Adicionar um título

 

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos torna pública a abertura de inscrições para o seu primeiro Programa de Cátedras, a ser implementado no ano de 2020.
Informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital: Programa de Cátedras - CBAE
 

PRORROGAÇAO EXPO

 

Quem ainda não visitou a exposição "Rastros da Verdade”, realizada pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), tem até o dia 31 de agosto para conferir os arquivos produzidos ou pesquisados ao longo dos dois anos e oito meses de trabalho da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro. Interessados devem agendar a visita através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Sobre a exposição
“Rastros da Verdade: arquivos e memórias da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro” apresenta arquivos da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, criada pela Lei 6335/12, e instalada em maio de 2013. No Brasil, a criação da Comissão Nacional da Verdade (CNV), em 2012, abriu caminho para o surgimento de mais de uma centena de órgãos semelhantes em esferas estatais ou pelas mãos da sociedade civil. Os relatórios e acervos destas comissões são documentos de um tempo em que se jogou luz sobre as violências da ditadura, na contramão de um esquecimento forçado que por décadas foi questionado apenas por familiares de mortos e desaparecidos, ex-presos políticos e movimentos sociais. Hoje, como reação aos debates levantados naquele momento, o negacionismo volta a ganhar força. É nesse contexto que a exposição busca incidir, ao colocar em evidência o esforço coletivo de luta por memória, verdade, justiça e reparação representada pelas comissões da verdade.

Serviço
Data: Prorrogada até 31 de agosto
Horário: Mediante agendamento
Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos - CBAE/UFRJ
Endereço: Av. Rui Barbosa, 762 - Flamengo

 

Fonte: Fórum de Ciência e Cultura/ UFRJ

UFRJ Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ