Cooperação China-Brasil e Governança Global

14 OUT – SEG – 14H/18H

A conferência internacional “Cooperação China-Brasil e Governança Global”, co-organizada pela Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS), o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBAE-UFRJ), ocorre em um momento significativo, marcando os 50 anos de relações diplomáticas entre China e Brasil. Com a Cúpula do G20 programada para novembro deste ano no Rio de Janeiro, a parceria estratégica entre os dois países tem se aprofundado, fortalecendo a confiança mútua e impulsionando a cooperação prática, com crescente influência no desenvolvimento global. Nesse contexto, a conferência é uma oportunidade oportuna para refletir sobre os avanços dessa relação bilateral e discutir o papel conjunto de China e Brasil na governança global. O evento contará com renomados think tanks, acadêmicos, especialistas e empreendedores de ambos os países, abordando temas como multilateralismo, desenvolvimento sustentável e inovação, além das perspectivas de cooperação entre as duas nações.

  • Opening Ceremony
  • Panel 1 – Multilateralism and Global Governance
  • Panel 2 – Sustainable and Innovation-Driven Development
  • Panel 3 – China-Brazil Cooperation Towards the Future
  • Closing Ceremony and Concluding remarks

O evento será presencial e contará com interpretação simultânea entre chinês e português.

Programa completo e inscrições no website oficial do evento.

Local:

Auditório do BNDES, Av. Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro

#02. Consciência ingênua e consciência crítica – Álvaro Vieira Pinto: Pensador do Brasil

17 SET – TER – 18H

Professor: Marcos Dantas (UFRJ). Moderação: Dra. Ana Maria Ribeiro (ComMarx).

Segunda palestra de apresentação e discussão da obra Consciência e realidade nacional. As principais categorias e conceitos contidos nesse livro apoiadas na exposição de textos ilustrativos. Modos e formas de consciência. Consciência ingênua. As categorias dialéticas. A exposição deverá se ocupar principalmente (não excludentemente) das Partes 2 do Volume 1, e 1 e 3 do Volume 2.

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

Online:

Link Zoom Meeting – somente aos inscritos até 30/09

Transmissão:

Canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube


Curso Álvaro Vieira Pinto: Pensador do Brasil

Uma imersão no pensamento de um dos maiores filósofos nacionais, examinando suas principais obras e o impacto de suas ideias no contexto brasileiro

O curso “Álvaro Vieira Pinto: pensador do Brasil” é composto por 12 encontros, entre 10/09 e 26/11, sempre às terças-feiras, das 18 às 20 horas. Formatos de participação: presencial, online e híbrido.

Professores responsáveis: Prof. Dr. Marcos Dantas (ECO-UFRJ) e Prof. Dr. Dauto Silveira (MINIC/SC)

Apresentação:

O curso “Álvaro Vieira Pinto: pensador do Brasil” visa divulgar amplamente o pensamento do filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto (1909-1987). Destinado a professores, estudantes e ao público em geral, o curso oferece a oportunidade de contato com trechos de sua obra, explorando os aspectos centrais de seu pensamento. Nos últimos anos, tem-se observado um crescente interesse acadêmico por Vieira Pinto, impulsionado pela recente reedição de seus principais livros e pela busca por uma orientação intelectual capaz de guiar o futuro do Brasil como nação, em meio às crises sociais e intelectuais das últimas décadas. Vieira Pinto, um pensador singular em sua abordagem filosófica, destacava-se entre os grandes intérpretes do Brasil, com uma formação diversa que incluía medicina, matemática, lógica e filosofia. Escreveu Consciência e Realidade Nacional, um tratado filosófico monumental que impactou figuras como Darcy Ribeiro e Paulo Freire. Sua trajetória foi brutalmente interrompida pelo golpe de 1964, que o forçou ao exílio e impôs severas restrições ao seu trabalho. Mesmo assim, sua produção intelectual continuou, resultando em obras póstumas que confirmam a profundidade e, não menos importante, atualidade de seu pensamento, como O conceito de tecnologia.

*Acesse a programação completa do curso Álvaro Vieira Pinto: Pensador do Brasil

A pequena grande história de Giovanni Levi

7 OUT – SEG – 18H

“A pequena grande história de Giovanni Levi” é um filme documentário de 34 minutos, de 2022, concebido e dirigido por Andrea Daher.

Giovanni Levi é autor de um livro considerado como um clássico da historiografia italiana do final dos anos 1980, A herança imaterial. Mas o vulto desse grande historiador esconde a sua atividade cotidiana como um arqueólogo da própria existência. Neste documentário, Levi nos deixa ingressar no âmbito solitário e quase secreto do preenchimento diário das páginas que encerram a sua experiência de vida em números. Ele nos mostra que quantificar o cotidiano é, sem dúvida, um outro modo de construir a história de uma vida, de observar-se a si mesmo. É dessa forma que essa história ordinária em números pode convergir, lado a lado com as formas mais “subjetivadas” de escrita de si, para uma grande história das muitas memórias que compõem uma vida: uma pequena grande história. O filme será exibido no CBAE, na segunda-feira, 17 de outubro, às 18 horas, seguido de uma conversa com Daher e Levi.

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

Digitalização e Informatização do Estado: Redes Sociais e Internet naProdução de Políticas Públicas

7 OUT – SEG – 9H30/17H30

As infraestruturas digitais são fundamentais para as atividades políticas, sociais e econômicas, e o Estado desempenha um papel central no processo de digitalização, atuando como produtor, indutor, usuário e regulador desse ecossistema. Historicamente, os Estados foram os primeiros a financiar, desenvolver e utilizar computadores digitais. Hoje, suas principais funções incluem o desenvolvimento de infraestrutura, a redução das desigualdades digitais, a promoção da interação digital – tanto internamente quanto na prestação de serviços aos cidadãos – e a regulação do ambiente digital, garantindo a segurança das atividades, a proteção das liberdades individuais nas democracias e a soberania nacional.

O seminário “Digitalização e Informatização do Estado: Redes Sociais e Internet na Produção de Políticas Públicas” reúne especialistas para discutir as oportunidades e desafios da digitalização estatal. As palestras abordarão desde conceitos teóricos até inovações tecnológicas, com foco em Inteligência Artificial, políticas públicas, privacidade e o impacto econômico e social da Era Digital.

Palestrantes, textos para discussão e inscrições no website oficial do evento.

Local:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762, Rio de Janeiro

Transmissão:

Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube

Conferencia “Inteligencia Artificial, Derechos Humanos y Salud Mental: Dos Modelos de Inteligencia Artificial General”

9 SET – LUN – 10H

Orador

Carlos Montemayor, Profesor de la Universidad Estatal de San Francisco, California, especialista en Inteligencia Artificial, Filosofía, Cognición, Psicología, Conciencia, Derechos Humanos, Autonomía. Autor de “The Prospect of a Humanitarian Artificial Intelligence: Agency and Value Alignment”


Debatidora

Letícia Galluzzi, Profesora – Programa de Pós-Graduação em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia/UFRJ. Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE)-UFRJ

Presentación

Existen dos paradigmas fundamentales de la inteligencia artificial, el simbólico y el de redes neuronales. En esta plática argumentaré que el mejor modo de interpretar todos los modelos de inteligencia artificial que derivan de estos paradigmas, y en particular la noción de inteligencia artificial general (IAG), es a través de una teoría de las necesidades cognitivas. Esto nos permite abordar temas que no podemos abordar con los modelos actuales de manera independiente, pero que deben ser parte de la IAG: la importancia de la corporeidad, la biología y el medio ambiente en nuestra cognición y agencia; la estructura jerárquica de nuestras necesidades cognitivas como guías para la solución de problemas informativos; la diferencia entre aspectos epistémicos, morales, y estéticos; y la relación entre cognición y dignidad humana. Consideraré algunas opciones sobre el espacio lógico que ocupan estas propuestas y concluiré enfatizando la importancia de articular una noción de IAG en donde el conocimiento esté íntimamente ligado con la libertad y la autonomía.

*Evento presentado en español

Lugar:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

Transmisión:

Canal de Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ en YouTube

Sala Zoom Meeting

MedCine: Morphine

11 OUT – SEX – 18H

A Cátedra Carlos Chagas Filho de Fronteiras da Biologia e da Medicina do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e alunos da UFRJ convidam para o cineclube “MedCine”. Estamos assistindo filmes que envolvam temáticas médicas e/ou científicas, e depois fazemos uma breve discussão sobre o filme.

A próxima sessão será no dia 11 de outubro, sexta, de 18 às 21 horas, no CBAE, na Av. Rui Barbosa 762, Flamengo. O filme a ser exibido é “Morphine”, um filme russo de 2008 dirigido por Aleksei Balabanov sobre um jovem médico e sua relação com morfina.

As próximas sessões serão nos dias 8/11 e 13/12. A sessão de 8/11 será sobre o médico Semmelweis e terá a ilustre participação do nosso reitor Roberto Medronho.

Alunos da UFRJ que se inscreveram no MedCine como atividade de extensão vão ganhar créditos se assistirem três ou mais sessões no semestre ou pelo menos 6 sessões no ano.

Oferecemos refrigerante e pipoca.

Mais informações e a lista dos filmes que já assistimos em https://sites.google.com/histo.ufrj.br/catedra-ccf-ufrj/medcine

Devemos condenar o Iluminismo? Um exercício de controvérsia

12 SET – QUI – 17H

Como parte do projeto levado a cabo no âmbito da Cátedra Paul Zumthor, será feito um exercício de controvérsia em torno da questão que o intitula: “Devemos condenar o iluminismo?”.

O evento, que terá como convidado o historiador Antoine Lilti, professor do Collège de France, deverá também marcar a publicação pela EdUFF da tradução do seu livro A herança das Luzes, traduzido por Andrea Daher e Luiz C. de Sá.

Conferencista: Antoine Lilti (Collège de France)

Moderação: Andrea Daher (Professora emérita, titular da Cátedra Paul Zumthor do CBAE)

A questão de fundo levantada por Lilti – existiria uma herança do Iluminismo? – é dotada de uma grande atualidade, num momento em que a suspensão da racionalidade iluminista tem sido tantas vezes mencionada face ao terrorismo, à guerra, às autocracias ou à revogação da noção ocidental de “civilização”. Ao final do percurso histórico traçado por ele, que retoma a herança kantiana e a Aufklärung, é possível associar a discussão às questões colocadas hoje sobre o discurso verdadeiro e suas condições de possibilidade, cuja pertinência, em meio à difusão planetária de fake news, parece indiscutível. A importância do debate que Lilti provoca, abre, assim, a possibilidade de adoção dessas reflexões em diversos campos – história, filosofia, comunicação, política, entre outros, com valor inestimável para a atualidade. Trata-se, para as finalidades desta Cátedra, de um dos objetos mais pertinentes, a partir do nosso presente, para se esboçar uma controvérsia, em perspectiva histórica.

Parceiro: Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ

Local:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

Colóquio Luzes e Apagamento – Cátedra Quantas Filósofas

20 AGO – TER – 9H/17H

A modernidade surge com a defesa da racionalidade como luz da verdade, o que muda o cenário do exercício filosófico das mulheres. Elas se tornam produtoras de conceitos e participantes do debate. No entanto, padrões sociais profundamente estabelecidos fazem com que essas ideias não tenham o mesmo impacto que as de sua contraparte masculina. Elas são apagadas na história.

Para recuperar a sua contribuição filosófica, a Cátedra Quantas Filósofas? organiza o colóquio Luzes e Apagamento, que reúne Mitia Rioux-Beaulne (Universidade de Ottawa, Canadá), Maria das Graças de Souza (USP), Telma Birchal (UFMG) e Rodrigo Brandão (UFPR).

Proposta:

Discutir o apagamento de mulheres filósofas na modernidade e metodologias de resgate do seu pensamento.


Palestrantes


Mitia Rioux-Beaulne (Université d’Ottawa)
Maria das Graças de Souza (USP)
Telma Birchal (UFMG)
Rodrigo Brandão (UFPR)

Programação:

  • 09H00:
    • A Queixa de uma Dama: Marie de Gournay contra a Misoginia. Telma Birchal (UFMG)
  • 10H45:
    • Cânone e Filosofia Moderna – Rodrigo Brandão (UFPR)
  • 14H30:
    • Olympe de Gouges, o Teatro, a Escravidão e a Revolução – Maria das Graças de Souza (USP)
  • 16H15: 
    • L’Agentivité Philosophique des Femmes dans la Philosophie Moderne rendue Visible – Mitia Rioux-Beaulne (Université d’Ottawa)

Evento Híbrido

Local: Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Avenida Rui Barbosa, 762 Flamengo -Rio de Janeiro

Online: Sala Zoom Meeting: https://us02web.zoom.us/j/81158851098

Apoio:

Projeto Capes Proext-PG

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ

Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica – PPGLM-UFRJ

O que precisamos priorizar e inovar para educar todas as crianças e adolescentes no século XXI?

19 AGO – SEG – 18H

Vivemos na sociedade do conhecimento. Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) o conhecimento gerou, em 2020, cerca de 65% da riqueza mundial. Alguns países parecem estar mais bem preparados para a competição global nesta nova sociedade onde o conhecimento passa a ser o principal fator de produção. O Brasil precisa dar uma guinada no seu modelo de desenvolvimento para colocar a produção e difusão do conhecimento no centro de seu processo produtivo e para isto precisa colocar a Educação no centro de qualquer proposta de política.

No primeiro encontro da Cátedra Darcy Ribeiro conversamos com Simon Schwartzman sobre que Universidade devemos ter neste novo mundo. No segundo encontro vamos conversar com Mônica Pinto, da UNICEF sobre O que precisamos priorizar e inovar para educar todas as crianças e adolescentes no século XXI?

Vai ser um encontro imperdível! Nos vemos por lá!

Conferencista: Mônica Pinto, UNICEF

Coordenação: Marcos Cavalcanti – Titular da Cátedra Darcy Ribeiro; COPPE-UFRJ; Coordenador do CRIE (Centro de Referência em Inteligência Estratégica).

Evento híbrido

Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

Transmissão: Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube

Sala: Zoom Meeting


A Cátedra Darcy Ribeiro Futuro da Educação, coordenada pelo Prof. Marcos Cavalcanti do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, visa colocar a produção e difusão do conhecimento no centro do desenvolvimento brasileiro. Em um mundo onde o conhecimento gerou 65% da riqueza global em 2020, o Brasil precisa repensar seu modelo de desenvolvimento, priorizando uma educação de qualidade para reduzir desigualdades sociais e econômicas. A Cátedra organiza uma série de palestras para discutir uma educação que responda aos desafios do século XXI, promovendo um futuro mais justo e desenvolvido para o país. >>>

Mundos Reais e Imaginários – Lançamento de Livro

27 SET – SEX – 17H

O livro foi feito a partir das palestras da Cátedra Fernando de Sousa Barros de Imagens dos Mundos Reais e Imaginários do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da UFRJ. Na Cátedra, a imagem foi o ponto de convergência de vários saberes, particularmente na área das ciências biomédicas e biológicas, mas também nas ciências humanas e sociais. Organizado pelos professores da UFRJ Adalberto Vieyra, Claudia Mermelstein e Manoel Luis Costa.


Nas conferências foram apresentadas imagens marcantes, seja pela relevância do seu conteúdo, seja por sua beleza, onde podemos destacar imagens de células, tecidos, órgãos, pessoas, animais e plantas, constelações de estrelas, fractais, assim como de processos dinâmicos, como o batimento cardíaco. As imagens, foram obtidas por várias metodologias, desde microscópios ópticos e eletrônicos, ultrassom, ressonância magnética, tomografia, telescópios, computadores, e até por pincéis e lápis.

O livro explica o contexto e a importância da imagem para cada um dos saberes abordados na Cátedra, demonstrando poder de comunicação das imagens, certamente em parte devido a seu apelo estético.


Compartilhamos com o público nosso prazer com a produção deste livro sobre imagens, que contribuem para a superação de barreiras entre as áreas do conhecimento.

Conheça também a exposição virtual homônima: Exposição Virtual Imagens dos Mundos Reais e Imaginários

Local:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762, Rio de Janeiro