Lançamento do livro “Comum”, com Christian Laval e Pierre Dardot

2017.10.06 Comun Laval e Dardot 43

No dia 06 de outubro, o CBAE recebeu o sociólogo Christian Laval e o filósofo Pierre Dardot para o lançamento do livro “Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI”. O evento integrou o ciclo de debates “Impasses e alternativas do presente”, organizado pelo Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o Programa de Sociologia e Antropologia do IFCS (PPGSA/UFRJ), junto com a Associação dos Docentes da UFRJ (Adufrj – SSind) e o CBAE. Os encontros aconteceram entre os dias 06 e 09.

Christian Laval e Pierre Dardot são professores da universidade Paris-Ouest Nanterre-La Défense. Esta é a terceira obra que resulta da parceria entre os dois, precedida pelos livros “A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal” e  “Marx, prénom: Karl”.

Neste dia 6, chamamos Julianna Malerba, assessora nacional da FASE (Federação dos Órgãos para Assistência Social e Educacional), socióloga especializada em planejamento regional, para intervir como debatedora que conhece de perto experiências concretas do Comum, comunidades concretas mobilizadas contra os efeitos da mineração sobre as populações locais e o meio ambiente.

Essa foi a segunda passagem de Christian Laval pelo CBAE, que realizou a palestra “” em abril de 2016 como parte do ciclo  “Novas questões sociais, trabalhadores urbanos, trabalhadores rurais: história e perspectivas”. Na conversa, o francês abordou os conceitos de comum, comunidade e neoliberalismo.