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2024

A Educação Superior Brasileira à Luz da Teoria

[ 15 JUL – SEG – 18H ]

15 JUL – SEG – 18H

Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) o conhecimento gerou, em 2020, cerca de 65% da riqueza mundial. Deixamos de viver, no século XXI na sociedade industrial. Vivemos na sociedade do conhecimento. O Brasil precisa dar uma guinada no seu modelo de desenvolvimento para colocar a produção e difusão do conhecimento no centro de seu processo produtivo e para isto precisa colocar a Educação no centro de qualquer modelo de desenvolvimento. O futuro do Brasil está umbilicalmente ligado ao que fizer com a Educação: o futuro do Brasil é o futuro da Educação.

E não faremos isto se não atacarmos, ao mesmo tempo, a nossa brutal desigualdade econômica e social. Não existe desenvolvimento possível sem uma redução da desigualdade e isto não vai acontecer sem que a Educação esteja no centro de nossas preocupações e ações. De novo, não existirá um futuro sem educação de qualidade para todos. 

Mas qual Educação?

Certamente não a que praticamos no século XX. Para discutirmos a Educação para o século XXI, a Cátedra Darcy Ribeiro, do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ está organizando uma série de palestras com pessoas renomadas. O primeiro encontro será com o sociólogo Simon Schwartzman. Simon é membro titular da Academia Brsileira de Ciências, foi presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de GEografia e Estatística) e diretor para o Brasile do American Institute for Research. 

Conferencista: Simon Schwartzman

Coordenação: Marcos Cavalcanti – Titular da Cátedra Darcy Ribeiro

Mais sobre a Cátedra Darcy Ribeiro

Evento híbrido

Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

Transmissão: Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube

Sala: Zoom Meeting


A Cátedra Darcy Ribeiro Futuro da Educação, coordenada pelo Prof. Marcos Cavalcanti do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, visa colocar a produção e difusão do conhecimento no centro do desenvolvimento brasileiro. Em um mundo onde o conhecimento gerou 65% da riqueza global em 2020, o Brasil precisa repensar seu modelo de desenvolvimento, priorizando uma educação de qualidade para reduzir desigualdades sociais e econômicas. A Cátedra organiza uma série de palestras para discutir uma educação que responda aos desafios do século XXI, promovendo um futuro mais justo e desenvolvido para o país. >>>