Categorias
2017

O custo da oportunidade: Reflexões sobre a luta pelo acesso ao ensino

 2017.08.22 O custo da oportunidade 47 EDIT

 

Em parceria  com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos realizou no dia 22 de agosto uma atividade com o objetivo de apresentar os resultados parciais da pesquisa “O Custo da Oportunidade”, feita conjuntamente por docentes, discentes e técnicos da UFRRJ e da Duke University. Este evento, que vai reunir os pesquisadores Alexandre Fortes, John French e Stephanie Reist, se segue a outro, organizado pelo CBAE em setembro do ano passado, intitulado “Avanços e desafios na expansão do ensino superior: reflexões a partir do caso da Baixada Fluminense (2016)” (ver link: https://goo.gl/iatiK4).

 

A atividade incluiu a projeção do vídeo que possui o mesmo título do projeto, além de apresentações orais e debate. O evento também é vinculado às iniciativas do Fórum Rio em defesa das universidades públicas e dos investimentos em Ciência e Tecnologia no país. 

 

Atualmente pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da UFRRJ, Alexandre Fortes é doutor em História pela UNICAMP. Sua área de pesquisa abrange a história do trabalho, história da esquerda e movimentos sociais na América Latina. Também integra a Red Latinoamericana de Historia Global.

 

Brasilianista, John French é doutor em história do Brasil pela Universidade Yale e professor de História na Universidade Duke. Tem interesse por temas relacionados à classe trabalhadora, escravidão, legislação, política, economia e cultura popular na América Latina. É autor dos livros “O ABC dos operários: conflitos e alianças de classe em São Paulo (1900-1950)” e “Afogados em Leis: a CLT e a cultura política dos trabalhadores brasileiros” e, desde 2005, trabalha em uma biografia do ex-presidente Lula.

 

Já Stephanie Reist é estudante de doutorado em Estudos Latino-Americanos na Universidade Duke, onde pesquisa a ocupação urbana no Brasil e na Colômbia. Trabalhou no Projeto Raízes Locais, um projeto comunitário gerido pela Associação Terra dos Homens, em Duque de Caxias, analisando a dinâmica centro-periferia, pertencimento, cidadania e direitos sobre a terra.

 


Created with flickr slideshow.