raul Garcia Jr.
Titular: José Sergio Leite Lopes
A cátedra proposta por José Sergio Leite Lopes se fundamenta em uma trajetória de pesquisa etnográfica e historiográfica sobre o trabalho urbano e rural no Brasil, com foco nos conflitos sociais, movimentos de resistência e processos de memória coletiva. Homenageando Afrânio Raul Garcia Jr., referência nos estudos sobre campesinato, sindicalismo e circulação internacional de ideias, a proposta reflete sobre as disputas contemporâneas pelos usos do passado em contextos de negacionismo histórico e esvaziamento de direitos. Parte da experiência do Núcleo de Memória, Movimentos Sociais e Direitos Humanos da UFRJ e se estrutura em torno de cinco eixos: trabalho e memória; a memória nos movimentos sociais; justiça de transição e direitos humanos; preservação digital e difusão científica; e redes de pesquisa. Ao abordar desde a transformação das formas de sociabilidade no trabalho até as novas modalidades digitais de dominação, a cátedra pretende reunir e fomentar investigações interdisciplinares voltadas à compreensão dos vínculos entre história social, conflitos trabalhistas e processos de subjetivação política. Propõe ainda mobilizar experiências de longa duração e comparações históricas para atualizar temas como o plantationsceno, as lutas camponesas, o mundo digital do trabalho e a centralidade das identidades étnicas, de gênero e territoriais nas formas atuais de organização social.
Economia Circular e Sustentabilidade na Gestão de Organizações
Cátedra Rogério Valle
Titular: Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas
A proposta apresentada por Osvaldo Quelhas enfoca a convergência entre os princípios da economia circular, a sustentabilidade e as tecnologias da Indústria 5.0 como caminhos para a transformação organizacional nas economias emergentes, com destaque para o Brasil e os países do BRICS. Inspirada na trajetória do professor Rogério Valle, pioneiro na gestão do ciclo de vida e na logística reversa, a Cátedra busca investigar como tecnologias avançadas, como inteligência artificial, digitalização e automação, podem potencializar práticas sustentáveis e circulares em empresas e instituições públicas. A proposta combina forte base teórica com uma abordagem aplicada, voltada à formulação de modelos, indicadores e soluções que promovam uma produção mais eficiente, limpa e socialmente responsável. Além da pesquisa acadêmica, a Cátedra prevê ações de extensão e capacitação junto a organizações, escolas e comunidades, visando à difusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à formação de lideranças conscientes. Com significativa inserção internacional e forte articulação com o setor produtivo, a proposta se destaca pela originalidade, relevância social e capacidade de gerar impacto prático, técnico e educacional em favor de uma economia mais justa e resiliente.
Inclusão Digital no Contexto das Inteligências Artificiais: a Abordagem Metacognitiva
Cátedra Lena Vania Ribeiro e Fredric Michael Litto
Titular Ronaldo Mota
A proposta de Ronaldo Mota se dedica à análise crítica e multidisciplinar da relação entre tecnologias digitais, inteligência artificial e inclusão educacional, com foco no desenvolvimento da metacognição e da aprendizagem independente. A partir de uma trajetória acadêmica que transita entre a física, a política pública e a educação tecnológica, Mota propõe uma Cátedra voltada para o fortalecimento da racionalidade pública diante dos desafios e incertezas das inteligências artificiais. O projeto prevê ações concretas, como seminários, redes colaborativas nacionais e internacionais, além de parcerias com instituições públicas, como a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, por meio das Naves do Conhecimento. A Cátedra aposta na formação de um ecossistema de experimentação que integre educação, inovação e cidadania digital, buscando promover a democratização do acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de competências críticas para o século XXI.