3. Panorama Educacional Brasileiro

As estatísticas públicas nacionais contemplam diversas fontes de dados que permitem a investigação sobre a dinâmica de matrículas e estudantes nos diversos níveis de ensino. Porém, somente o Censo Demográfico permite a coleta de informações espacialmente desagregadas sobre o nível de escolaridade atingido pela população que já concluiu seu ciclo de escolaridade e sua correlação com as demais variáveis pesquisadas para o conjunto da população. Desta forma há grande potencial para a compreensão de múltiplas dinâmicas, com possibilidade de cruzamento da escolarização com características étnico-raciais, condições materiais do domicílio, acesso a serviços básicos (como acesso a água e coleta de lixo), dentre outros. A pesquisa censitária também possibilita a construção, inclusive por métodos indiretos, de indicadores demográficos centrais ao futuro populacional em relação à escolaridade, como perfis de migração, mortalidade e fecundidade. Ainda, diante da elevada evasão escolar ocorrida durante a pandemia de Covid-19, esses estudos poderão identificar, além das transformações ocorridas ao longo das últimas décadas, consequências da pandemia, especialmente entre as crianças e os jovens de até 25 anos.

Projeto específico:

3.1. Contextos e Trajetórias da Escolarização Brasileira a partir dos Dados do Censo Demográfico (2000-2022): Avanços, Desafios e Perspectivas para a Educação e a Gestão Pública

Pesquisador: Breynner Ricardo de Oliveira

Colaboradores:Denilson Junio Marques Soares; Márcio Vinícius de Oliveira; Jianne Inês Fialho Coelho; Maria Michelle Fernandes Alves

O projeto analisa as trajetórias da escolarização no Brasil entre 2000 e 2022, utilizando dados dos Censos Demográficos para investigar avanços, retrocessos e desafios na educação e sua relação com a gestão pública. A pesquisa parte de uma abordagem quantitativa-qualitativa, articulando diferentes contextos — conjuntural, institucional, territorial e experiencial — para compreender como políticas educacionais foram implementadas e seus impactos na realidade brasileira. O estudo destaca o período de crescimento e consolidação de políticas públicas entre 2003 e 2014, caracterizado por ampliação do acesso à educação, redução do analfabetismo e melhorias nos indicadores de desempenho. No entanto, a partir de 2016, observa-se um movimento de inflexão, marcado por cortes orçamentários, retração de investimentos e mudanças políticas que comprometeram os avanços anteriores. Além disso, o impacto da pandemia de COVID-19 (2020-2022) aprofundou desigualdades educacionais, evidenciadas pela queda nos índices do Ideb e pelo aumento das dificuldades de acesso a recursos tecnológicos e infraestrutura escolar. A pesquisa também examina a influência da transição demográfica, com a redução da taxa de fecundidade e o envelhecimento populacional, que impõem novos desafios à educação básica e superior. Por meio de uma análise crítica dos dados, o estudo visa subsidiar a formulação de políticas públicas mais eficazes, voltadas para a equidade educacional, o financiamento sustentável da educação e a adaptação das redes de ensino às mudanças demográficas e socioeconômicas do país.

Palavras-chave: Trajetórias Educacionais. Desempenho Escolar. Evasão Escolar. Políticas Educacionais. Inclusão Educacional.

Questão norteadora: Que evidências os dados do Censo Demográfico revelam sobre a trajetória educacional brasileira e que desafios impõem para a gestão e para a implementação de políticas públicas conexas à educação?

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: