Mundos Compostos: Conversa com Philippe Descola e Sessão de Autógrafos

[  12 SET – TER – 17H ]

12 SET – TER – 17H

O evento consiste numa entrevista aberta com Philippe Descola, animada por Andrea Daher, que traduziu, junto com Luiz César de Sá, sua obra Par-delà nature et culture.

O debate gira em torno desta grande obra, em que o antropólogo questiona a “sintaxe” que rege a integração das crenças e suas práticas na organização social das diversas sociedades e propõe uma nova abordagem teórica que permita distribuir as continuidades e descontinuidades entre o homem e seu ambiente, outros humanos e não humanos, uma vez que a distinção supostamente fundamental entre natureza e cultura oferece poucas explicações.

“Para além de natureza e cultura: o título desta obra monumental ecoa sem esforço. As noções de natureza e cultura, expressão de uma realidade universal a serviço da delimitação de diferentes domínios na estrutura das coisas, são, sem dúvida, o seu ponto central. Multiplicadas em diversas “visões de mundo”, elas dificilmente podem dar conta das con­tinuidades e descontinuidades, mais ou menos visíveis, entre humanos e não humanos e das possibilidades de agência entre eles. É no para além, portanto, que Philippe Descola concentra o vigor da sua proposta, renovando a vocação da antropologia. Como na máxima nietzschiana, que projeta a reflexão para além dos valores que fundam a moral, é nessa condição que o binômio natureza e cultura se deixa desmobilizar, neste livro, por inferências fundamental­mente ontológicas sobre os tipos de existentes e seus modos de relação, em mundos fundamentalmente compostos. O fundamental está para além.”

Andrea Daher

A obra, reconhecida como um monumento da antropologia francesa contemporânea, deu origem a muitas discussões e homenagens, além de ter sido traduzida para vários idiomas, lançada agora em português. Após o debate haverá uma sessão de autógrafos do livro, Para além de natureza e cultura, editado pela Eduff, assim como de seu livro mais recente, As formas do visível, editado pela Editora 34, ambos em 2023.

Participam: Philippe Descola, antropólogo, professor emérito do Collège de France e Andrea Daher, historiadora, professora emérita da UFRJ; Promoção e Organização: Colégio Brasileiro de Altos Estudos e Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ

Onde?  [Presencial] Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa 762