Ciclo EPSMS | Sobre a memória do sindicalismo rural – anos 80

2017.05.05 Sobre a memoria do sindicalismo rural 38

No dia 05 de maio, o CBAE recebeu a palestra “Sobre a memória do sindicalismo rural – anos 80”. O evento, que integrou o ciclo “Estado, políticas sociais, movimentos sociais; história e atualidade”, teve a participação de Regina Novaes (IFCS/UFRJ), José Roberto Novaes (IE/UFRJ) e Moacir Palmeira (MN/UFRJ).

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo e professora do PPGSA/UFRJ, Regina Novaes iniciou sua carreira pesquisando políticas públicas em áreas rurais, assim como movimentos sociais. Além disso, já exerceu a função de consultora sênior do PNUD, da UNESCO e do IBASE. Já José Roberto Novaes é doutor em Economia pela UNICAMP e professor de Economia da UFRJ. Atua também produzindo documentários com temas relacionados ao mundo do trabalho e ao resgate da memória das lutas dos trabalhadores rurais, como é o caso de “Os Rurais da CUT” (1992), dirigido também por Paulo Pestana, que foi exibido durante a palestra.

O debatedor convidado, Moacir Palmeira, é doutor em Sociologia pela Université Paris-Descartes e professor da pós-graduação na UFRJ, no programa do Museu Nacional (PPGAS-MN).

O ciclo foi iniciativa dos professores José Sergio Leite Lopes e Beatriz Heredia, diretor e vice-diretora do CBAE, respectivamente.