Curso CCS | Apresentação

2017.03.13 Apresentacao de curso 4

O curso “Ciência e Cultura e(m) Sociedade” em 1/2017 surgiu com o objetivo de oferecer aos alunos da pós-graduação da UFRJ, de todas as áreas do saber, uma disciplina em um novo formato, que represente um espaço de convívio, reflexão e debate sobre grande temas nacionais e universais. A cada aula foram apresentadas diferentes visões e perspectivas sobre cada um dos temas elencados de modo a fomentar nos alunos um pensamento reflexivo. As temáticas escolhidas para serem abordadas nas 15 aulas refletiram temas estruturantes da ciência, da cultura, da sociedade de forma geral e que precisavam ser refletidos e debatidos pelos alunos de pós-graduação formados na UFRJ.

Para garantir essa pluralidade, foram convidados diferentes palestrantes que tiveram como desafio expor suas ideias de forma que alunos das mais diversas áreas pudessem acompanhar os debates. O aprendizado se tornou ainda mais potencializado por conta da proposta de atuar derrubando barreiras do conhecimento.

A disciplina foi organizada em três grande módulos:

1. O início, as origens;

2. Promessas e Limites da Ciência e da Cultura: Onde estamos?

3. Para onde vamos? O futuro incluindo a vida depois da Pós-Graduação.

A disciplina foi oferecida pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos como parte do programa Ciência, Cultura e Sociedade e foi uma iniciativa conjunta de diversos professores da UFRJ. O núcleo coordenador tinha Débora Foguel (Instituto de Bioquímica Médica) como coordenadora geral e era formado também por Beatriz Heredia (IFCS), Carlos Vainer (FCC, IPPUR), Cristina Motta (IBCCF), Edson Watanabe (COPPE), Frederico Barros (EM), José Sérgio Leite Lopes (CBAE, PPGAS/MN), Leila Rodrigues da Silva (Pró Reitora de Pós-Graduação, IH), Pedro Abramo (IPPUR) e Samuel Araújo (EM).