2024

Denise Pires, Presidente da CAPES, toma posse na Academia Luso-Brasileira de Letras

[ 15 FEV ]

Denise Pires de Carvalho tornou-se membra-efetiva da instituição, que terá Maria Amélia Amaral Palladino na presidência

A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, tomou posse nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, como membra-efetiva da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL). A cerimônia ocorreu no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Denise ocupa a cadeira número 36 da instituição, cujo patrono é o poeta Guimarães Rosa (1908-1967). A Academia é agora presidida por Maria Amélia Amaral Palladino, até então secretária-geral da ALBL, empossada na mesma solenidade.

Ambas receberam os novos postos de Adolpho Polillo, presidente da ALBL a ser sucedido por Palladino. Tanto Polillo quanto Denise Pires de Carvalho foram reitores da UFRJ; ele, de 1981 a 1985, e ela, primeira mulher a ocupar o cargo, de 2019 a 2023.

No discurso de posse, a presidente da CAPES relatou ter sido a primeira pessoa de sua família a ingressar e a concluir o ensino superior. Destacou ter orgulho de ter sido a primeira reitora da UFRJ e enfatizou a necessidade de se lutar pela igualdade de gênero e em defesa das universidades públicas: “Não há país no mundo que tenha se desenvolvido sem a universidade”.

Confira o discurso na íntegra!

Com informações do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Imagem: Eneraldo Carneiro – UFRJ