2023

Aula #14 – Criação de narrativa e adaptação de jogos com IA – Ciclo de Seminários

[ 28 NOV – TER – 16H ]

28 NOV – TER – 16H

Narratologia computacional; Manipulação individual e em massa no entretenimento digital; Jogos e simulação pervasivos: o real no virtual e vice-versa; IA geradora em narrativa

Palestrante: Bruno Feijó é Professor Associado do Departamento de Informática/PUC-Rio, Brasil, no grupo de Computação Gráfica, pesquisador nível 1 do CNPq, fundador e coordenador do ICAD/VisionLab (Laboratório de Pesquisa em Visualização, TV/Cinema Digital, e Games) da PUC-Rio, um dos principais idealizadores do curso multimídia para o nível médio técnico da NAVE/Oi Futuro (2008), um dos fundadores da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da Sociedade Brasileira de Computação – SBC (2002), doutorado pela University of London/Imperial College (1988) e engenheiro pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (1975). Trabalhou vários anos na indústria, na área de design assistido por computador, antes de iniciar seu doutorado em Londres (Reino Unido) e conseguir um cargo de pesquisa/professor no Departamento de Informática/PUC-Rio em 1988. Atuou como papel decisivo na formação da comunidade acadêmica brasileira de games – área que teve forte rejeição por parte da academia. Também é um dos fundadores do Simpósio Brasileiro de Jogos de Computador e Entretenimento Digital – SBGames (2000). Leia mais.

Coordenação: Jean-Pierre Briot  – LIP6/Sorbonne Université-CNRS, Paris & DI/PUC-Rio & CBAE-UFRJ, Rio de Janeiro – Titular da Cátedra de Inteligência Artificial

Onde? [Híbrido] Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762, Rio de Janeiro e no Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube

Adicionar na agenda