“A negociação da intimidade” com Viviana Zelizer

Viviana Zelizer

No dia 8 de setembro de 2015, o CBAE, em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia (NuCEC/UFRJ), recebeu a socióloga Viviana Zelizer para a palestra “A negociação da intimidade”. A conversa teve como base o livro lançado pela pesquisadora em 2011 com o mesmo nome. Para o debate, estiveram presentes Nadya Guimarães e Federico Neiburg.

Zelizer integra o Departamento de Sociologia da Universidade de Princeton e estuda as relações entre os aspectos econômicos e as relações interpessoais, discordando da ideia de uma dicotomia entre social e econômico. No livro, o foco foram os relacionamentos mais íntimos, mas, no evento, a pesquisadora foi além da intimidade na análise e mostrou que esses aspectos “sustentam” as trocas sociais.

Guimarães é doutora em sociologia pela Universidad Nacional Autónoma de México e é professora do Departamento de Sociologia da USP. Já Neiburg possui doutorado em antropologia social pelo PPGAS/MN e também é professor na instituição.