19 AGO – SEG – 18H
Vivemos na sociedade do conhecimento. Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) o conhecimento gerou, em 2020, cerca de 65% da riqueza mundial. Alguns países parecem estar mais bem preparados para a competição global nesta nova sociedade onde o conhecimento passa a ser o principal fator de produção. O Brasil precisa dar uma guinada no seu modelo de desenvolvimento para colocar a produção e difusão do conhecimento no centro de seu processo produtivo e para isto precisa colocar a Educação no centro de qualquer proposta de política.
No primeiro encontro da Cátedra Darcy Ribeiro conversamos com Simon Schwartzman sobre que Universidade devemos ter neste novo mundo. No segundo encontro vamos conversar com Mônica Pinto, da UNICEF sobre O que precisamos priorizar e inovar para educar todas as crianças e adolescentes no século XXI?
Vai ser um encontro imperdível! Nos vemos por lá!
Conferencista: Mônica Pinto, UNICEF
Coordenação: Marcos Cavalcanti – Titular da Cátedra Darcy Ribeiro; COPPE-UFRJ; Coordenador do CRIE (Centro de Referência em Inteligência Estratégica).
Evento híbrido
Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro
Transmissão: Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube
Sala: Zoom Meeting
A Cátedra Darcy Ribeiro Futuro da Educação, coordenada pelo Prof. Marcos Cavalcanti do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, visa colocar a produção e difusão do conhecimento no centro do desenvolvimento brasileiro. Em um mundo onde o conhecimento gerou 65% da riqueza global em 2020, o Brasil precisa repensar seu modelo de desenvolvimento, priorizando uma educação de qualidade para reduzir desigualdades sociais e econômicas. A Cátedra organiza uma série de palestras para discutir uma educação que responda aos desafios do século XXI, promovendo um futuro mais justo e desenvolvido para o país. >>>