Programa Futuros – Cursos com inscrições abertas

4º Bimestre 2024 – inscrições abertas

O Programa Futuros, do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ foi criado em setembro de 2022, durante a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Ele surgiu como resposta às discussões da Conferência Internacional dos Amanhãs Desejáveis e das reflexões do Programa de Cátedras do CBAE. O Programa Futuros oferece o Programa de Formação e Transformação em Futuros, que integra disciplinas de pós-graduação para atender à demanda de formação de profissionais de nível superior, incluindo empresas públicas. Aberto à comunidade acadêmica da UFRJ e outras universidades, o programa também é destinado a estudantes de pós-graduação, recém-doutores, graduandos, profissionais e gestores públicos, bem como a profissionais de empresas públicas ou privadas que buscam atualização na reflexão sobre Futuros.

Disciplinas stricto sensu – mestrado e doutorado:

4º Bimestre – previsto para outubro

Fronteiras e Futuros da Biologia e Medicina – inscrições abertas

Futuros Regenerativos – inscrições abertas

História da Tecnologia – inscrições abertas

Políticas de Segurança / Geopolítica – inscrições abertas

Mudanças Climáticas e Gases de Efeito Estufa – inscrições abertas

Governança e a Agenda Socioambiental no Brasil – inscrições abertas

*Os cursos, disciplinas e debates oferecidos pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ são financiados com recursos públicos e sem custos aos mestrandos, doutorandos e ouvintes, inscreva-se com responsabilidade. Embora disponibilizemos transmissões online, recomendamos fortemente a participação presencial.

Dúvidas e outras informações:

Entre em contato: cbae@forum.ufrj.br

A escola pública como espaço COMUM de formação de professores

23 JUN – SEG – 17h

CÁTEDRA ANÍSIO TEIXEIRA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

APRESENTA

Roda de conversa “A escola pública como espaço COMUM de formação de professores”, evento que integra a agenda mensal da Cátedra Anísio Teixeira de Formação de Professores. 

Fundamentada na parceria universidade escola; na horizontalidade entre saberes e na pluralidade de sujeitos e espaços e pensando o comum em defesa da educação pública, o encontro objetiva mobilizar e compartilhar reflexões acerca da escola como lócus de formação.

Nesse dia, contaremos com a participação das professoras Carina Freire da Fonseca Millen Correia – SME São Gonçalo e Beth Diniz – Colégio Pedro II e com a mediação de Andreza Berti – CAp UFRJ

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Salão Nobre, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.

Transmissão:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

Memórias Afetivas: 50 Anos da Independência de Moçambique

25 JUN – QUA – 18H

25 DE JUNHO DE 1975 – 25 DE JUNHO DE 2025

Comemorar os 50 anos da Independência de Moçambique no Brasil, em particular no Colégio de Altos Estudos da UFRJ, representa muito mais do que a celebração de um momento tão significativo da história desse país. É um ato de reconhecimento da profunda conexão que une nossas duas nações, forjada ao longo da história e alicerçada na irmandade das nossas culturas e nos valores que defendemos para a Humanidade. 

A independência de Moçambique, alcançada em 1975 após séculos de opressão colonial, ecoa profundamente na alma brasileira porque espelha a própria luta do nosso povo por soberania e autodeterminação. Celebrar esta data é prestar homenagem à bravura do povo moçambicano, que, apesar dos desafios, preservou sua rica e diversificada herança cultural: a vibrante música marrabenta, a colorida dança tufo, a cativante literatura, a saborosa culinária, mistura de influências africanas, portuguesas e asiáticas. Uma cultura que em muitos aspectos se entrelaça com as nossas próprias raízes culturais. 

A comemoração também nos inspira uma reflexão crítica sobre os desafios compartilhados no passado e no presente. A luta contra o colonialismo, o racismo, a fome, a desigualdade social, são legados históricos que persistem tanto no Brasil quanto em Moçambique. Ainda hoje ambos os países enfrentam o desafio de garantir o acesso à educação e à saúde para todos os cidadãos, de fortalecer as instituições democráticas e de promover o desenvolvimento sustentável. 

Mas, esta celebração tem, também, um significado ainda mais profundo: lembremos que durante os “anos de chumbo” da ditadura militar no Brasil, Moçambique estendeu a mão a muitos brasileiros que lá buscaram refúgio político. Esse gesto de solidariedade do povo moçambicano jamais será esquecido. Ao celebrar sua independência, expressamos nossa gratidão e reconhecimento à importância que teve naquele momento a acolhida aos perseguidos no nosso país. O evento foi pensado como uma oportunidade de relembrar e celebrar essa solidariedade através de depoimentos de brasileiros que foram acolhidos em Moçambique ou que viveram experiências memoráveis no país irmão. 

Ao celebrarmos a independência de Moçambique aqui, no CBAE/UFRJ, reafirmamos o compromisso da nossa Universidade com a construção solidária de um futuro mais justo e próspero para brasileiros e moçambicanos.

Finalmente, comemorar os 50 anos da Independência de Moçambique no Brasil é um convite para ampliar ainda mais o intercâmbio científico, cultural, profissional e a cooperação econômica que já existe entre os dois países. Essa cooperação já se manifesta em diversas áreas, com instituições brasileiras como a Fiocruz, que atua em Moçambique em projetos de pesquisa e desenvolvimento na área da saúde; a Embrapa, que compartilha tecnologias e conhecimentos para o desenvolvimento da agricultura tropical; e diversas universidades federais, que mantêm programas de intercâmbio de estudantes e pesquisadores com instituições moçambicanas. Através da expansão dessas e de novas parcerias em áreas como educação, pesquisa, tecnologia e infraestrutura, podemos impulsionar o desenvolvimento sustentável e criar novas oportunidades para ambas as nações. É um momento para reafirmarmos nosso compromisso com a solidariedade internacional e a construção de um mundo mais justo, igualitário e pacífico, onde todos os povos possam viver com dignidade e respeito.

Comissão Organizadora

  • Ana Célia Castro (Diretora do CBAE-UFRJ)
  • Beatriz Bissio (Professora da UFRJ)
  • Denise Paiva (Consultora da FIOCRUZ)

Carta de Moçambique

Mia Couto, de Moçambique. Setembro de 2022

Aconteceu-me a mim o oposto do que sucedeu com Pedro Álvares
Cabral: encontrei você, Brasil, pensando que era a minha própria
terra. Não tive nem barco, nem mar. Quem viajou foram vozes
brasileiras que entraram na minha casa como se não houvesse porta.
Essas vozes falavam de uma nação distante que guardava África nas
suas raízes e misturava África nas suas sementes.
Ler mais…

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Salão Nobre, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

Transmissão:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

Outras informações:

Fiocruz:

A Fiocruz tem uma longa história de colaboração com Moçambique no combate ao HIV/AIDS. Um dos projetos mais importantes é o apoio ao desenvolvimento de capacidades locais para o diagnóstico, tratamento e prevenção da doença. Isso inclui a formação de profissionais de saúde, o fortalecimento de laboratórios e a implementação de estratégias de prevenção.

A Fiocruz também realiza pesquisas em Moçambique sobre doenças negligenciadas, como a malária e a tuberculose, buscando desenvolver novas ferramentas de diagnóstico e tratamento.

Embrapa:

A Embrapa desenvolve em Moçambique o projeto “Mais Alimentos Internacional – Moçambique”, que visa aumentar a produção de alimentos em Moçambique, através da transferência de tecnologias e conhecimentos desenvolvidos pela Embrapa para a agricultura tropical. Isso inclui o desenvolvimento de variedades de culturas adaptadas às condições locais, a implementação de práticas de manejo sustentável do solo e o apoio à organização de cooperativas de agricultores.

Outro projeto é o de “Capacitação de Técnicos e Agricultores”: A Embrapa oferece cursos de capacitação para técnicos e agricultores moçambicanos, visando o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para aumentar a produtividade e a sustentabilidade da agricultura local.

Reflexões Sobre o Ato de Ler Literatura na Contemporaneidade

30 JUN – SEG – 17H

O que é ler e o que é ler literatura e qual a sua importância hoje, momento no qual a leitura literária compete com outras formas de acesso à informação e entretenimento mais acessíveis, imediatas mas, muitas vezes, pouco profundas propiciadas pelas plataformas digitais que as pessoas acessam através de smartphones e outros aparelhos que, por sua vez, competem por sua atenção ao mesmo tempo em que algoritimizam as suas vidas? A mesa propõe discutir essa temática através de diferentes perspectivas, um movimento importante para que possamos melhor compreender, dentre outros elementos, alguns dos processos através dos quais acontece o que chamamos de leitura, como construímos conhecimento através da leitura e porque a leitura de literatura pode vir a ser algo fundamental na construção do conhecimento para a existência dos seres humanos em diferentes contextos.

Participantes:

Érica Schlude Wels, Professora Associada da Faculdade de Letras da UFRJ. Tema de sua fala: “Ler o mundo: maternagens e atravessamentos contemporâneos da literatura”. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6383798999057526

Marcelo Macedo Corrêa e Castro, Professor titular Faculdade de Educação da UFRJ, Ex-decano do CFCH. Tema de sua fala: “Ler literatura na contemporaneidade: curadoria, condições e suportes”. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0872956603987349

William Soares dos Santos, Professor Associado das Faculdade de Educação e Letras da UFRJ, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas – PPGLEN da Faculdade de Letras da UFRJ. Tema de sua fala: “O ato de ler e ler literatura ontem e hoje”. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6192261516741890

Coordenação:

Godofredo de Oliveira Neto – Titular da Cátedra, titular da Faculdade de Letras UFRJ e membro titular da Academia Brasileira de Letras

Apenas online:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

Godofredo de Oliveira Neto – titular da Cátedra Machado de Assis do CBAE-UFRJ – é escritor, professor universitário e membro titular da Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a Cadeira 35 desde setembro de 2022, sucedido por Ana Maria Machado. Professor Titular de Literatura Brasileira na UFRJ, possui graduação e mestrado em Letras pela Université de Paris III – Sorbonne-Nouvelle e doutorado pela UFRJ, com pós-doutorado na Georgetown University (EUA). Autor de 21 livros entre romances e contos – alguns traduzidos para o inglês, francês, espanhol, italiano, vietnamita e búlgaro – foi premiado com o Jabuti em 2006 e tem obras adotadas em diversas universidades brasileiras. Atua como pesquisador com foco no Modernismo e na literatura contemporânea, tendo orientado dezenas de dissertações e teses, participado de centenas de bancas e congressos e ocupado cargos de gestão acadêmica, como Pró-Reitor de Graduação da UFRJ e Diretor do Departamento de Política do Ensino Superior no MEC. Integra ainda o PACC-UFRJ, a Cátedra Machado de Assis, o comitê da Collection Archives/UNESCO e diversos conselhos e grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

Cátedra Inteligência Artificial e Metacognição – Lançamento

5 JUL – SAB – 9H

A proposta da Cátedra Fredric Litto “Inteligência Artificial, Inclusão Digital e Metacognição” é analisar a relação entre Inteligência Artificial (IA) e Inclusão Digital, com foco no desenvolvimento da Metacognição. 

Por ocasião do Lançamento discutiremos o Programa de Atividades que pretendemos realizar algo longo do segundo semestre de 2025 e em 2026, bem como consolidar um ecossistema integrando Educação, IA e Cidadania Digital. 

O objetivo central é colaborar na promoção da democratização do acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e competências críticas para o mundo contemporâneo. 

Entre outros temas, debateremos: I) Conceitos Fundamentais relacionados às IAS; II) Possibilidade, Perigos e Regulamentação das IAS; e III) Educação com e para o mundo das IAs.

Participam:

  • Ana Célia Castro (Diretora Geral do CBAE)
  • Ronaldo Mota (Titular da Cátedra)
  • Gabriel Goldmeier (Pesquisador Pós-doc da Cátedra)
  • E Rede de Especialistas da Cátedra, convidados especiais e interessados em geral.

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Salão Nobre, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.

Transmissão:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

*Demonstrar interesse clicando no botão acima nos ajuda a organizar melhor o evento. A participação é livre e não requer inscrição prévia.

Beyond traditional funding: Can Asean innovate its way out of the plastic crisis?

EACH year, World Environment Day urges us to reflect — and act — on the sustainability challenges we face together. This year, on June 5, under South Korea’s host leadership, the world will reaffirm its commitment to ending plastic pollution.

Plastic waste has infiltrated every corner of the planet: it leaches into our water, contaminates our food and even enters our bodies. Yet, while the scale of the problem is vast, plastic pollution remains one of today’s most solvable environmental challenges — especially with the right mix of technical solutions and financial innovation.

To be continued: https://www.manilatimes.net/2025/06/05/opinion/world/beyond-traditional-funding-can-asean-innovate-its-way-out-of-the-plastic-crisis/2127572

MedCine: Forgotten love

13 JUN – SEX – 18H

A Cátedra Carlos Chagas Filho de Fronteiras da Biologia e da Medicina do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e alunos de medicina da UFRJ convidam para o cineclube “MedCine”. Estamos assistindo filmes que envolvam temáticas médicas e/ou científicas, e depois fazemos uma breve discussão sobre o filme.

A 4ª sessão de 2025 será no dia 13 de junho, sexta, de 18 às 21 horas, no CBAE, na Av. Rui Barbosa 762, Flamengo. 

O filme a ser exibido é “Forgotten love” (Amor esquecido), um filme polonês de 2023, dirigido por Michał Gazda, com Leszek Lichota. O filme conta a história de um ex-cirurgião que perde a memória e vive anos como andarilho.

Alunos da UFRJ que se inscreverem no MedCine como atividade de extensão vão ganhar créditos se assistirem três ou mais sessões no semestre, ou pelo menos 6 sessões no ano.

Oferecemos refrigerante e pipoca.

Mais informações e a lista dos filmes que já assistimos em https://sites.google.com/histo.ufrj.br/catedra-ccf-ufrj/medcine

Diretora do CBAE coordenará sessão sobre “Combate à Pobreza” no BRICS 2025, no Museu do Amanhã

No dia 6 de junho, das 15h30 às 16h30, a Profa. Ana Célia Castro, Diretora Geral do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, coordenará a Sessão Temática “Combate à Pobreza” durante o Fórum de Reitores das Universidades do BRICS+, que acontecerá no Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro.

O painel contará com especialistas nacionais e internacionais em políticas públicas e estratégias de desenvolvimento inclusivo:

  • Prof. Chen TaoTao – Tsinghua University (China)
  • Profa. Ana Carolina Machado Arroio – Centro Celso Furtado (Brasil)
  • Prof. Gilmar Pereira da Silva – Universidade Federal do Pará – UFPA (Brasil)
  • Profa. Hana Kumera – Ministério da Educação da Etiópia

A sessão abordará experiências e desafios comuns enfrentados pelos países do bloco BRICS no combate à pobreza, a partir de diferentes perspectivas regionais, com foco em inovação, educação e políticas redistributivas.

Apesar de evento fechado ao público, a participação da Profa. Ana Célia Castro reafirma o compromisso da UFRJ com os grandes debates globais sobre justiça social, equidade e redução das desigualdades.

Acompanhe ao vivo:

Fórum dos Reitores das Universidades da Rússia, Brasil e Bielorrússia – 05/06/2025
Fórum de Reitores das Universidades do BRICS+ (Parte 1) – 06/06/2025
Fórum de Reitores das Universidades do BRICS+ (Parte 2) – 07/06/2025

Sobre o Fórum de Reitores das Universidades do BRICS+:

O II Fórum de Reitores das Universidades do BRICS+ será realizado pela UFRJ, em parceria com a ANDIFES, o FRIPERJ, o Governo Federal e a Prefeitura do Rio de Janeiro, nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2025, tendo como sede principal o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Esta iniciativa estratégica de cooperação acadêmica e científica — anunciada no Kremlin durante as comemorações dos 270 anos da Universidade Estatal de Moscou — reunirá mais de 300 participantes, entre reitores, autoridades governamentais e representantes da comunidade científica dos países-membros (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã). Sob a liderança do Magnífico Reitor Prof. Dr. Roberto de Andrade Medronho, o evento tem como objetivos fortalecer vínculos entre instituições de ensino superior, promover ciência, tecnologia e inovação, estimular intercâmbio acadêmico, fomentar soluções conjuntas para desafios globais (como cidades inteligentes e desenvolvimento sustentável) e consolidar uma rede internacional de universidades comprometidas com o futuro da educação e da pesquisa, abordando temas centrais como Inteligência Artificial, políticas linguísticas, transição energética, saúde, segurança financeira e combate à pobreza.

Mais informações: https://brics2025.ufrj.br

Notícia relacionada:

UFRJ sediará Fórum de Reitores das universidades do Brics em junho

Who works best? Public and Private Sectors, Efficiency and Equity in Latin American Higher Education

6 JUN – SEX – 10H

Participe do seminário de apresentação dos resultados do SRHE Research Award 2022, que traz uma análise aprofundada sobre as transformações recentes no ensino superior na América Latina. O evento abordará temas centrais como a rápida expansão do setor, os papéis dos sistemas público e privado na democratização do acesso, os desafios da inclusão em contextos desiguais e os dilemas contemporâneos enfrentados pelas instituições. Com base em estudos realizados na Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai, serão discutidos tópicos como tipologia institucional, governança, diversidade de modelos, financiamento e produção de conhecimento, oferecendo uma visão abrangente e estratégica para o futuro da educação superior na região.

Confira o programa completo!

Apenas online

Link Zoom será enviado aos inscritos

*Evento em inglês

Construir Comuns Como Estratégia Política de Formação Docente

21 MAI – QUA – 17H

A Cátedra Anísio Teixeira de Formação de Professores do Colégio Brasileiro de Altos Estudos convida para a Abertura das Atividades de 2025

A cerimônia marcará a instalação do Conselho Consultivo da Cátedra, composto por professores eméritos da UFRJ, e contará com a aula “Construir Comuns como Estratégia Política de Formação Docente”, mediada pela professora Carmen Teresa Gabriel.

A Cátedra Anísio Teixeira de Formação de Professores, coordenada por Giseli Barreto da Cruz (UFRJ) e tendo como titular a professora Carmen Teresa Gabriel (UFRJ), integra o Complexo de Formação de Professores. Sua proposta dá continuidade e aprofunda o processo de implementação dessa política, com foco na pesquisa como dimensão estratégica para a articulação entre universidades e escolas públicas. Acompanhe pelo site oficial.

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Salão Nobre, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

Transmissão:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

Jornada MemoCAp – 77 anos do CAp-UFRJ / Lançamento de Livro

22 MAI – QUI – 10H/18H

Faça o download das versões digitais dos livros:

Sobre o MemoCAp:

O projeto MemoCAp – Uma história social do Colégio de Aplicação da UFRJ foi lançado em 19 de maio de 2020, durante encontro online com egressos para celebrar os 72 anos da instituição. Com foco em mapear sua trajetória, o MemoCAp investiga o perfil sociocultural de alunos e docentes, as práticas pedagógicas adotadas, as condições materiais de ensino e os impactos sociais, intelectuais e políticos vivenciados em sala de aula. Para isso, constrói um banco de dados robusto que dá suporte à produção de livros, artigos e monografias, bem como a comparações com outras escolas secundárias — no Rio de Janeiro, em outras regiões do Brasil e, a médio prazo, em centros de excelência internacionais. Paralelamente, o projeto oferece formação prática a novos pesquisadores (de graduação, pós-graduação e até egressos do próprio Ensino Médio do CAp) por meio de seminários e debates, tanto presenciais quanto virtuais, consolidando uma plataforma colaborativa de diálogo e divulgação entre a comunidade capiana e o meio acadêmico.

Sobre o Colégio de Aplicação CAp-UFRJ

Com mais de setenta anos de história, o Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ) consolidou-se como uma escola pública de referência, comprometida com a formação cidadã crítica e com a inovação pedagógica. Criado em 1948 como campo de estágio para alunos de licenciatura, o CAp alia ensino de qualidade à experimentação de práticas educacionais, em consonância com sua função universitária. Sua gestão democrática, atuação em diferentes níveis da educação básica e integração com a Educação Infantil reafirmam seu papel singular na formação de professores e na construção de uma escola pública comprometida com a transformação social.

Programação:

Mesa 1 – 10h00

Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ): a escola como objeto de pesquisa

Ana Célia Castro, Alfredo Veiga, Alessandra Carvalho e Mônica Atalla – MemoCAp; José Sérgio Leite Lopes – MEMOV; Renato Boschi – CBAE; Libânia Xavier – Faculdade de Educação.


Mesa 2 – 14h00

70 anos d’A Forja: conversa com ex-diretores.

José Gradel, Herman Bessler e Ana Luiza Nery de Sá.

17h00

O CAp-UFRJ durante a ditadura: conversa com ex-estudantes
Lançamento do livro ‘MemoCAp: uma história social do Colégio de Aplicação da UFRJ (1948-2021)’

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Salão Nobre, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

Transmissão: