“Comum e comunidade: uma alternativa ao neoliberalismo” com Christian

2016.04.18 Christian Laval 41

Como atividade do ciclo  “Novas questões sociais, trabalhadores urbanos, trabalhadores rurais: história e perspectivas”, foi realizada no dia 18 de abril de 2016 a palestra “Comum e comunidade: uma alternativa ao neoliberalismo”. Na conversa, o sociólogo francês Christian Laval abordou os conceitos de comum, comunidade e neoliberalismo.

Laval é professor de sociologia da universidade Paris-Ouest Nanterre-La Défense. Junto com Pierre Dardot, é autor de “A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal”, obra lançada em abril de 2016 no Brasil pela editora Boitempo. Junto a Dardot também publicou “Marx, prénom: Karl” e “Comum – ensaio sobre a revolução no século XXI”. Atualmente estão escrevendo sobre a radicalização do neoliberalismo após a crise de 2008.

No evento, o sociólogo discutiu sobre como o termo “comum” não é sempre sinônimo de comunidade, conceito que afirma não ter sido bem elaborado pelos pilares das ciências sociais. Ele faz a distinção entre ambos à luz de movimentos sociais de contestação do neoliberalismo, sistema que se beneficia das concepções de participação e de pertencimento de “comum”. O autor conclui que é responsabilidade política da sociedade definir o que deve ser “comum”, visto que não é uma propriedade natural nem técnica.

No livro “Comum”, também relata como a lógica neoliberalista se estabeleceu como sistema. Segundo o sociólogo, o neoliberalismo não deve ser pensado como um outro liberalismo, um retorno a Smith. Faz essa consideração porque o novo se apoia sobre um Estado que também transforma, não se limitando a ação de um Estado mínimo. Para Laval, o neoliberalismo é uma maneira de ação que não diz respeito somente à economia, mas a uma conduta de  racionalidade política.

O evento teve, ainda, a presença do sociólogo Daniel Hirata, professor adjunto do Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, como debatedor.

A atividade integrou o ciclo de palestras “Novas questões sociais, trabalhadores urbanos, trabalhadores rurais: História e Perspectivas”, coordenado por José Sergio Leite Lopes (PPGAS/MN/UFRJ) e Beatriz Heredia (PPGSA/IFCS/UFRJ), diretores do CBAE/UFRJ.