Aula #5 – Criação de música com IA – Ciclo de Seminários

12 SET – TER – 16H

Geração de música com IA; História da computação musical; Representações e modelos; Aprendizagem e geração; Exemplos e desafios.

Jean-Pierre Briot (LIP6/Sorbonne Université-CNRS, Paris & DI/PUC-Rio & CBAE-UFRJ, Rio de Janeiro)

Onde? No Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube

 As Escrevivências de Maria Firmina dos Reis e o Contexto Abolicionista da Época – Aula Inaugural

 06 SET – QUA – 18H

Por Helena Theodoro – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – IFCS/UFRJ; Titular da Cátedra Maria Firmina dos Reis, Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ.

Onde?  [Presencial] Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – IFCS/UFRJ, Largo São Francisco de Paula, 1 – Centro, Rio de Janeiro

Questões filosóficas e éticas da Inteligência Artificial e mais

28 – AGO – SEG

Mundos Compostos: Conversa com Philippe Descola e Sessão de Autógrafos

 12 SET – TER – 17H

O evento consiste numa entrevista aberta com Philippe Descola, animada por Andrea Daher, que traduziu, junto com Luiz César de Sá, sua obra Par-delà nature et culture.

O debate gira em torno desta grande obra, em que o antropólogo questiona a “sintaxe” que rege a integração das crenças e suas práticas na organização social das diversas sociedades e propõe uma nova abordagem teórica que permita distribuir as continuidades e descontinuidades entre o homem e seu ambiente, outros humanos e não humanos, uma vez que a distinção supostamente fundamental entre natureza e cultura oferece poucas explicações.

“Para além de natureza e cultura: o título desta obra monumental ecoa sem esforço. As noções de natureza e cultura, expressão de uma realidade universal a serviço da delimitação de diferentes domínios na estrutura das coisas, são, sem dúvida, o seu ponto central. Multiplicadas em diversas “visões de mundo”, elas dificilmente podem dar conta das con­tinuidades e descontinuidades, mais ou menos visíveis, entre humanos e não humanos e das possibilidades de agência entre eles. É no para além, portanto, que Philippe Descola concentra o vigor da sua proposta, renovando a vocação da antropologia. Como na máxima nietzschiana, que projeta a reflexão para além dos valores que fundam a moral, é nessa condição que o binômio natureza e cultura se deixa desmobilizar, neste livro, por inferências fundamental­mente ontológicas sobre os tipos de existentes e seus modos de relação, em mundos fundamentalmente compostos. O fundamental está para além.”

Andrea Daher

A obra, reconhecida como um monumento da antropologia francesa contemporânea, deu origem a muitas discussões e homenagens, além de ter sido traduzida para vários idiomas, lançada agora em português. Após o debate haverá uma sessão de autógrafos do livro, Para além de natureza e cultura, editado pela Eduff, assim como de seu livro mais recente, As formas do visível, editado pela Editora 34, ambos em 2023.

Participam: Philippe Descola, antropólogo, professor emérito do Collège de France e Andrea Daher, historiadora, professora emérita da UFRJ; Promoção e Organização: Colégio Brasileiro de Altos Estudos e Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ 

Onde?  [Presencial] Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa 762 

Aula #4 – A intuição (ou a Criatividade nas Artes) Artificial Existe ?

5 SET – TER – 16H

Comentários contraditórios sobre desenvolvimentos recentes da IA; Tentando esclarecer noções centrais: inteligência, intuição (e indução sua falsa irmã) e criatividade; Trabalhos recentes em matemática, psicologia e neurociências mostram limites futuros da IA

Jean-Michel Kantor (IMJ-PRG/Sorbonne Université, Paris)

Onde? no Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube

Aula #3 – A Escola e a Co-Partcipação das Crianças na Construção do Projeto Educacional – O Futuro da Gerações

1 SET – SEX – 9H30

Profa. Patrícia Corsino, Fac. Educação, UFRJ; Profa. Conceição Seixas Silva, Depto. de Estudos da Infância, UERJ; Prof. Eduardo Alexander Fonseca, Fac. Medicina, UFRJ

Participação e o processo de negociação e disputa em torno das posições ocupadas por adultos e crianças dentro do contrato geracional; o ofício de ser de estudante hoje: o sentido e expectativas que as crianças conferem a essa identidade, e os caminhos que se abrem e os entraves que se interpõem para a sua participação no desempenho deste ofício; hieraquização em contextos educacionais: as formas de silenciamentos e/ou de emanciapação da criança que são alimentadas a partir deste arranjo; escola e processo de subjetivação política. Educação e participação: experiência do encontro entre adultos e crianças. Deslocamento do adulto da visão transmissiva de educação para a escuta e o acolhimento do inesperado e imprevisível do agir e interagir das crianças. Brincadeira como experiência de cultura, espaço de criação, desvio, liberdade e de emergência do currículo. Protagonismo infantil e juvenil no cuidado de si e do outro. A importância da interssetorialidade nas práticas de promoção da saúde no contexto escolar.


O Futuro das Gerações
Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ
Cátedra Marielle Franco: Pesquisa, Formação e Intervenção na Infância, Adolescência e Juventude
Prof. Titular Lúcia Rabello de Castro

Disciplina Superior, Lato e Stricto Sensu
Graduação, Especialização e Pós-Graduação

[Presencial] Instituto de Psicologia da UFRJ, Sala 9, Av. Pasteur 250, Campus da Praia Vermelha, RJ

Aula #3 – Introdução à Inteligência artificial – Ciclo de Seminários

29 AGO – TER – 16H

História e terminologia; Princípios e abordagens; Domínios e técnicas; Questões filosóficas e éticas.

Jean-Pierre Briot (LIP6/Sorbonne Université-CNRS, Paris & DI/PUC-Rio & CBAE-UFRJ, Rio de Janeiro)

Onde? no Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube

Aula #2 Transmissão entre Gerações: Travessia da Adolescência – O Futuro das Gerações

25 AGO – SEX – 9H30

Profa.: Marta Resende Cardoso, Inst. Psicologia, UFRJ

Ementa:
Nesta aula será abordada a relação entre gerações, considerada como trama complexa entre o psiquismo do adolescente e de suas figuras parentais (dos que exercem essa função) tendo em vista a singularidade dessa relação no contexto contemporâneo. Nosso foco será a adolescência no espaço familiar e a transmissão, nesse campo, de múltiplos revividos nesse confronto geracional. Como tem sido exercida, nas configurações subjetivas atuais, a fundamental demanda de um efetivo reconhecimento da diferença geracional?


O Futuro das Gerações
Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ
Cátedra Marielle Franco: Pesquisa, Formação e Intervenção na Infância, Adolescência e Juventude
Prof. Titular Lúcia Rabello de Castro

Disciplina Lato e Stricto Sensu
Especialização, Graduação e Pós-Graduação

Instituto de Psicologia da UFRJ, Sala 9, Av. Pasteur 250, Campus da Praia Vermelha, RJ

Aula #2 – Inteligência Artificial e Inteligência Humana – Ciclo de Seminários

22 AGO – TER – 16H

Contextualização do tema; Inteligência artificial como inteligência humana; A questão da consciência na IA; AGI (Artificial General Intelligence) e ASI (Artificial Super Intelligence); Considerações adicionais.

Alexandre Quaresma (PUC-SP, São Paulo)

Onde? no Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube

Reflexão e o estudo do presente e o futuro das gerações

14 – AGO