Programa Futuros – Cursos com inscrições abertas

4º Bimestre 2024 – inscrições abertas

O Programa Futuros, do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ foi criado em setembro de 2022, durante a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Ele surgiu como resposta às discussões da Conferência Internacional dos Amanhãs Desejáveis e das reflexões do Programa de Cátedras do CBAE. O Programa Futuros oferece o Programa de Formação e Transformação em Futuros, que integra disciplinas de pós-graduação para atender à demanda de formação de profissionais de nível superior, incluindo empresas públicas. Aberto à comunidade acadêmica da UFRJ e outras universidades, o programa também é destinado a estudantes de pós-graduação, recém-doutores, graduandos, profissionais e gestores públicos, bem como a profissionais de empresas públicas ou privadas que buscam atualização na reflexão sobre Futuros.

Disciplinas stricto sensu – mestrado e doutorado:

4º Bimestre – previsto para outubro

Fronteiras e Futuros da Biologia e Medicina – inscrições abertas

Futuros Regenerativos – inscrições abertas

História da Tecnologia – inscrições abertas

Políticas de Segurança / Geopolítica – inscrições abertas

Mudanças Climáticas e Gases de Efeito Estufa – inscrições abertas

Governança e a Agenda Socioambiental no Brasil – inscrições abertas

*Os cursos, disciplinas e debates oferecidos pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ são financiados com recursos públicos e sem custos aos mestrandos, doutorandos e ouvintes, inscreva-se com responsabilidade. Embora disponibilizemos transmissões online, recomendamos fortemente a participação presencial.

Dúvidas e outras informações:

Entre em contato: cbae@forum.ufrj.br

Direito e Modernidade: a invenção dos direitos humanos, a democracia e os desafios atuais – Disciplina FOBREAV

INSCRIÇÕES ABERTAS

Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG apresenta:

Direito e Modernidade: a invenção dos direitos humanos, a democracia e os desafios atuais

Início em agosto, às terças-feiras, às 14h, com carga horária de 60 horas e 4 créditos.

Por iniciativa dos Institutos de Estudos Avançados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade de Brasília (UnB) e do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ será ofertada, no segundo semestre de 2025, a disciplina Direito e Modernidade: a invenção dos direitos humanos, a democracia e os desafios atuais.

A disciplina, que poderá ser cursada por estudantes de graduação e pós-graduação das três instituições, tem o objetivo de refletir, através de perspectiva história, teórica e sociológica, a invenção na modernidade dos direitos humanos. Também serão exploradas reflexões sobre a democracia e a soberania popular em tempos de crise de confiança nas instituições.

Na UFMG, a disciplina estará sob a responsabilidade do professor Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira, da Faculdade de Direito da UFMG, e contará com a participação dos professores Menelick de Carvalho Netto, da UnB, e Juliana Neuenschwander Magalhães da UFRJ. O curso terá duração de 60 horas e 4 créditos.

Acesse a ementa completa!


Fórum Brasileiro de Estudos Avançados (FOBREAV)
A disciplina é realizada por meio do Fórum Brasileiro de Estudos Avançados (FOBREAV), que congrega Institutos e Centros de Estudos Avançados de Universidades Brasileiras. O Fobreav visa ser um espaço de ação e reflexão crítica criativa sobre os desafios estratégicos na implementação de estudos e pesquisas de caráter interdisciplinar no país. Um de seus objetivos é desenvolver iniciativas e programas visando a integração entre universidades por meio da construção de redes de produção de conhecimento baseadas na inter e transdisciplinaridade.

Revista da UFMG lança chamada para artigos da edição temática “Saberes em travessia”

SUBMISSÕES ATÉ 30/09

A Revista da UFMG está com chamada aberta para a submissão de artigos, ensaios, entrevistas e outras formas de produção textual e imagética para sua próxima edição temática, intitulada Saberes em travessia. A proposta do número é reunir reflexões sobre os saberes que se constroem em movimento — entre territórios, linguagens, disciplinas, culturas e experiências —, valorizando abordagens interdisciplinares e transversais que questionem fronteiras e proponham novas articulações de conhecimento.

Vinculada ao Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (IEAT), a publicação busca contribuições que explorem, por exemplo, temas como migração de ideias, diálogos entre ciência e arte, saberes tradicionais, epistemologias plurais, práticas pedagógicas em contextos de transição ou deslocamento, entre outros. Serão aceitos textos inéditos nos formatos de artigo, ensaio, entrevista, tradução, relato de experiência e produções visuais.

O prazo para submissão é 30 de setembro de 2025, com previsão de publicação em março de 2026. As submissões devem ser feitas diretamente na plataforma da revista.

Mais informações em: https://www.ufmg.br/ieat/revista-da-ufmg/

Cátedra Inteligência Artificial e Metacognição – Lançamento

NOVA DATA: 26 JUL – SAB – 9H

A proposta da Cátedra Fredric Litto “Inteligência Artificial, Inclusão Digital e Metacognição” é analisar a relação entre Inteligência Artificial (IA) e Inclusão Digital, com foco no desenvolvimento da Metacognição. 

Por ocasião do Lançamento discutiremos o Programa de Atividades que pretendemos realizar algo longo do segundo semestre de 2025 e em 2026, bem como consolidar um ecossistema integrando Educação, IA e Cidadania Digital. 

O objetivo central é colaborar na promoção da democratização do acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e competências críticas para o mundo contemporâneo. 

Entre outros temas, debateremos: I) Conceitos Fundamentais relacionados às IAS; II) Possibilidade, Perigos e Regulamentação das IAS; e III) Educação com e para o mundo das IAs.

Participam:

  • Ana Célia Castro (Diretora Geral do CBAE)
  • Ronaldo Mota (Titular da Cátedra)
  • Gabriel Goldmeier (Pesquisador Pós-doc da Cátedra)
  • E Rede de Especialistas da Cátedra, convidados especiais e interessados em geral.

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.

Transmissão:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

*Demonstrar interesse clicando no botão acima nos ajuda a organizar melhor o evento. A participação é livre e não requer inscrição prévia.

Inteligência Artificial, Desinformação e os Desafios Atuais – Disciplina FOBREAV

INSCRIÇÕES ABERTAS

Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG apresenta:

Inteligência Artificial, Desinformação e os desafios atuais

De 21 de agosto a 13 de novembro de 2025, com carga horária de 30 horas e 2 créditos.

A disciplina, que é iniciativa dos Institutos e Centros de Estudos Avançados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFJR), e da Universidade de Brasília (UnB), é aberta à participação de estudantes de graduação e pós-graduação.

De acordo com a ementa, o curso pretende analisar os desafios contemporâneos decorrentes da crescente utilização da inteligência artificial nos mais diversos domínios da vida e do cotidiano. Vão ser abordados os principais impactos reais e pervasivos da IA no fenômeno da desinformação e nas crises institucionais que ela vem provocando. Com enfoque interdisciplinar, a disciplina vai abordar perspectivas da filosofia, comunicação, direito, ciência da informação, ciência política, computação, dentre outros, com o intuito de tratar esse campo de problemas em suas variadas facetas possíveis de abordagem.

As aulas, programadas para as quintas-feiras, às 19 horas, serão ministradas na modalidade remota, via Zoom Meetings (24 horas/aulas), e na modalidade presencial no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ (6 horas/aulas teóricas e práticas).

Acesse a ementa completa!


Fórum Brasileiro de Estudos Avançados (FOBREAV)
A disciplina é realizada por meio do Fórum Brasileiro de Instituto Avançados (FOBREAV), que congrega Institutos e Centros de Estudos Avançados de Universidades Brasileiras. O Fobreav visa ser um espaço de ação e reflexão crítica criativa sobre os desafios estratégicos na implementação de estudos e pesquisas de caráter interdisciplinar no país. Um de seus objetivos é desenvolver iniciativas e programas visando a integração entre universidades por meio da construção de redes de produção de conhecimento baseadas na inter e transdisciplinaridade.

China-Latin America Green Future and Sharing Civilizations

4 JUL – SEX – 9H30/18H

O simpósio “China-Latin America Green Future and Sharing Civilizations” reúne especialistas e representantes de diferentes áreas para refletir sobre os caminhos possíveis para uma cooperação mais sustentável e equitativa entre as duas regiões. Apesar da distância geográfica, China e América Latina compartilham uma trajetória de trocas históricas e vêm fortalecendo, por meio de iniciativas como a Nova Rota da Seda e o Fórum China-CELAC, uma agenda conjunta voltada ao enfrentamento dos desafios globais. Neste encontro, temas centrais como desenvolvimento sustentável, civilização ecológica, comércio agrícola, proteção florestal e transição energética serão debatidos sob a perspectiva da inovação tecnológica e do intercâmbio cultural.

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Salão Nobre, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.

Transmissão:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

Mais informações e inscrições:

A Escola Pública Como Espaço COMUM de Formação de Professores

23 JUN – SEG – 17h

CÁTEDRA ANÍSIO TEIXEIRA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

APRESENTA

Roda de conversa “A escola pública como espaço COMUM de formação de professores”, evento que integra a agenda mensal da Cátedra Anísio Teixeira de Formação de Professores. 

Fundamentada na parceria universidade escola; na horizontalidade entre saberes e na pluralidade de sujeitos e espaços e pensando o comum em defesa da educação pública, o encontro objetiva mobilizar e compartilhar reflexões acerca da escola como lócus de formação.

Nesse dia, contaremos com a participação das professoras Carina Freire da Fonseca Millen Correia – SME São Gonçalo e Beth Diniz – Colégio Pedro II e com a mediação de Andreza Berti – CAp UFRJ

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Salão Nobre, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.

Transmissão:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

Memórias Afetivas: 50 Anos da Independência de Moçambique

25 JUN – QUA – 18H

25 DE JUNHO DE 1975 – 25 DE JUNHO DE 2025

Comemorar os 50 anos da Independência de Moçambique no Brasil, em particular no Colégio de Altos Estudos da UFRJ, representa muito mais do que a celebração de um momento tão significativo da história desse país. É um ato de reconhecimento da profunda conexão que une nossas duas nações, forjada ao longo da história e alicerçada na irmandade das nossas culturas e nos valores que defendemos para a Humanidade. 

A independência de Moçambique, alcançada em 1975 após séculos de opressão colonial, ecoa profundamente na alma brasileira porque espelha a própria luta do nosso povo por soberania e autodeterminação. Celebrar esta data é prestar homenagem à bravura do povo moçambicano, que, apesar dos desafios, preservou sua rica e diversificada herança cultural: a vibrante música marrabenta, a colorida dança tufo, a cativante literatura, a saborosa culinária, mistura de influências africanas, portuguesas e asiáticas. Uma cultura que em muitos aspectos se entrelaça com as nossas próprias raízes culturais. 

A comemoração também nos inspira uma reflexão crítica sobre os desafios compartilhados no passado e no presente. A luta contra o colonialismo, o racismo, a fome, a desigualdade social, são legados históricos que persistem tanto no Brasil quanto em Moçambique. Ainda hoje ambos os países enfrentam o desafio de garantir o acesso à educação e à saúde para todos os cidadãos, de fortalecer as instituições democráticas e de promover o desenvolvimento sustentável. 

Mas, esta celebração tem, também, um significado ainda mais profundo: lembremos que durante os “anos de chumbo” da ditadura militar no Brasil, Moçambique estendeu a mão a muitos brasileiros que lá buscaram refúgio político. Esse gesto de solidariedade do povo moçambicano jamais será esquecido. Ao celebrar sua independência, expressamos nossa gratidão e reconhecimento à importância que teve naquele momento a acolhida aos perseguidos no nosso país. O evento foi pensado como uma oportunidade de relembrar e celebrar essa solidariedade através de depoimentos de brasileiros que foram acolhidos em Moçambique ou que viveram experiências memoráveis no país irmão. 

Ao celebrarmos a independência de Moçambique aqui, no CBAE/UFRJ, reafirmamos o compromisso da nossa Universidade com a construção solidária de um futuro mais justo e próspero para brasileiros e moçambicanos.

Finalmente, comemorar os 50 anos da Independência de Moçambique no Brasil é um convite para ampliar ainda mais o intercâmbio científico, cultural, profissional e a cooperação econômica que já existe entre os dois países. Essa cooperação já se manifesta em diversas áreas, com instituições brasileiras como a Fiocruz, que atua em Moçambique em projetos de pesquisa e desenvolvimento na área da saúde; a Embrapa, que compartilha tecnologias e conhecimentos para o desenvolvimento da agricultura tropical; e diversas universidades federais, que mantêm programas de intercâmbio de estudantes e pesquisadores com instituições moçambicanas. Através da expansão dessas e de novas parcerias em áreas como educação, pesquisa, tecnologia e infraestrutura, podemos impulsionar o desenvolvimento sustentável e criar novas oportunidades para ambas as nações. É um momento para reafirmarmos nosso compromisso com a solidariedade internacional e a construção de um mundo mais justo, igualitário e pacífico, onde todos os povos possam viver com dignidade e respeito.

Comissão Organizadora

  • Ana Célia Castro (Diretora do CBAE-UFRJ)
  • Beatriz Bissio (Professora da UFRJ)
  • Denise Paiva (Consultora da FIOCRUZ)

Carta de Moçambique

Mia Couto, de Moçambique. Setembro de 2022

Aconteceu-me a mim o oposto do que sucedeu com Pedro Álvares
Cabral: encontrei você, Brasil, pensando que era a minha própria
terra. Não tive nem barco, nem mar. Quem viajou foram vozes
brasileiras que entraram na minha casa como se não houvesse porta.
Essas vozes falavam de uma nação distante que guardava África nas
suas raízes e misturava África nas suas sementes.
Ler mais…

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Salão Nobre, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

Transmissão:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

Outras informações:

Fiocruz:

A Fiocruz tem uma longa história de colaboração com Moçambique no combate ao HIV/AIDS. Um dos projetos mais importantes é o apoio ao desenvolvimento de capacidades locais para o diagnóstico, tratamento e prevenção da doença. Isso inclui a formação de profissionais de saúde, o fortalecimento de laboratórios e a implementação de estratégias de prevenção.

A Fiocruz também realiza pesquisas em Moçambique sobre doenças negligenciadas, como a malária e a tuberculose, buscando desenvolver novas ferramentas de diagnóstico e tratamento.

Embrapa:

A Embrapa desenvolve em Moçambique o projeto “Mais Alimentos Internacional – Moçambique”, que visa aumentar a produção de alimentos em Moçambique, através da transferência de tecnologias e conhecimentos desenvolvidos pela Embrapa para a agricultura tropical. Isso inclui o desenvolvimento de variedades de culturas adaptadas às condições locais, a implementação de práticas de manejo sustentável do solo e o apoio à organização de cooperativas de agricultores.

Outro projeto é o de “Capacitação de Técnicos e Agricultores”: A Embrapa oferece cursos de capacitação para técnicos e agricultores moçambicanos, visando o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para aumentar a produtividade e a sustentabilidade da agricultura local.

Reflexões Sobre o Ato de Ler Literatura na Contemporaneidade

30 JUN – SEG – 17H

O que é ler e o que é ler literatura e qual a sua importância hoje, momento no qual a leitura literária compete com outras formas de acesso à informação e entretenimento mais acessíveis, imediatas mas, muitas vezes, pouco profundas propiciadas pelas plataformas digitais que as pessoas acessam através de smartphones e outros aparelhos que, por sua vez, competem por sua atenção ao mesmo tempo em que algoritimizam as suas vidas? A mesa propõe discutir essa temática através de diferentes perspectivas, um movimento importante para que possamos melhor compreender, dentre outros elementos, alguns dos processos através dos quais acontece o que chamamos de leitura, como construímos conhecimento através da leitura e porque a leitura de literatura pode vir a ser algo fundamental na construção do conhecimento para a existência dos seres humanos em diferentes contextos.

Participantes:

Érica Schlude Wels, Professora Associada da Faculdade de Letras da UFRJ. Tema de sua fala: “Ler o mundo: maternagens e atravessamentos contemporâneos da literatura”. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6383798999057526

Marcelo Macedo Corrêa e Castro, Professor titular Faculdade de Educação da UFRJ, Ex-decano do CFCH. Tema de sua fala: “Ler literatura na contemporaneidade: curadoria, condições e suportes”. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0872956603987349

William Soares dos Santos, Professor Associado das Faculdade de Educação e Letras da UFRJ, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas – PPGLEN da Faculdade de Letras da UFRJ. Tema de sua fala: “O ato de ler e ler literatura ontem e hoje”. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6192261516741890

Coordenação:

Godofredo de Oliveira Neto – Titular da Cátedra, titular da Faculdade de Letras UFRJ e membro titular da Academia Brasileira de Letras

Apenas online:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

Godofredo de Oliveira Neto – titular da Cátedra Machado de Assis do CBAE-UFRJ – é escritor, professor universitário e membro titular da Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a Cadeira 35 desde setembro de 2022, sucedido por Ana Maria Machado. Professor Titular de Literatura Brasileira na UFRJ, possui graduação e mestrado em Letras pela Université de Paris III – Sorbonne-Nouvelle e doutorado pela UFRJ, com pós-doutorado na Georgetown University (EUA). Autor de 21 livros entre romances e contos – alguns traduzidos para o inglês, francês, espanhol, italiano, vietnamita e búlgaro – foi premiado com o Jabuti em 2006 e tem obras adotadas em diversas universidades brasileiras. Atua como pesquisador com foco no Modernismo e na literatura contemporânea, tendo orientado dezenas de dissertações e teses, participado de centenas de bancas e congressos e ocupado cargos de gestão acadêmica, como Pró-Reitor de Graduação da UFRJ e Diretor do Departamento de Política do Ensino Superior no MEC. Integra ainda o PACC-UFRJ, a Cátedra Machado de Assis, o comitê da Collection Archives/UNESCO e diversos conselhos e grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

Beyond traditional funding: Can Asean innovate its way out of the plastic crisis?

EACH year, World Environment Day urges us to reflect — and act — on the sustainability challenges we face together. This year, on June 5, under South Korea’s host leadership, the world will reaffirm its commitment to ending plastic pollution.

Plastic waste has infiltrated every corner of the planet: it leaches into our water, contaminates our food and even enters our bodies. Yet, while the scale of the problem is vast, plastic pollution remains one of today’s most solvable environmental challenges — especially with the right mix of technical solutions and financial innovation.

To be continued: https://www.manilatimes.net/2025/06/05/opinion/world/beyond-traditional-funding-can-asean-innovate-its-way-out-of-the-plastic-crisis/2127572

MedCine: Forgotten love

13 JUN – SEX – 18H

A Cátedra Carlos Chagas Filho de Fronteiras da Biologia e da Medicina do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e alunos de medicina da UFRJ convidam para o cineclube “MedCine”. Estamos assistindo filmes que envolvam temáticas médicas e/ou científicas, e depois fazemos uma breve discussão sobre o filme.

A 4ª sessão de 2025 será no dia 13 de junho, sexta, de 18 às 21 horas, no CBAE, na Av. Rui Barbosa 762, Flamengo. 

O filme a ser exibido é “Forgotten love” (Amor esquecido), um filme polonês de 2023, dirigido por Michał Gazda, com Leszek Lichota. O filme conta a história de um ex-cirurgião que perde a memória e vive anos como andarilho.

Alunos da UFRJ que se inscreverem no MedCine como atividade de extensão vão ganhar créditos se assistirem três ou mais sessões no semestre, ou pelo menos 6 sessões no ano.

Oferecemos refrigerante e pipoca.

Mais informações e a lista dos filmes que já assistimos em https://sites.google.com/histo.ufrj.br/catedra-ccf-ufrj/medcine