2023

Perspectivas Comparativas das Capacidades Estatais na América Latina: Variedades de Capitalismo, Desigualdades e Desenvolvimento – Seminário Internacional

[ 5 E 6 OUT – 2023 ]

5 E 6 OUT – 2023

A pesquisa comparativa sobre os regimes produtivos das economias latino-americanas evoluiu substancialmente na última década. Estudos comparativos históricos e sobre trajetórias contemporâneas de desenvolvimento dessas economias têm mostrado aspectos surpreendentes de suas intrincadas complementaridades institucionais. Mecanismos de negociação entre capital e trabalho, sistemas de inovação, arranjos de governança corporativa, padrões de inserção comercial externa, regimes de financiamento e proteção social são todos resilientes e dependentes de trajetórias, estabelecendo variações nas oportunidades de desenvolvimento redistributivo. Pesquisas também têm indicado que as capacidades dos Estados latino-americanos são decisivas para transformar tais complementaridades cada vez mais em formas de superar barreiras e dilemas de ação coletiva. Entender comparativamente esse quadro institucional é, portanto, crucial para delinear o horizonte da integração regional.

Participam: Renato Boschi – INCT-PPED; Carlos Henrique Santana – UNILA; Ilan Bizberg – El Colegio de Mexico; Miguel Centeno – Princeton University; Aldo Madariaga, Universidade Diego Portales; Flavio Gaitán – UNILA/ INCT-PPED; Wellington Nunes – UNILA; Lucas Rech – UFBA; David Altman – PUC-Chile; Lena Lavinas – UFRJ/ University of London, UK ; Juan Bogliaccini – Universidad Católica del Uruguay; Claudia Bisaggio Soares – UNILA; Carlos Medeiros – UFRJ; Leonardo Burlamaqui – UERJ; Rodrigo da Silva Souza – UNILA; Guilherme Haluska – UNILA; Gustavo Setrini – Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales; Pedro Txai Leal Brancher – Methodist University of Angola; Renato Perissinotto – UFPR; Valdemar João Wesz Junior – UNILA; Virginia Fernandez – UNILA; Carlos Alberto Gonçalves Jr. – Unioeste; Ana Célia Castro – Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ/ INCT-PPED.

Organização – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT-PPED) & Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE-UNILA)

Onde? [Presencial] Auditório do Campus Integração, UNILA – Foz do Iguaçu, PR, Brasil

Programa completo e inscrições

Apoie a divulgação