Nota de Falecimento | Beatriz Heredia

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos, com profundo pesar, comunica o falecimento de sua vice-diretora, Beatriz Heredia. Argentina da cidade de Santa Fé, Beatriz naturalizou-se brasileira e trouxe relevantes contribuições acadêmicas para a Antropologia nos dois países.

Formada em História pela Universidad Nacional de Córdoba em 1964, refugiou-se no Brasil em meio à ditadura do Terrorismo de Estado que afligiu a República Argentina nos anos 70 e 80. Ao chegar ao Brasil, foi acolhida pelo grupo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ. Ali, cursou mestrado, doutorado e, posteriormente, tornou-se professora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ.

Sua trajetória tanto pessoal quanto acadêmica sempre teve a marca da luta política. Beatriz notabilizou-se pelos seus estudos nas áreas do campesinato, movimentos sociais, família, antropologia da política e meio ambiente. Nos últimos anos coordenou o Programa de Memória dos Movimentos Sociais (Memov) do CBAE/UFRJ.

beatria Heredia

Beatriz Heredia em atividade organizada pelo CBAE no IFCS, em março de 2016

Segue abaixo moção de pesar aprovada pelo Conselho Universitário da UFRJ:

Moção de pesar do Conselho Universitário da UFRJ pelo falecimento da Professora Beatriz Heredia

É com imensa tristeza que comunicamos a perda de Beatriz Maria Alásia de Heredia, professora e lutadora exemplar pelos ideais acadêmicos, científicos e humanistas da UFRJ.

Beatriz era professora e pesquisadora de Antropologia no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, onde entrou por concurso em 1979, foi chefe de departamento, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS e representante em conselhos superiores da UFRJ. Era vice-diretora do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ (CBAE) desde 2012. Era pesquisadora de nível 1 do CNPq.

Fez mestrado (1971-76) e doutorado (1979-1986) no Museu Nacional (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, PPGAS). Fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris em 1992.

Nascida em Santa Fé, Argentina, foi graduada em História pela Universidade Nacional de Córdoba. Ali foi professora entre 1973 e 1975, ano em que foi expulsa da universidade com mais 150 colegas e no ano seguinte se refugiou no Brasil, escapando ao início do terrorismo de estado naquele país que se prolongou até 1983. Foi acolhida no grupo de pesquisa sobre campesinato no PPGAS do Museu Nacional entre 1976 e 1978. Em seguida fez concurso para o IFCS. Naturalizou-se brasileira e tinha assim uma cultura bi-nacional que por sinal muito contribuiu para o intercâmbio entre a Argentina e o Brasil na área de Antropologia. Ajudou na formação de muitos colegas argentinos que para cá vieram estudar num momento em que a pós-graduação na Argentina ia sendo retomada desde 1986.

Suas linhas de pesquisa se referiam à antropologia do campesinato e da família, à antropologia da política, do meio ambiente e dos movimentos sociais. Tinha diversos livros de sua autoria e de co-autoria nesses temas. Foi nos últimos anos coordenadora do Programa de Memória dos Movimentos Sociais (Memov) do CBAE-UFRJ que ajudou a fundar.

O Consuni vem assim se solidarizar junto a seus familiares, aos seus colegas e amigos e, em especial, à sua filha e ao seu filho.

Consuni-UFRJ, 11 de outubro de 2018.