“Gueto, hypergueto, favela, e etc” com Loïc Wacquant

2013.10.22 Loic Wacquant 23

No dia 22 de outubro de 2013 o Colégio Brasileiro de Altos Estudos recebeu o sociólogo Loïc Wacquant para a conferência “Gueto, hypergueto, favela, e etc: constelações da relegação urbana”. A atividade foi realizada com o apoio do PPGAS/MN.

Wacquant possui doutorado em Sociologia pela Universidade de Chicago e é professor do Instituto de Pesquisa Legal, da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA). Seus interesses abrangem estudos comparativos sobre marginalidade urbana, dominação etnoracial, encarnação, estado penal, teoria social e políticas da razão.

Foi também consultor da ONU, da OCDE e de governos locais nas questões de pobreza, violência, criminalidade e conflitos étnicos em regiões urbanas no Brasil, na Argentina e em países europeus. A partir disso, guetos e favelas são objetos frequentes em suas pesquisas.