Homenagem à Anna Jaguaribe e seu eterno legado

Caros amigos,

É com enorme pesar que comunicamos o falecimento da Conselheira do CEBRI e querida amiga Anna Jaguaribe. Filha do sociólogo e cientista político Hélio Jaguaribe, Conselheiro Honorário do CEBRI, Anna foi uma grande entusiasta do papel das relações internacionais para melhor projetar o Brasil no cenário global.

Contribuiu de forma inestimável com o CEBRI como membro do Conselho Curador, desde 2017. Estruturou o Núcleo Ásia e o Grupo de Análise sobre China, estando à frente do planejamento e organização de cursos, publicações de referência e debates de alto nível.

Foi idealizadora do programa de treinamento executivo sobre a China, em parceria com a Universidade de Tsinghua. Coordenou sete edições do programa, que contribuíram para um melhor entendimento do papel da China na atual geopolítica global e ampliaram as possibilidades de cooperação bilateral.

Criou o Núcleo Multilateralismo e foi responsável pelo desenvolvimento do primeiro projeto do CEBRI com a Delegação da União Europeia no Brasil. Ao longo dos últimos dois anos, coordenou um projeto em parceria com a Fundação Konrad Adenauer sobre os desafios do sistema multilateral na nova ordem internacional, que resultou no final de 2020 na publicação de um livro de referência sobre o tema.

Na liderança destes dois núcleos, buscava sempre formas de inovar e gerar os melhores resultados. Expandia constantemente a agenda temática, firmava parcerias, criava novos produtos e promovia intercâmbios com outros núcleos, como meio ambiente e comércio internacional.

Diretora do Instituto de Estudos Brasil-China (IBRACH), socióloga com doutorado pela Universidade de Nova York e pós-graduada pela École Pratique des Hautes Études, Anna viveu como pesquisadora na China de 1998 a 2003. Trabalhou nas Nações Unidas em Nova York, foi consultora da UNCTAD em Genebra e Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Anna foi uma acadêmica de excelência e Conselheira engajada, que tinha uma reflexão intelectual profunda, e sobretudo, enorme generosidade.

Transmitimos nossas profundas condolências a toda a família, especialmente seu marido Paolo e seus irmãos Roberto, Claudia, Beatriz e Izabel.

A partida de Anna Jaguaribe é uma perda inestimável para todos os que tiveram o privilégio de conviver com ela. Seu pensamento, espírito inquieto e atento aos desafios do presente e futuro representam também uma lacuna para o Brasil, que perde uma de suas intelectuais mais brilhantes.

Um abraço, Julia Dias Leite e toda a equipe do CEBRI

xthumbnail CEBRI Brasil China 26072019 Mapa Fotografia 0380.jpg.pagespeed.ic.KTfVIRAlib