Exposição Imagens dos Mundos Reais e Imaginários

[ 27 JUN – TER – 11H ]

27 JUN – TER – 11H

Nesta exposição estão imagens representativas das Conferências da Cátedra Fernando de Sousa Barros de Imagens dos Mundos Reais e Imaginários do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, que aconteceram entre junho de 2021 e abril de 2022. A organização da exposição foi feita pelos professores Claudia Mermelstein e Manoel Luis Costa, a seleção de imagens foi dos próprios conferencistas, e a diagramação foi feita por Manoel Luis Costa.

Na exposição aparecem células, grãos de pólen, cérebros, pessoas, animais e plantas, batimento cardíaco e representações de equações matemáticas, imageados por várias metodologias, desde microscópios eletrônicos até por pincéis e computadores

Confira o catálogo da exposição ⋙

O objetivo da Cátedra foi utilizar imagens como ponto de convergência de vários saberes, particularmente na área de atuação do CENABIO da UFRJ, mas também nas ciências humanas e sociais. Durante a série de conferências da Cátedra apareceram imagens marcantes, dentre as quais selecionamos algumas para deixar registrado esse panorama, seja pela relevância do seu conteúdo, seja por sua beleza. Uma das conclusões da Cátedra foi a demonstração do poder de comunicação das imagens, certamente em parte devido a seu apelo estético. Compartilhamos com o público nosso prazer com essas imagens, que contribuem para a superação de barreiras entre as áreas do conhecimento.

Realização: Centro Nacional de Biologia Estrutural CENABIO-UFRJ e Colégio Brasileiro de Altos Estudos CBAE-UFRJ.

Onde? Entrada principal do bloco K do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ – Cidade Universitária, Av. Carlos Chagas Filho, 373 – Rio de Janeiro/RJ