Festival do Conhecimento da UFRJ

Entre os dias 12 e 16 de julho a Pró-reitoria de Extensão da UFRJ promove o Festival do Conhecimento da UFRJ. Durante 5 dias, o evento recebe convidados especiais de diversas áreas do conhecimento, tais como cientistas, pesquisadores, artistas, parlamentares, professores, estudantes e técnicos da UFRJ para debater futuros possíveis pós-pandemia.

Acompanhe a participação do CBAE no Festival do Conhecimento:

Amanhãs Desejáveis e Futuros Possíveis? Programa de Cátedras do CBAE – Painel 1

Dia 13/07, às 11h30

A partir do diálogo entre diferentes campos do saber este painel propõe debater tendências e alternativas de políticas econômicas que permitam a retomada do desenvolvimento do país levando em conta a intensificação das desigualdades sociais e econômicas durante a pandemia do COVID-19. O debate será conduzido pelos titulares das Cátedras do Programa de Cátedras do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, que tem como objetivo promover a discussão de questões emergentes e urgentes em vários campos do conhecimento, mirando o presente, o passado e o futuro para construção dos cenários possíveis e desejáveis.

Ana Célia Castro – Mediadora
Celia Lessa Kerstenetzky
Elisa Reis
Marília Zaluar Guimarães
Paulo Nogueira Batista Júnior
Barbara Calabria – Apoio

MemoCAp: uma história social do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ)

Dia 15/07, às 11h30

O painel temático reúne integrantes do projeto “MemoCAp: uma história social do Colégio de Aplicação da UFRJ” iniciado em 2020, no âmbito do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, para debater a criação do CAp-UFRJ – nos anos 1930/1940 -, a atuação de Luiz Alves de Mattos, a trajetória institucional do colégio e a caracterização de seus corpos docente e discente. O debate sobre o CAp-UFRJ traz outros temas como a sociologia da educação, as culturas europeias, o percurso escolar dos indivíduos como papel central para a compreensão da evolução dos grupos dirigentes, do Estado, da economia e das atividades científicas, artísticas e culturais.

Ana Célia Castro – Mediadora
Afrânio Raul Garcia Jr
Alessandra Carvalho
Alfredo Veiga de Carvalho
Mônica Pietroluongo

Amanhãs Desejáveis e Futuros Possíveis? Programa de Cátedras do CBAE – Painel 2

Dia 15/07, às 17h

Reunindo centros de excelência da Universidade, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ espelha a fronteira do conhecimento e favorece a transversalidade por meio de diálogo entre diversos campos do saber. Neste painel, Catedráticos do CBAE UFRJ debaterão Futuros Possíveis e Amanhãs Desejáveis a partir de temas como Saúde, Biodiversidade, Inteligência Artificial e Energia, em um contexto de urgências pandêmicas e climáticas.

Estela Neves – Mediadora
Adílson de Oliveira
Priscila Machado Vieira Lima
Manoel Luis Pereira da Silva Costa
Marta de Azevedo Irving
Barbara Calabria – Apoio

O evento será transmitido no canal do YouTube da Extensão UFRJ.

Link: https://www.youtube.com/channel/UCvMAg03W-Z34vAvrmeHEivg