Apresentação de Helena Theodoro. Destaque ao livro “Memórias Póstumas de Teresa de Jesus” com a presença de Analimar Ventapane, filha de Martinho da Vila e seus filhos Dandara e Raoni.
Mesa 2 – 17h às 18h45
Mulheres Negras que Transformam Sonhos em Realidade
Mediação de Helena Theodoro com as convidadas Célia Domingues (AMEBRAS), Dida (Dida’s Bar) e Quitéria Chagas (Império Serrano).
Atividade cultural / Mulheres Sambistas – 19h
Local:
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) Largo São Francisco de Paula, 1, Centro, Rio de Janeiro
A Diretora do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no uso das atribuições que lhe confere a Resolução 20 de 2005 do CONSUNI, que aprovou o Regimento do CBAE vigente, torna pública a abertura das inscrições e as normas estabelecidas para a realização de seleção destinada de interessados na participação do Programa Cátedras, na forma estabelecida neste Edital.
Perfil do candidato:
Ser Professora/o Titular há mais de cinco anos, ou equivalente, com reconhecida liderança em seu campo do saber;
Objetivo do Programa de Cátedras 2024:
Organização da rede de pesquisadores de alto nível de sua temática – dentro e fora da UFRJ. Formulação e implementação de uma disciplina transversal ou de um ciclo de atividades transversal no seu campo temático, a ser lecionada ou realizado no âmbito do CBAE, aberta a participantes em nível de pósgraduação, lato e strictu sensu, podendo incluir ou não estudantes de graduação.
Áreas temáticas – rol não taxativo:
Amazônia
Biodiversidade e Sustentabilidade
Cultura, Arte e Sociedade (Cinema, Literatura, Música, Teatro)
Desigualdades/Inclusão Social/Trabalho
Educação para o Futuro
Estudos sobre e para os Futuros. Amanhãs Desejáveis
O Diálogo de Inovação Brasil-China tem como objetivo discutir tendências e direções em políticas de inovação e tecnologias disruptivas, bem como seus impactos e oportunidades para o desenvolvimento. Em 2024, o Diálogo chega à sua sétima edição, funcionando como uma Conferência Livre da V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e como um evento paralelo do Grupo de Engajamento G20 – T20 (Think Tanks).
Esta edição abordará temas cruciais para os desafios na vanguarda da ciência e tecnologia, com foco em três áreas principais: fronteiras tecnológicas e sociais da agricultura, avanços na medicina e desafios para políticas públicas, e transição energética e sustentabilidade. Com a proposta de promover um ambiente democrático de debate altamente qualificado, a V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação busca mapear questões essenciais ao avanço do país, promovendo novas formas de produção e consumo de ciência, inovação e fortalecimento de instrumentos de investimento e de marcos institucionais.
A Conferência visa ainda estimular o Sistema Nacional de CT&I a definir planos, programas e projetos estratégicos alinhados aos desafios do século XXI, integrando essas estratégias às propostas sociais, políticas, ambientais e econômicas, em prol de um desenvolvimento justo, inclusivo, competitivo e sustentável.
A temática desta jornada comemorativa pretende trazer à discussão, a partir da fala de estudiosos do campo da infância e juventude, as dinâmicas sociais, políticas e geracionais que têm impactado as experiências de ser criança ou jovem no mundo atual.
As duas mesas-redondas que compõem a Jornada visam provocar, e dialogar com, o público sobre os retrocessos e a barbárie que vertiginosamente atingem as populações mais desassistidas do país e do mundo, muito especialmente as crianças e os jovens.
No entanto, como cientistas das ciências humanas e sociais, acreditamos e esperamos que o conhecimento pode iluminar os aspectos sombrios e tristes do nosso convívio e as escolhas equivocadas do nosso fazer sociedade.
Programação
9h00 – 9h30 / Mesa de Abertura
João Torres de Mello Neto – Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2, UFRJ);
Vantuil Pereira – Decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH, UFRJ);
Christine Ruta – Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultural da UFRJ;
Lucia Rabello de Castro – Editora Chefe da Revista DESIDADES, UFRJ;
Cristiana Carneiro – Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Infância, Adolescência e Juventude (NIAJ,
UFRJ).
9h45 – 12h30 / Mesa 1 – Pesquisa e Formação na Área da Infância, Adolescência e Juventude
Flávia Ferreira Pires – Programa de Pós-graduação em Antropologia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB);
Rita Marisa Ribes Pereira – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);
Maria Cristina Ventura Couto – Instituto de Psiquiatria, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
Mediação: Renata Alves de Paula Monteiro – Instituto de Psicologia, Universidade Federal Fluminense (UFF).
12h30 às 14:30h / Intervalo de almoço
14h30 – 17h00 / Mesa 2 – Viver no fim do mundo? Crianças e jovens em meio às esperanças e aos destroços
Berenice Alves de Melo Bento – Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília (unb)
Marcelo Princeswal – Departamento de Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Cacique Urutau Guajajara – Universidade Indígena Pluriétinica Aldeia Marakana
Mediação: Heloisa Dias Bezerra – Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
17h00 – 17h30 Mesa de encerramento
Realização: DESIDADES, NIAJ, CBAE, UFRJ Apoio: CNPq, FAPERJ, Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Sobre a Revista
A Revista DESIDADES inaugurou há 10 anos atrás um lugar pioneiro no panorama editorial científico do Brasil, sendo a única até hoje no país que está voltada para a circulação do conhecimento científico no campo da infância, adolescência e juventude, de uma perspectiva multidisciplinar. É publicada em português e espanhol tendo em vista consolidar uma plataforma editorial de discussão das questões latino-americanas neste campo de estudos científicos.
A Revista é uma realização do NIPIAC/NIAJ/UFRJ – Núcleo de Estudos da Infância, Adolescência e Juventude da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esse Núcleo é também responsável pela elaboração de uma proposta de Programa de Pós-graduação (nível Mestrado) Interdisciplinar na Infância, Adolescência e Juventude, proposta essa que está em análise final nas instâncias superiores do Ministério de Educação. Este Programa estará vinculado ao Colégio Brasileiro de Altos Estudos, e também inaugura, no nível da pós-graduação stricto sensu, a formação de mestres e doutores nesta área de estudos.
Serviço:
Data: 11 de abril de 2024
Hora: das 9h às 18h
Local: Palácio Universitário, Salão Pedro Calmon, Av. Pasteur, 250 – 2º pavimento – Campus da Praia Vermelha da UFRJ – Urca
Nesta exposição estão imagens representativas das Conferências da Cátedra Fernando de Sousa Barros de Imagens dos Mundos Reais e Imaginários do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBAE/UFRJ), coordenada pelo professor Adalberto Vieyra, que aconteceram entre junho de 2021 e dezembro de 2022 na sede do CBAE, Av Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro. A exposição foi organizada pelos professores Claudia Mermelstein e Manoel Luis Costa e com o apoio da diretora do CBAE, Ana Célia Castro. A seleção de imagens foi idealizada pelos conferencistas, e a diagramação por Manoel Luis Costa.
Compartilhamos com o público nosso prazer com essas imagens, que contribuem para a superação de barreiras entre as áreas do conhecimento.
Orientações para a experiência:
Acesse a Exposição através do botão abaixo;
Uma vez no ambiente virtual, dê apenas um clique simples para ativar a navegação;
Explore o ambiente com o uso das setas do teclado ao mouse preferencialmente;
Clique sobre uma imagem para ler a sua respectiva descrição.
A Cátedra Carlos Chagas Filho de Fronteiras da Biologia e da Medicina do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e alunos da UFRJ convidam para o cineclube “MedCine”. Estamos assistindo filmes que envolvam temáticas médicas e/ou científicas, e depois fazemos uma breve discussão sobre o filme.
A próxima sessão será no dia 5 de abril, sexta, de 18 às 21 horas, no CBAE, na Av. Rui Barbosa 762, Flamengo. O filme a ser exibido é “A paralyzing fear: the triumph over polio in America” (Um medo paralisante: o triunfo sobre a pólio na América), filme de 1998 dirigido por Nina Gilden Seavey, sobre o impacto da poliomielite nos EUA..
As próximas sessões serão nos dias 10/5, 7/6, 5/7, 9/8, 13/9, 11/10, 8/11, 13/12.
O Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro torna pública seleção de bolsista – nível graduação.
Perfil do(a) candidato(a):
Estudante de graduação em Comunicação ou áreas afins.
Número de vagas:
01
Carga-horária:
20h/semana.
Período de vigência da bolsa:
6 (seis) meses, com eventual prorrogação por igual período.
Valor da bolsa:
R$ 875,00 (oitocentos e setenta e cinco reais).
Local de trabalho:
A execução das atividades se dará de modo virtual e presencial na sede do Colégio Brasileiro de Altos Estudos CBAE-UFRJ, localizado na Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo – Rio de Janeiro.
Atividades a serem desenvolvidas pelo(a) bolsista:
Transmissão de lives, cursos e demais atividades online
Apoio à realização de eventos
Produção de material audiovisual a ser utilizado nas redes sociais
Etapas de seleção:
1ª fase: Análise do currículo
2ª fase: Entrevista realizada por videoconferência
Período de inscrição: 11 de março de 2024 a 17 de março de 2024
Divulgação do resultado da primeira fase e a agenda de entrevistas: 18 de março de 2024, no site: cbae.ufrj.br
Entrevistas: 19 e 20 de março de 2024
Divulgação do resultado final: 22 de março de 2024, no site: cbae.ufrj.br
O Programa de Cátedras do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ foi certificado com o Selo ODS Educação, um reconhecimento concedido pelo Instituto Selo Social para instituições de ensino que trabalham em prol da Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A iniciativa do Selo ODS EDU faz parte da estratégia de implementação da Agenda 2030 no país, em particular, dos processos de internalização de objetivos globais e sua territorialização nas diversas localidades brasileiras, por meio de um programa de RECONHECIMENTO que visa acionar a capacidade transformadora das instituições de ensino brasileiras, estimulando a incorporação dos ODS e outros índices de desenvolvimento, nas ações de gestão-ensino-pesquisa-extensão.