Conferências com Luc Boltanski

2013.08.12 Luc Boltanski Eneraldo 23

Durante o mês de agosto de 2013 o sociólogo francês Luc Boltanski visitou a UFRJ e participou de uma série de eventos a convite do Colégio Brasileiro de Altos Estudos e do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS). Dentre eles, “Sociologia Crítica e Sociologia Pragmática da Crítica” no Salão Pedro Calmon, no dia 08, e “Conversações em torno do novo espírito do capitalismo” aconteceu no CBAE, no dia 12.

Professor emérito da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), Boltanski é fundador do Grupo de Sociologia Política e Moral. Em 1999, publicou na França sua obra mais conhecida no Brasil que é “O novo espírito do capitalismo”, em coautoria com Ève Chiapello.

A publicação feita em parceria com Chiapello, que faz uma análise da crise do capitalismo a partir de um aprofundamento na questão da gestão empresarial, foi o tema da atividade realizada no CBAE.

Programação:

Aula Inaugural – Sociologia da Crítica, Instituições e Dominação (06/08, no IFCS)

Sociologia Crítica e Sociologia Pragmática da Crítica (08/08, no Salão Pedro Calmon)

Encontro com alunos de pós-graduação (09/08, no IFCS)

Conversações em torno do novo espírito do capitalismo (12/08, no CBAE)

Entrevista pública sobre Economia da Arte (14/08, no IFCS)