28 NOV – SEX – 13H/16H
Exibição especial do documentário e conversa com a Dr. Joy Buolamwini sobre justiça algorítmica e os impactos sociais da inteligência artificial.
A sessão especial do documentário Coded Bias chega ao Rio de Janeiro. O encontro discute as implicações sociais da inteligência artificial, com foco na ética, na justiça algorítmica e nas tensões contemporâneas entre tecnologia, sociedade e direitos.
A exibição será seguida de uma conversa aberta com a Dr. Joy Buolamwini, pesquisadora do MIT Media Lab, protagonista do filme e fundadora da Algorithmic Justice League. Uma das vozes mais influentes do mundo na luta contra vieses algorítmicos, Joy compartilha perspectivas sobre equidade, responsabilidade e futuro da IA.
A programação inclui acolhida inicial, exibição do documentário e uma conversa aprofundada com Joy e convidadas locais. É uma oportunidade rara de diálogo direto com uma referência global, conectando pesquisa, políticas públicas e educação para o pensamento crítico sobre tecnologias emergentes.
Este encontro foi pensado para quem se interessa por IA, educação, ciência de dados, direitos humanos, inovação social e pelas encruzilhadas éticas que moldam o nosso futuro tecnológico.
Sinopse:
A sociedade contemporânea se encontra no cruzamento de duas questões centrais: o que significa viver em um mundo em que a inteligência artificial passa a governar, cada vez mais, nossas liberdades? E quais são as consequências para aqueles contra os quais esses sistemas carregam vieses? Quando a pesquisadora Joy Buolamwini, do MIT Media Lab, descobre que muitas tecnologias de reconhecimento facial falham em identificar rostos de pessoas de pele mais escura ou classificar corretamente rostos de mulheres, ela inicia uma investigação sobre o viés disseminado em algoritmos. A conclusão é clara: a inteligência artificial não é neutra, e são as mulheres que estão liderando a luta para garantir a proteção de nossos direitos civis. Saiba mais: Coded Bias
Abertura:
- Tatiana Roque (Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro)
Debatedora:
- Dr. Joy Buolamwini (Pesquisadora do MIT Media Lab, protagonista do filme e fundadora da Algorithmic Justice League)
Mediação:
- Nina da Hora (Cientista da computação e referência brasileira em tecnologias inclusivas)
Presencial:
Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.
