Oralidade e literacia: as formas da linguagem poético-dramática. Diálogo com Octavio Camargo

[ 12 JUN – 17H ]

12 JUN – QUA – 17H

Como parte do projeto levado a cabo no âmbito da Cátedra Paul Zumthor, “As modalidades da tensão entre escrita e oralidade na produção artística, cultural e intelectual”, uma intervenção, na forma de um diálogo público, será feita por Andrea Daher e Octavio Camargo, compositor e diretor teatral.

Camargo é também professor de Composição e Estética na Escola de Música e Belas Artes do Paraná desde 1992, e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Apresentou diversas performances da Ilíada, desenvolvendo uma abordagem única para a obra em LIBRAS, incluindo uma apresentação de 24 horas no Festival de Curitiba em 2016.

Neste diálogo, poderão ser evidenciadas as muitas possibilidades de relação entre oralidade e literacia, considerando-se a performance corporal como parte integrante do repertório dramático, cuja normatividade, organizadora da recepção desses objetos artísticos-teatrais, resta a ser definida.

Participam: Octavio Camargo (Universidade Federal do Paraná) e Andrea Daher – Titular da Cátedra Paul Zumthor CBAE-UFRJ.

Local: Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

Parceiros: Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, FAPERJ