Ciclo “Universidade, inclusão e luta contra a desigualdade:

Durante os dias 23, 24 e 25 de novembro, o CBAE recebeu o ciclo “Universidade, inclusão social e luta contra a desigualdade”. Em parceria com o PPGAS/Museu Nacional, o evento buscou destacar as contribuições que o programa trouxe para os estudos da antropologia social.

Divididos em 6 mesas temáticas, o evento reuniu diversos pesquisadores da instituição.

Mesa de abertura – Antropologia e ciências sociais e humanas na formação da nação: Antonio Carlos de Souza Lima (Professor PPGAS/MN e presidente da ABA), Otávio Velho (Professor Emérito PPGAS/MN e presidente de honra da SBPC),  Roberto Leher (Reitor) e José Sergio Leite Lopes (diretor do CBAE).

Mesa 1 – Universidade e ações afirmativas: Marcio Goldman, Gabriel Banaggia, Anderson Pereira e Nelly Duarte.

Mesa 2 – Movimentos sociais: José Sérgio Leite Lopes, Moacir Palmeira, John Comerford e André Dumas Guedes.

Mesa 3 – Etnografias em contextos de ‘violências’: engajamento, afeto e produção de conhecimento: Adriana Facina, Adriana Vianna, Dibe Ayoub, Federeico Neiburg e  Tonico Benites.

Mesa 4 – Exposições, traduções e material didático: João Pacheco de Oliveira, Marília Facó Soares, Bruna Franchetto e Edmundo Pereira.

Mesa 5  – Arte indígena e escrita sobre si: Olívia Gomes da Cunha, Thiago Oliveira, Luisa Elvira Belaunde e Eduardo Viveiros de Castro.

Mesa 6 – Universidade, inclusão e diversidade: Maria Elvira Díaz Benítez, Luiz Fernando Dias Duarte, Giralda Syferth, Renata Menezes e Cristina Vital (UFF).

O ciclo contou com apoio da Fundação Ford.