Dilemas Éticos – Google Meet

[ ABR 24 ]

início em abril de 2024

“A iniciativa de organizar um conjunto de disciplinas de forma compartilhada abre caminho para tornar acessível para alunos de distintas regiões o tratamento de temas de interesse comum e potencializar a divulgação do conhecimento e interações na pesquisa e extensão.”

Sobre a oferta de disciplinas FOBREAV,
Estevam Barbosa Las Casas, Diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG

Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da Unifesp apresenta,

Dilemas Éticos

Professor responsável:  Maurício Pagotto Marsola

C.h. 60h/ 4 créditos – Plataforma Google Meet, quintas-feiras às 14h30, início em abril de 2024

Trata-se de abordar a corporalidade humana, em suas diversas dimensões, do ponto de vista dos dilemas suscitados pelos mais recentes desafios éticos tais como a categoria filosófica da corporalidade, o transhumanismo, a manipulação genética, entre outras. Tal abordagem será sempre convergente, buscando assumir uma visão de diversos prismas e perspectivas, com a contribuição de diversas áreas do conhecimento, acerca de tais questões, a partir do vetor da mencionada categoria do corpo. Professores responsáveis: Alexandre Soares, Alexey Dodsworth, Elizete kunklel, Luis Dalmon Moutinho, Marcelo Koch Vaz, Maurício Marsola, Mauro Aranha, Paulo Saldiva, Regina Szylit, Scarlett Marton.

Disciplinas FOBREAV – 1º semestre 2024

Sociologia da Mudança – CBAE-UFRJ

Sustentabilidade e suas dimensões – IEAT-UFMG

Riscos Globais – IEAC-Unifesp

Dilemas Éticos – IEAC-Unifesp

FOBREAV

O Fórum Brasileiro de Estudos Avançados – FOBREAV, visa ser um espaço de ação e reflexão crítica criativa sobre os desafios estratégicos na implementação de estudos e pesquisas prospectivas de caráter interdisciplinar. A proposta é conceber e desenvolver iniciativas e programas visando a integração entre universidades, governo, empresas e organizações sociais, por meio da construção de redes de produção de conhecimento baseadas na inter e transdisciplinaridade e na responsabilidade pública do conhecimento. O FOBREAV busca contribuir para a mundialização da Universidade brasileira e a ampliação e fortalecimento da rede de Institutos Avançados e considera a transversalidade como fundamental para a produção da ciência, da cultura e das tecnologias, a fim de incrementar o desenvolvimento científico, sócio-econômico e cultural do país. Bem como participa ativamente da reflexão acerca das políticas públicas estratégicas para o futuro da Universidade e Sociedade.

Conheça os Instutos de Estudos Avançados!