INSCRIÇÕES ABERTAS
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ
Cátedra Francisco de Oliveira – CBAE
Professores: Giuseppe Cocco (PPGCOM) e Felipe Fortes (Pós Doutorado FAPERJ – PPGCOM)
De 21 de agosto a 4 de dezembro de 2025, sempre às quintas-feiras às 14h, Carga horária 60h, 4 Créditos. Formato híbrido.
A disciplina investigará os impactos da aceleração algorítmica e da ascensão da Inteligência Artificial no contexto de uma crise tríptica que afeta as democracias, a globalização e os ciclos de luta democráticos do início do século XXI. A partir de uma análise crítica da crise das formas de subjetivação política que sustentaram os levantes globais dos anos 2000, o curso explora a transformação do General Intellect — isto é, o conhecimento social acumulado, por exemplo, na forma do Big Data — e a disputa pela recomposição dos saberes sociais, como, por exemplo, na possibilidade da produção de algoritmos do comum. A aceleração algorítmica é discutida como um vetor histórico em disputa, que não apenas instrumentaliza a cognição, mas também oferece possibilidades para práticas insurgentes e democráticas. Questões como o papel das Big Techs na reconfiguração da ordem mundial, o risco de uma inflexão tecnofascista e as novas formas de controle algorítmico serão abordadas, com foco nas transformações sociais, políticas e cognitivas intensificadas com as novas tecnologias. O curso desafia diagnósticos simplistas, propondo uma abordagem que compreende a aceleração algorítmica como um terreno de disputa política fundamental.
Bibliografia Básica:
- Fortes, F. (2025). “No tecnofascismo contemporâneo: o neoliberalismo é um ponto de partida, não de chegada”. Instituto Humanitas Unisinos. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/654823-no-tecnofascismo-contemporaneo-o-neoliberalismo-e-um-ponto-de-partida-nao-de-chegada-entrevista-especial-com-felipe-fortes
- Cocco, G., & Fortes, F. (2023). Aceleração Algorítmica, Crise da Soberania e Noopolítica: A Batalha pelo Controle das Redes.
- Deneuville, A., & Cocco, G. (2024). Les deux corps d’Elon Musk, Multitudes, n. 97.
- Cocco, G., & Duarte, M. C. (2022). Capitalismo de Vigilância e Lutas Algorítmicas.
- Bratton, B. (2016). The Stack: On Software and Sovereignty.
- Fortes, F. (2025). “O que o neoliberalismo já não explica: sobre cegueiras conceituais, lutas em curso e a necessidade da reinvenção democrática”. Uninômade. Disponível em: https://uninomade.net/o-que-o-neoliberalismo-ja-nao-explica-sobre-cegueiras-conceituais-lutas-em-curso-e-a-necessidade-da-reinvencao-democratica/?amp=1&fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAafIO25STVd4DAfrly0YYFsWK6t7L8Ac6-28AL0jb9buCxgAc-7mepI4Sd5jUg_aem_fiRCMwZxY-YRkQoaRmlU-Q
Presencial:
Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.
Online:
Link Zoom será encaminhado por e-mail aos inscritos.
Contato assuntos educacionais: solangejorge@forum.ufrj.br