Innovation-led, Inclusive and Sustainable Growth: a Mission Oriented Approach – Global Insights.

23 JUL – 18H

Professora Mariana Mazzucato, diretora fundadora UCL IIPP (UCL Institute for Innovation and Public Purpose)

O Governo Brasileiro estabeleceu uma ambiciosa agenda de transformação econômica e ecológica que enfatiza o enfrentamento das mudanças climáticas e a promoção da equidade e inclusão, juntamente com um crescimento econômico robusto. Uma abordagem orientada por missões pode ajudar a avançar nessa agenda, transformando desafios sociais e ambientais em oportunidades para investimento, inovação e colaboração. Isso requer uma agenda igualmente ambiciosa de transformação do Estado, para permitir a coordenação entre os diferentes setores do governo, aproveitar ao máximo as ferramentas e instituições do setor público, redefinir a colaboração público-privada e aprimorar as capacidades do Estado.

Para discutir o potencial de uma abordagem orientada por missões no Brasil, a Professora Mariana Mazzucato ministrará uma aula pública no dia 23 de julho de 2024, às 18h, no CBAE.

Local:

Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo – Rio de Janeiro.

Transmissão:

Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube

*Conferência em inglês sem tradução simultânea.

Registro:

Trabalho: território de experiências, transformações e crises contemporâneas

ATÉ 31 AGO

A Revista da UFMG está com chamada aberta para a submissão de comunicações científicas para o seu novo volume, número 31, de fluxo contínuo em 2024, sobre o tema Trabalho: território de experiências, transformações e crises contemporâneas. São aceitos, além de artigos, ensaios, resenhas e entrevistas, que serão avaliados previamente pela Comissão Editorial da Revista e posteriormente revisados por pares especialistas na temática.

O prazo de submissão termina no dia 31 de agosto de 2024.

As editoras convidadas Daisy Cunha, da Faculdade de Educação (Fae) da UFMG e Andrea Silveira, da Faculdade de Medicina da UFMG, explicam que nesta edição, a Revista da UFMG nos acena a refletir sobre as crises contemporâneas em suas muitas e diversas imbricações nas experiências do trabalho. Buscando alcançar uma abordagem epistêmica plural, mas com bastante engajamento em termos dos valores do bem comum e de valores emancipatórios, a chamada é organizada em quatro eixos analíticos:

– Fim do trabalho? Invisibilidades (re) produzindo desigualdades nas intersecções sócio-culturais
– Neoliberalismo, globalização e era digital: entrelaçamentos e reconfigurações do trabalho
– Fronteiras, interfaces, circulação de sentidos e significados em temporalidades e geometrias variáveis
– Trabalho: desafios epistemológicos e éticos-políticos.

A chamada completa pode ser acessada no portal de Periódicos da UFMG.

Os artigos devem obedecer às Normas de Publicação disponíveis no site da Revista UFMG, incluindo um mínimo de 17 e um máximo de 25 páginas, incluindo tabelas, mapas, gráficos e outras imagens e informações não textuais. Somente serão aceitos trabalhos inéditos no Brasil que abordem diferentes perspectivas dentro do tema proposto.

Histórias, mas não apenas: fórum sobre o livro Seres-terra, com Marisol de la Cadena

19 JUL – SEX – 14H

A antropóloga peruana chega ao Rio de Janeiro para participar do Encontros para o Amanhã, no @museudoamanha numa conversa com Fernanda Kaingang, diretora do Museu nacional dos Povos Indígenas, e mediação de Alyne Costa, no dia 18/07.

No dia seguinte, 19/07, ela participa de atividades acadêmicas na UFRJ, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos – programação abaixo.

No sábado, dia 20, faz o lançamento do livro “Seres-terra” na @janela_livraria numa conversa com Alyne Costa, coordenadora da coleção Desnaturadas e professora do departamento de Filosofia da PUC-Rio.

Programe-se e venha encontrar Marisol de la Cadena!

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CBAE recebe estudantes da UPEC/Paris para curso intensivo do Programa Futuros

Entre os dias 8 e 19 de julho de 2024, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) está recebendo estudantes da Paris-East Créteil University (UPEC) para um curso intensivo do Programa de Formação e Transformação em Futuros. O curso começou nesta segunda-feira e se estende até a próxima semana.

O curso intensivo está oferecendo cinco disciplinas de 12 horas cada: A China Contemporânea. Estratégias de Desenvolvimento e Inovação, Sociologia da Mudança: A Transição Profunda – Entre o Passado e o Futuro Desejável, Governança Ambiental, Desafios da Desigualdade na Contemporaneidade e Futuro do Trabalho.

As inscrições para o formato regular, que ocorre em agosto, ainda estão abertas para acadêmicos de pós-graduação e ouvintes.

A Educação Superior Brasileira à Luz da Teoria

15 JUL – SEG – 18H

Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) o conhecimento gerou, em 2020, cerca de 65% da riqueza mundial. Deixamos de viver, no século XXI na sociedade industrial. Vivemos na sociedade do conhecimento. O Brasil precisa dar uma guinada no seu modelo de desenvolvimento para colocar a produção e difusão do conhecimento no centro de seu processo produtivo e para isto precisa colocar a Educação no centro de qualquer modelo de desenvolvimento. O futuro do Brasil está umbilicalmente ligado ao que fizer com a Educação: o futuro do Brasil é o futuro da Educação.

E não faremos isto se não atacarmos, ao mesmo tempo, a nossa brutal desigualdade econômica e social. Não existe desenvolvimento possível sem uma redução da desigualdade e isto não vai acontecer sem que a Educação esteja no centro de nossas preocupações e ações. De novo, não existirá um futuro sem educação de qualidade para todos. 

Mas qual Educação?

Certamente não a que praticamos no século XX. Para discutirmos a Educação para o século XXI, a Cátedra Darcy Ribeiro, do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ está organizando uma série de palestras com pessoas renomadas. O primeiro encontro será com o sociólogo Simon Schwartzman. Simon é membro titular da Academia Brsileira de Ciências, foi presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de GEografia e Estatística) e diretor para o Brasile do American Institute for Research. 

Conferencista: Simon Schwartzman

Coordenação: Marcos Cavalcanti – Titular da Cátedra Darcy Ribeiro

Mais sobre a Cátedra Darcy Ribeiro

Evento híbrido

Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

Transmissão: Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube

Sala: Zoom Meeting


A Cátedra Darcy Ribeiro Futuro da Educação, coordenada pelo Prof. Marcos Cavalcanti do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, visa colocar a produção e difusão do conhecimento no centro do desenvolvimento brasileiro. Em um mundo onde o conhecimento gerou 65% da riqueza global em 2020, o Brasil precisa repensar seu modelo de desenvolvimento, priorizando uma educação de qualidade para reduzir desigualdades sociais e econômicas. A Cátedra organiza uma série de palestras para discutir uma educação que responda aos desafios do século XXI, promovendo um futuro mais justo e desenvolvido para o país. >>>

MedCine: The Hospital

5 JUL – SEX – 18H

A Cátedra Carlos Chagas Filho de Fronteiras da Biologia e da Medicina do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e alunos da UFRJ convidam para o cineclube “MedCine”. Estamos assistindo filmes que envolvam temáticas médicas e/ou científicas, e depois fazemos uma breve discussão sobre o filme.

A próxima sessão será no dia 5 de julho, sexta, de 18 às 21 horas, no CBAE, na Av. Rui Barbosa 762, Flamengo. O filme a ser exibido é “The Hospital” de 1971, dirigido por Arthur Hiller.

As próximas sessões serão nos dias 9/8, 13/9, 11/10,  8/11, 13/12.

Alunos da UFRJ que se inscreveram no MedCine como atividade de extensão vão ganhar créditos se assistirem três ou mais sessões no semestre ou pelo menos 6 sessões no ano.

Oferecemos refrigerante e pipoca.

Mais informações e a lista dos filmes que já assistimos em https://sites.google.com/histo.ufrj.br/catedra-ccf-ufrj/medcine

Comparabilidade entre os Sistemas de Educação Superior no Brasil e Argentina

25 JUN – TER – 17H

Seminário de apresentação da Cátedra Carlos Hasengalg Futuros da Universidade Diversa, Internacional e Democrática e lançamento do site CeLapes

O seminário ‘Comparabilidade entre os Sistemas de Educação Superior: Estrutura e Expansão da Educação Superior na Argentina e no Brasil’ apresenta a primeira parte do trabalho de construção de bases para análise comparativa entre o ensino superior de diferentes países.

Tendo avançado na elaboração conceitual e metodológica de uma tipologia de instituições de ensino superior a partir do seu funcionamento no Brasil, buscamos agora trabalhar conjuntamente com os colegas argentinos no sentido de verificar possíveis pontos comparáveis com o funcionamento das instituições argentinas.

Assim, serão apresentados os elementos já desenvolvidos em cada país, com a discussão dos pontos comuns e os comentários de pesquisadores internos e externos ao projeto.

Visamos assim compartilhar os conhecimentos já consolidados e participar da discussão crítica sobre a democratização possível da educação superior na América do Sul.

Apresentações:

O Sistema Brasileiro de Educação Superior: Esboço de uma abordagem inovadora. Por André Vieira (UFF)/Leonardo Rodrigues (IFNMG)/Renato Santos (Inep/UFRJ)/André Pires (UNISO)

O Sistema Argentino de Educação Superior: Elementos para comparação. Por Andrés Santos Sharpe (Conicet/UBA)

Comentários: Ana Fanelli (CEDES) e Gabriel Errandonea (UDELAR)

Mais sobre a Cátedra Carlos Hasengalg

Evento híbrido

Local: Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

Transmissão: Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube

Reunião de apresentação – Projetos para a Redução da Pobreza

4 JUN – TER

Competição Estudantil de Projetos para a Redução da Pobreza, América Latina e China 2024

8-23 JUL – SUBMISSÃO DE PROJETOS

“Competição Estudantil América Latina e China 2024: Projetos para a Redução da Pobreza” é uma iniciativa inovadora que busca unir jovens da China e América Latina na luta contra a pobreza. Reconhecendo as diferenças nas condições naturais, níveis de desenvolvimento econômico, história, cultura e instituições entre os países, o desafio incentiva os participantes a trocar conhecimentos e desenvolver soluções criativas e sustentáveis para reduzir a pobreza nas regiões envolvidas.

Chamada para formação de equipes

Participe da “Competição Estudantil América Latina e China 2024: Projetos para a Redução da Pobreza”! Forme uma equipe de 3 a 5 pessoas, ou junte-se a outros interessados para criar soluções inovadoras e sustentáveis que combatam a pobreza. Inscreva-se no site e, após a inscrição, utilize nosso mural para organizar sua equipe.

Cronograma

Reunião de apresentação: assista neste link.

Entrega dos projetos: de 8 de julho (sábado) até 23 de julho de 2024 (terça-feira). Apresentação final online para a equipe que avaliará os trabalhos submetidos na competição.

Apresentação dos projetos individuais: 15 de agosto de 2024.

Estudo de campo dos casos para aliviar a pobreza: 16 de agosto de 2024.

Apresentação final das equipes e cerimônia de premiação: 17 de agosto de 2024.

*Prêmios a serem oportunamente divulgados nesse website.

Presença da voz, ausência da voz. As formas da linguagem poético-dramática – Workshop

12 JUN – QUA – 17H

Como parte do projeto levado a cabo no âmbito da Cátedra Paul Zumthor, “As modalidades da tensão entre escrita e oralidade na produção artística, cultural e intelectual”, uma intervenção, na forma de um WORKSHOP, será feita por Andrea Daher e Octavio Camargo, compositor e diretor teatral, mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Apresentou diversas performances da Ilíada, desenvolvendo uma abordagem única para a obra em LIBRAS, incluindo uma apresentação de 24 horas no Festival de Curitiba em 2016.

Neste WORKSHOP, poderão ser evidenciadas as muitas possibilidades de relação entre oralidade e literacia, considerando-se a performance corporal como parte integrante do repertório dramático, cuja normatividade, organizadora da recepção desses objetos artísticos-teatrais, resta a ser definida.

Participam:

Octavio Camargo, compositor e diretor teatral, UFPR e Andrea Daher
(historiadora, pesquisadora emérita, Titular da Cátedra Paul Zumthor CBAE-UFRJ

Local:

Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro 

Parceiros:

Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, FAPERJ