Palestras Rio

Curso Rio | Saúde no Rio de Janeiro

2018.10.22 Saude no Rio de Janeiro 1

Foto: Bira Soares/FCC

A saúde no Rio foi tema de atividade realizada no CBAE no dia 22 de Outubro. A conversa reuniu os médicos José Noronha e Claudia Travassos e o economista Carlos Ocké e fez parte do curso “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas”. O debate girou em torno do perfil do sistema de saúde do Estado, além do desenvolvimento histórico e do financiamento do setor.

Coordenador Executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã (Fiocruz), José Noronha é médico e doutor em Saúde Coletiva pela UERJ. Foi Secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro entre 1988 e 1990 e atualmente é também Diretor do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – Cebes. Na atividade, tratou da evolução histórica e dos marcos institucionais do sistema de cuidados de saúde no Estado.

Claudia Travassos é doutora em Administração Pública pela Escola de Economia de Políticas Científicas de Londres e formada em Medicina pela UFF. Pesquisadora da Fiocruz, é também editora Emérita dos Cadernos de Saúde Pública, uma das principais revistas da América Latina sobre a temática. Abordou o perfil de adoecer e morrer no Estado, além do acesso e uso aos cuidados de saúde no Rio de Janeiro.

Economista de formação e doutor em Saúde Coletiva, Carlos Ocké Reis é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Foi presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABRES) e diretor do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento do Ministério da Saúde (MS). Autor do livro livro “SUS: o desafio de ser único” em 2012, trouxe a temática dos gastos e financiamento do Setor Saúde no Estado.

Realizada durante todo o segundo semestre de 2018, o curso “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas” é coordenado por José Sérgio Leite Lopes e Carlos Vainer e oferecido a todos os cursos de pós-graduação da UFRJ. As sessões são abertas a todo o público e acontecem às segundas-feiras na Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo.