O Programa de Memória dos Movimentos Sociais reúne acervos digitais através da plataforma Atom (www.memov.com.br), propondo-se a abrigar acervos produzidos por instituições e pesquisadores acadêmicos - resultados de pesquisas, eventos, acervos pessoais-, assim como de entidades e associações de movimentos sociais. O Memov pretende resgatar e preservar experiências relacionadas à organização e atuação de trabalhadores e de outros grupos sociais no contexto brasileiro. Desta forma, busca não apenas estimular pesquisas acadêmicas, mas também contribuir para a transmissão de experiências entre diferentes gerações de ativistas dos movimentos sociais e populares. Essa transmissão, como se sabe, enfrenta historicamente os desafios dos escassos registros escritos e orais e da perecibilidade da documentação existente.

O programa foi constituído em 2014, a partir da gestão do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, visando o trabalho em rede de diversos núcleos e instituições. Os  resultados do projeto de pesquisa “Movimentos Sociais e Esfera Pública: impactos e desafios da participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas governamentais” coordenado por José Sergio Leite Lopes e Beatriz Heredia, e realizado a partir de uma parceria do Colégio Brasileiro de Altos Estudos com a Secretaria-Geral da Presidência da República e apoio da FAPERJ, constituíram o primeiro material do Memov.

Outras iniciativas do CBAE, como organização de eventos que dialogam com os objetivos do Memov, têm constituído importante material na constituição dos acervos.

Maiores informações no site do programa.

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ