Cidade e Natureza – disciplina compartilhada a distância

[ AGO – SEG – 19H ]

AGO – SEG – 19H

O Fórum Brasileiro de Estudos Avançados – FOBREAV, visa ser um espaço de ação e reflexão crítica criativa sobre os desafios estratégicos na implementação de estudos e pesquisas prospectivas de caráter interdisciplinar.

“A iniciativa de organizar um conjunto de disciplinas de forma compartilhada abre caminho para tornar acessível para alunos de distintas regiões o tratamento de temas de interesse comum e potencializar a divulgação do conhecimento e interações na pesquisa e extensão.”Sobre a oferta de disciplinas FOBREAV,
Estevam Barbosa Las Casas, Diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG

Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG apresenta:

Cidade e Natureza

Professores/UFMG: Clélio Campolina, Estevam Las Casas, Geraldo Costa, Heloisa Costa, Maurício Campomori, Nilo Nascimento, Rita Velloso, Roberto Monte-Mór, Sibelle Diniz. Professores convidados: Ester Limonad (UFF), Marcelo Cintra

C.h. 45h/ 3 créditos – Plataforma Zoom Meeting, segundas-feiras das 19h às 21h30, início em agosto de 2024

Disciplina teórica (virtual) que visa discutir a cidade em suas relações com a natureza, a cultura, a política, enfatizando seus processo de produção, reprodução e apropriação, movimentos emancipatórios, lutas políticas, planejamento e políticas públicas, desafios e urgências contemporâneas, bem como os caminhos rumo à utopia de construção de cidades justas e amalgamadas à natureza. A disciplina se desenvolverá por meio de módulos de 3 horas oferecidos semanalmente.

Serão abordados os seguintes tópicos:

Apresentação da disciplina, tributo a dois geógrafos brasileiros e aos 50 anos de lançamento de “Produção do Espaço de Henri Lefebvre, Urbanização contemporânea, extensiva e planetária, Rede de cidades, infraestrutura, região e território, Reconstrução, emergência e adaptação, Águas urbanas, saneamento e saúde coletiva, Gênero, raça e colonialidade, Cidade, comunicação e democracia, Habitação, trabalho e reprodução social, Planejamento urbano e metropolitano, Mobilidade e modos alternativos de deslocamento, Cultura e apropriação da cidade, Agricultura urbana, agroecologia e saberes populares, Desigualdade, violência e ilegalismos. Avaliação da disciplina.

FOBREAV

O Fórum Brasileiro de Estudos Avançados (FOBREAV) é um espaço de reflexão crítica e criativa sobre os desafios estratégicos na implementação de estudos prospectivos interdisciplinares. Sua proposta é desenvolver iniciativas que integrem universidades, governo, empresas e organizações sociais, promovendo redes de produção de conhecimento inter e transdisciplinares com responsabilidade pública. O FOBREAV busca mundializar a Universidade brasileira, fortalecer a rede de Institutos Avançados e considera a transversalidade essencial para a ciência, cultura e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento científico, socioeconômico e cultural do país, além de refletir sobre políticas públicas estratégicas para o futuro da Universidade e da Sociedade.

Conheça os Instutos de Estudos Avançados!