“Movimento operário nas Astúrias (1937-1977)” com Rubén Vega

2016.06.27 Ruben Vega 11

A palestra “Movimento operário nas Astúrias” aconteceu no dia 27 de junho de 2016 e encerrou o ciclo de palestras “Novas questões sociais, trabalhadores urbanos, trabalhadores rurais: História e Perspectivas”. Comandado pelo historiador  espanhol Rubén Vega, o evento tratou sobre a luta dos trabalhadores da região das Astúrias. Como debatedoras, foram convidadas Elina Gonçalves e Marta Cioccari.

Formado na Universidad de Oviedo e autor de inúmeros livros sobre o tema, Vega possui especialização no estudo do movimento operário em Astúrias, tanto no período pós-Franco quanto no de desindustrialização da cidade. Dirige o  “Archivo de Fuentes Orales para la Historia Social de Astúrias” (AFOHSA), responsável por recolher, conservar e difundir a experiência dos trabalhadores da cidade.

As debatedoras foram Elina Gonçalves e Marta Cioccari. A antropóloga Elina Gonçalves, além da ampla experiência de estudo no campo de trabalho e resistência operária, dirige o Arquivo de Memória Operário do Rio de Janeiro da UFRJ. Cioccari é jornalista e antropóloga, e atualmente é pesquisadora associada ao Programa de Memória dos Movimentos Sociais (MEMOV), do CBAE, e professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

O ciclo “Novas questões sociais, trabalhadores urbanos, trabalhadores rurais: História e Perspectivas” foi coordenado por José Sergio Leite Lopes (PPGAS/MN/UFRJ) e Beatriz Heredia (PPGSA/IFCS/UFRJ).