Ciclo TMM | Uma biografia de José Ibrahim: líder sindical da greve de

2018.05.04 Uma biografia de Jos Ibrahim 4 E

No dia 04 de maio, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos recebeu a jornalista e pesquisadora Mazé Chotil para a palestra “Uma biografia de José Ibrahim: líder sindical da greve de Osasco, 1968”. Líder sindical e político, Ibrahim foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e, em seus últimos anos de vida, estava vinculado ao Partido Social Democrático. Dirigiu o Sindicato dos Metalúrgicos com 20 anos de idade e participou da criação da UGT, da CUT e da Força Sindical.

Jornalista, Mazé Torquato Chotil iniciou sua carreira na imprensa de Osasco (SP). Hoje, a doutora em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade Paris-VIII vive na França, sendo pesquisadora da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS). Na biografia, pretendeu reconhecer o valor de Ibrahim e da história do movimento sindical na região. Este é o sétimo lançamento de Chotil, depois de obras como “Trabalhadores exilados: a saga de brasileiros forçados a partir (1964-1985)” e “Minha aventura na colonização do Oeste”.

A antropóloga Elina Pessanha e o historiador Paulo Fontes foram os debatedores. Pessanha integra o Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), da UFRJ, e dirige o Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro (AMORJ). Fontes atualmente é professor associado do CPDOC/FGV e coordena o Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e dos Movimentos Sociais (LEMT) do CPDOC/FGV.

O ciclo “Trabalho, Memórias, Movimentos” aconteceu durante o primeiro semestre de 2018 e foi organizado pelos professores José Sergio Leite Lopes e Beatriz Heredia, diretor e vice-diretora do CBAE, com Antonio Carriço, pós-doutorando do PPGAS/UFRJ.