Debate “O exílio operário brasileiro (1964-1985)”

DSC00225

O livro “O Exílio Operário Brasileiro”, que registra a história de brasileiros da classe trabalhadora que foram expatriados durante a ditadura e como eles se reinventaram nos novos países, da jornalista e pesquisadora Mazé Torquato Chotil, foi tema de debate no dia 21 de agosto de 2015 no Colégio Brasileiro de Altos Estudos. Além da autora, estiveram presentes os professores Afrânio Garcia Jr., Dulce Pandolfi e Daniel Aarão Reis.

Torquato Chotil possui doutorado em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade de Paris VIII e é pesquisadora da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), em Paris. Também faz parte do Instituto Cultural Alter Brasilis, que tem como objetivo a promoção da cultura brasileira em Paris.

Afrânio Garcia Jr. é economista com doutorado em Antropologia Social pela UFRJ, professor da EHESS e pesquisador associado ao CBAE. Outra integrante da mesa, Dulce Pandolfi é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense e pesquisadora vinculada do CPDOC, da Fundação Getúlio Vargas. Já Daniel Aarão Reis é doutor em História pela USP, professor da UFF e ex-integrante de movimentos de resistência armada durante a ditadura.

O evento foi realizado com o apoio da Comissão da Memória e da Verdade da UFRJ.