O universalismo do Iluminismo. Um exercício de controvérsia

[ 12 SET – 18H ]

12 SET – 18H

Como parte do projeto levado a cabo no âmbito da Cátedra Paul Zumthor, será feito um exercício de controvérsia em torno do tema específico das “revoluções do livro”. A intervenção será pautada pelo levantamento de três ou quatro questões centrais a serem respondidas pelo interveniente em duas vertentes opostas, a partir de um argumentário “a favor” e outro “contra”. A questão final – vivemos uma última revolução que marca o começo do fim da era do livro? – aponta para o futuro, em forma de horizonte perspectivo.

O evento, que terá como convidado Antoine Lilti, professor do Collège de France, deverá também marcar a publicação pela EdUFF da tradução do livro A herança das Luzes, traduzido por Andrea Daher e Luiz C. de Sá.

A relevância da questão colocada neste livro – existiria uma herança do Iluminismo? – lhe confere grande força, num momento em que a suspensão da racionalidade iluminista tem sido tantas vezes mencionada face ao terrorismo, à guerra, às autocracias ou à revogação da noção ocidental de “civilização”. Ao final do percurso histórico traçado, que retoma também a herança kantiana e a Aufklärung, Lilti retoma as palavras de Foucault, em “O que é o Iluminismo?”, associada a questões do discurso verdadeiro e suas condições de possibilidade, cuja pertinência hoje, em meio à difusão planetária de fake news, parece indiscutível.

A importância do debate que Lilti provoca, abre, assim, a possibilidade de adoção dessas discussões em diversos campos – história, filosofia, comunicação, política etc. A tradução deste livro no Brasil assume, sem dúvida, um valor inestimável para a atualidade. Trata-se, para as finalidades desta Cátedra, de um dos objetos mais pertinentes para se esboçar uma controvérsia em perspectiva histórica.

Participam: Antoine Lilti (Collège de France) e Andrea Daher – Titular da Cátedra Paul Zumthor CBAE-UFRJ.

Local: Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

Parceiros: Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, FAPERJ