Sociologia da Mudança – Zoom Meeting

[ MAR 24 ]

início em março de 2024

“A iniciativa de organizar um conjunto de disciplinas de forma compartilhada abre caminho para tornar acessível para alunos de distintas regiões o tratamento de temas de interesse comum e potencializar a divulgação do conhecimento e interações na pesquisa e extensão.”

Sobre a oferta de disciplinas FOBREAV,
Estevam Barbosa Las Casas, Diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ apresenta,

Sociologia da Mudança

Professora responsável: Aspásia Camargo

C.h. 30h/ 2 créditos – Plataforma Zoom Meeting , terças-feiras às 9h, início em março de 2024

A transição profunda entre o passado e o futuro desejável. Este curso tem como objetivo incentivar o debate acadêmico sobre temas estratégicos ligados à grande transição que vivemos hoje, cuja compreensão pode apressar ou retardar o ingresso do Brasil na vanguarda do desenvolvimento mundial. Estamos propondo uma bateria de reflexões e perguntas abertas, capazes de produzir consenso. Algumas delas são mais polêmicas e complexas e, portanto, de difícil resposta, mas acreditamos que todas elas, – e outras que o curso irá provocar-, podem incentivar a criatividade acadêmica e impulsionar o debate, seja através de futuras pesquisas de campo, seja da reflexão gerada pelo próprio debate. Os temas que alinhamos na ementa disponível no botão abaixo pretendem apenas estimular a transversalidade da reflexão e a complementaridade do conhecimento. Acreditamos que este é o núcleo duro da transição profunda. Mergulhar no abismo do conhecimento.

Disciplinas FOBREAV – 1º semestre 2024

Sociologia da Mudança – CBAE-UFRJ

Sustentabilidade e suas dimensões – IEAT-UFMG

Riscos Globais – IEAC-Unifesp

Dilemas Éticos – IEAC-Unifesp

FOBREAV

O Fórum Brasileiro de Estudos Avançados – FOBREAV, visa ser um espaço de ação e reflexão crítica criativa sobre os desafios estratégicos na implementação de estudos e pesquisas prospectivas de caráter interdisciplinar. A proposta é conceber e desenvolver iniciativas e programas visando a integração entre universidades, governo, empresas e organizações sociais, por meio da construção de redes de produção de conhecimento baseadas na inter e transdisciplinaridade e na responsabilidade pública do conhecimento. O FOBREAV busca contribuir para a mundialização da Universidade brasileira e a ampliação e fortalecimento da rede de Institutos Avançados e considera a transversalidade como fundamental para a produção da ciência, da cultura e das tecnologias, a fim de incrementar o desenvolvimento científico, sócio-econômico e cultural do país. Bem como participa ativamente da reflexão acerca das políticas públicas estratégicas para o futuro da Universidade e Sociedade.

Conheça os Instutos de Estudos Avançados!