O Programa Futuros, do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ foi criado em setembro de 2022, durante a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Ele surgiu como resposta às discussões da Conferência Internacional dos Amanhãs Desejáveis e das reflexões do Programa de Cátedras do CBAE. O Programa Futuros oferece o Programa de Formação e Transformação em Futuros, que integra disciplinas de pós-graduação para atender à demanda de formação de profissionais de nível superior, incluindo empresas públicas. Aberto à comunidade acadêmica da UFRJ e outras universidades, o programa também é destinado a estudantes de pós-graduação, recém-doutores, graduandos, profissionais e gestores públicos, bem como a profissionais de empresas públicas ou privadas que buscam atualização na reflexão sobre Futuros.
*Os cursos, disciplinas e debates oferecidos pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ são financiados com recursos públicos e sem custos aos mestrandos, doutorandos e ouvintes, inscreva-se com responsabilidade. Embora disponibilizemos transmissões online, recomendamos fortemente a participação presencial.
O Seminário “Diálogos Sustentáveis”, com o tema “Agenda 2030 na América Latina: uma década de caminhos trilhados, cinco anos de possibilidades”, tem como propósito fomentar um espaço plural, crítico e engajado de intercâmbio de saberes e fazeres sobre a integração e territorialização da Agenda 2030 nas políticas públicas latino-americanas. Ao celebrar uma década de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o evento propõe refletir sobre os cinco anos restantes para o alcance de suas metas. E assim, convida à análise dos avanços conquistados, dos obstáculos enfrentados e das possibilidades reais de transformação nos âmbitos regional, nacional e institucional, com atenção especial ao papel das universidades. A proposta é promover o diálogo entre experiências diversas, conectando narrativas e construindo visões coletivas sobre caminhos possíveis para uma transição justa, inclusiva e ambientalmente responsável, em contextos fortemente marcados por desigualdades históricas, vulnerabilidades socioambientais e disputas políticas. Fortalecer o multilateralismo e ampliar a voz do Sul Global, por meio da atuação conjunta de universidades, organismos internacionais e espaços de diálogo interinstitucional, pode ser decisivo para a construção de soluções sustentáveis, que integrem saberes científicos e conhecimentos tradicionais, em sintonia com a complexidade dos desafios contemporâneos.
Marta de Azevedo Irving – Titular da Cátedra Ambiente e Sustentabilidade
Professora e pesquisadora sênior do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ) e, do Pograma Futuros (CBAE/FCC/UFRJ). Coordenadora da Cátedra de Ambiente e Sustentabilidade do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/FCC/UFRJ) e pesquisadora sênior do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED/CNPq). Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre 2023 e 2025. Perfil acadêmico interdisciplinar, com graduação em Biologia (UFRJ) e em Psicologia (UERJ). Mestrado em Gestão Costeira (Southampton University) e Doutorado em Ciências (Universidade de São Paulo). Pós-Doutorado em Gestão Social da Biodiversidade no Département dÉcologie et Gestion de la Biodiversité no Musée dHistoire Naturelle (MNHN) e, no CRBC/ École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) da França. Professora e pesquisadora convidada do Département Hommes, Natures et Sociétés do MNHN e do IREST/Paris 1 (França), além do Departamento de Geografia da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e do Oslo and Akershus College of Applied Sciences (Noruega), alem de ter contribuido com inumeros projetos no âmbito do Sistema das Nações Unidas e demais instituições de alcance internacional. Em seu percurso profissional tem conduzido a reflexão ética e crítica sobre o campo da sustentabilidade, à luz da Ecologia Social e Política, com foco na temática de governança vinculada à agenda socioambiental, com ênfase em gestão social da biodiversidade, em suas interfaces com as demais políticas públicas. Suas pesquisas partem da ressignificação da relação entre natureza e cultura, na contemporaneidade, e seus rebatimentos nas agendas global e nacional do desenvolvimento. Com base na perspectiva teórica sobre sustentabilidade e governança socioambiental, alguns temas tem orientado suas pesquisas, atualmente, nas interfaces com o debate associado à conservação da biodiversidade, envolvendo áreas protegidas e patrimônio; cultura e direito de povos e populações tradicionais; lazer, turismo e ética da sustentabilidade; desenvolvimento de tecnologias participativas como instrumentos para a ação comunitária e desenvolvimento local, em articulação com a questão climática e políticas setoriais conexas, à luz da Agenda 2030, entre outros. A pesquisadora tem status de Bolsista de Produtividade do CNPq e coordena os Grupos de Pesquisa Governança, Ambiente, Políticas Públicas, Inclusão e Sustentabilidade (GAPIS/Lattes/CNPq) e, o Núcleo Sinergia: Subjetividades, Turismo, Natureza e Cultura (Sinergia/Lattes/CNPq), Coordenou também o Projeto de Cooperação Internacional Sustentabilidade e Inclusão Social: Rumo à Agenda 2030, no âmbito do Programa CAPES/PRINT, entre varios outros. Em seu currículo são registradas inúmeras dissertações e teses de doutorado, além da autoria de livros e artigos científicos no campo das Ciências Sociais Aplicadas, de alcance nacional e internacional.
Apoio:
Graciella Faico – Pós-doc da Cátedra Ambiente e Sustentabilidade
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado, doutorado e pós-doutorado (em andamento) pelo Programa de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ). Pesquisadora pós-doc no GID/PR2-UFRJ, desenvolvendo ações ligadas a rankings de sustentabilidade e à Certificação do Selo ODS Educação. Servidora da Universidade Federal Fluminense (UFF), é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (PPGG) pela UFF e, desde 2024, coordena ações institucionais de sustentabilidade na Seção de Sustentabilidade (SAAS/UFF), integrando a Comissão Permanente de Sustentabilidade (CPS-UFF). Tem experiência em gestão universitária, políticas públicas e educação para a sustentabilidade. Integra grupos de pesquisa e extensão na UFRJ e UFF, com atuação em ecologia social, sustentabilidade, educação ambiental, psicossociologia e Psicologia Ambiental. Faz parte da Global Psychology Alliance (GPA) pelo Global Psychology Learning Leadership Institute (LLI/APA).
A proposta da Cátedra Fredric Litto “Inteligência Artificial, Inclusão Digital e Metacognição” é analisar a relação entre Inteligência Artificial (IA) e Inclusão Digital, com foco no desenvolvimento da Metacognição.
Por ocasião do Lançamento discutiremos o Programa de Atividades que pretendemos realizar algo longo do segundo semestre de 2025 e em 2026, bem como consolidar um ecossistema integrando Educação, IA e Cidadania Digital.
O objetivo central é colaborar na promoção da democratização do acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e competências críticas para o mundo contemporâneo.
Entre outros temas, debateremos: I) Conceitos Fundamentais relacionados às IAS; II) Possibilidade, Perigos e Regulamentação das IAS; e III) Educação com e para o mundo das IAs.
Participam:
Ana Célia Castro (Diretora Geral do CBAE)
Ronaldo Mota (Titular da Cátedra)
Gabriel Goldmeier (Pesquisador Pós-doc da Cátedra)
E Rede de Especialistas da Cátedra, convidados especiais e interessados em geral.
Presencial:
Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.
Em continuidade às atividades da Cátedra Anísio Teixeira para Formação de Professores, será realizada a Conferência Cultura, conhecimento e docência: Por uma escola laica, com a participação do Profº Dr. Luiz Antônio Cunha – FE/UFRJ.
O encontro é gratuito e aberto ao público.
Contamos com a sua participação.
Presencial:
Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.
Entre os dias 14 e 25 de julho de 2025, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ realiza um curso de férias presencial para estudantes da Université Paris-Est Créteil (UPEC), como parte de um convênio entre as duas instituições. As aulas serão ministradas no CBAE por professores do Programa Formação e Transformação em Futuros.
O curso abordará temas como desigualdade social, transformação do trabalho, políticas ambientais, inovação e estratégias empresariais, com foco especial no caso chinês, e as mudanças nas formas de percepção do tempo histórico.
Interessados em geral podem participar como ouvintes mediante inscrição!
Dúvidas: solangejorge@forum.ufrj.br
Presencial:
Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.
Ministrada por Yuri Lima, a disciplina Futuros do Trabalho discute os impactos da Quarta Revolução Industrial nas relações de trabalho e no desenvolvimento socioeconômico. A partir de metodologias de prospecção e avaliação tecnológica, o curso propõe uma análise crítica sobre como tecnologias emergentes — como inteligência artificial e automação — estão moldando os cenários futuros do trabalho.
Nova Desigualdade
Na disciplina Desafios da Desigualdade na Contemporaneidade, o professor Fábio Watenberg analisa as transformações recentes na estrutura social, com ênfase na concentração de renda, na compressão da classe média e no aumento da pobreza relativa. O curso também discute estratégias de intervenção pública, tanto pré-distributivas quanto redistributivas, incluindo debates atuais inspirados por autores como Thomas Piketty.
Governança Ambiental
Oferecida por Estela Neves, a disciplina Governança Ambiental e Futuros aborda o papel do Estado e das instituições públicas na formulação de políticas ambientais. A proposta destaca o contexto federativo brasileiro, os desafios globais como a crise climática e hídrica, e a importância da atuação dos entes subnacionais frente ao desmonte e à reconstrução de capacidades institucionais.
História da Noção de Futuro
Em História da Noção de Futuro, a professora Andrea Daher investiga como diferentes sociedades, ao longo do tempo, construíram suas visões sobre o futuro. A disciplina propõe uma reflexão crítica sobre as mudanças na percepção do tempo histórico, abordando desde narrativas providencialistas até as utopias e distopias modernas como formas de pensar o mundo e projetar alternativas possíveis.
China Empresarial
A disciplina A China Contemporânea – Estratégia Empresarial: Crescimento e Inovação, ministrada por Adriano Proença, examina como a China passou de uma economia à beira do colapso a uma potência global. O curso analisa casos de empresas chinesas que se tornaram líderes em seus setores, destacando os fatores estratégicos, tecnológicos e institucionais que impulsionaram esse crescimento.
O Seminário tem o objetivo de articular trabalhos de investigação sobre a formação de professores e a educação básica no âmbito das Cátedras, com o apoio do Complexo de Formação de Professores da UFRJ.
Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG apresenta:
Inteligência Artificial, Desinformação e os desafios atuais
De 21 de agosto a 13 de novembro de 2025, com carga horária de 30 horas e 2 créditos.
A disciplina, que é iniciativa dos Institutos e Centros de Estudos Avançados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFJR), e da Universidade de Brasília (UnB), é aberta à participação de estudantes de graduação e pós-graduação.
De acordo com a ementa, o curso pretende analisar os desafios contemporâneos decorrentes da crescente utilização da inteligência artificial nos mais diversos domínios da vida e do cotidiano. Vão ser abordados os principais impactos reais e pervasivos da IA no fenômeno da desinformação e nas crises institucionais que ela vem provocando. Com enfoque interdisciplinar, a disciplina vai abordar perspectivas da filosofia, comunicação, direito, ciência da informação, ciência política, computação, dentre outros, com o intuito de tratar esse campo de problemas em suas variadas facetas possíveis de abordagem.
As aulas, programadas para as quintas-feiras, às 19 horas, serão ministradas na modalidade remota, via Zoom Meetings (24 horas/aulas), e na modalidade presencial no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ (6 horas/aulas teóricas e práticas).
*Vagas limitadas. Após a inscrição, aguarde a confirmação e o envio do link por e-mail.
Fórum Brasileiro de Estudos Avançados (FOBREAV) As disciplinas FOBREAV, ministradas a distância, são ofertadas por meio do Fórum Brasileiro de Estudos Avançados, uma rede que congrega Institutos e Centros de Estudos Avançados de diversas universidades brasileiras. O FOBREAV configura-se como um espaço de reflexão crítica e criativa voltado aos desafios estratégicos da pesquisa interdisciplinar no país, promovendo a integração acadêmica por meio da construção de redes colaborativas que potencializam a produção de conhecimento inter e transdisciplinar.
Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG apresenta:
Direito e Modernidade: a invenção dos direitos humanos, a democracia e os desafios atuais
De 19/08 a 25/11, às terças-feiras, de 14h a 17h20, com carga horária de 60 horas e 4 créditos.
Por iniciativa dos Institutos de Estudos Avançados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade de Brasília (UnB) e do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ será ofertada, no segundo semestre de 2025, a disciplina Direito e Modernidade: a invenção dos direitos humanos, a democracia e os desafios atuais.
A disciplina, que poderá ser cursada por estudantes de graduação e pós-graduação das três instituições, tem o objetivo de refletir, através de perspectiva histórica, teórica e sociológica, a invenção na modernidade dos direitos humanos. Também serão exploradas reflexões sobre a democracia e a soberania popular em tempos de crise de confiança nas instituições.
Na UFRJ, a disciplina estará sob s responsabilidade da professora Juliana Neuenschwander, da Faculdade Nacional de Direito, e contará com a participação dos professores Menelick de Carvalho, da UnB, e Marcelo Cattoni de Oliveira, da UFMG.
Com o Professor Raffaele De Giorgi, Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRJ, Profesor Emérito da Universidade de Salento, Lecce, Itália e titular da Cátedra Ecologia do Não Saber – Espaços Futuros do Jurídico
Importante:
As vagas são limitadas e exclusivas para alunos de pós-graduação da UFRJ, sendo 15 destinadas ao PPGD/UFRJ e 15 aos demais programas. Após a inscrição, é necessário aguardar a confirmação e o envio do link de acesso por e-mail. Havendo vagas remanescentes, poderão ser incluídos ouvintes ou alunos de outras instituições.
Fórum Brasileiro de Estudos Avançados (FOBREAV) As disciplinas FOBREAV, ministradas a distância, são ofertadas por meio do Fórum Brasileiro de Estudos Avançados, uma rede que congrega Institutos e Centros de Estudos Avançados de diversas universidades brasileiras. O FOBREAV configura-se como um espaço de reflexão crítica e criativa voltado aos desafios estratégicos da pesquisa interdisciplinar no país, promovendo a integração acadêmica por meio da construção de redes colaborativas que potencializam a produção de conhecimento inter e transdisciplinar.
O simpósio “China-Latin America Green Future and Sharing Civilizations” reúne especialistas e representantes de diferentes áreas para refletir sobre os caminhos possíveis para uma cooperação mais sustentável e equitativa entre as duas regiões. Apesar da distância geográfica, China e América Latina compartilham uma trajetória de trocas históricas e vêm fortalecendo, por meio de iniciativas como a Nova Rota da Seda e o Fórum China-CELAC, uma agenda conjunta voltada ao enfrentamento dos desafios globais. Neste encontro, temas centrais como desenvolvimento sustentável, civilização ecológica, comércio agrícola, proteção florestal e transição energética serão debatidos sob a perspectiva da inovação tecnológica e do intercâmbio cultural.
Presencial:
Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Salão Nobre, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.
A Cátedra Carlos Chagas Filho de Fronteiras da Biologia e da Medicina do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e alunos de medicina da UFRJ convidam para o cineclube “MedCine”. Estamos assistindo filmes que envolvam temáticas médicas e/ou científicas, e depois fazemos uma breve discussão sobre o filme.
A 5ª sessão de 2025 será no dia 3 de julho, excepcionalmente quinta, de 18 às 21 horas, no CBAE, na Av. Rui Barbosa 762, Flamengo.
O filme a ser exibido é “And the band played on” (E a Banda Continua a Tocar), dirigido por Roger Spottiswoode. O filme retrata os primeiros anos da AIDS, desde o início das mortes, de uma doença desconhecida, até a identificação do vírus HIV.
Alunos da UFRJ que se inscreverem no MedCine como atividade de extensão vão ganhar créditos se assistirem três ou mais sessões no semestre, ou pelo menos 6 sessões no ano.
A Revista da UFMG, publicação vinculada ao Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG), está com chamada aberta para submissão de artigos científicos ao dossiê “Enfrentando as crises da América Latina: tendências contemporâneas, experiências alternativas e abordagens emergentes”. A iniciativa é realizada em parceria com o CALAS — Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latinoamericanos Avançados, sediado na Universidade de Guadalajara (México), com apoio do Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha.
O dossiê tem como objetivo reunir pesquisas que explorem, de forma crítica e interdisciplinar, os múltiplos contextos de crise na América Latina e Caribe. São esperados trabalhos que analisem os impactos sociais, políticos, econômicos e ambientais desses processos, bem como as alternativas emergentes que vêm sendo formuladas por diferentes atores sociais na região.
Serão aceitos exclusivamente artigos científicos — resultantes de pesquisa empírica, teórica ou revisão crítica — escritos em português, espanhol ou inglês. O prazo para submissão vai até 31 de julho de 2025, com publicação em fluxo contínuo até dezembro do mesmo ano.