WhatsApp Image 2020 06 17 at 14.20.29 1

“O que será o amanhã?”

No âmbito da série de seminários de 2020, relativos à Cátedra de Meio Ambiente do Programa Cátedras do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBAE/FCC/UFRJ), realizaremos no dia 18 de junho, entre 16h e 18h, o Seminário “Biodiversidade e Clima: riscos e caminhos para agendas pós-pandemia”. Pretendemos ampliar, criticamente, esse debate, além de fortalecer uma rede de cooperação interinstitucional, no sentido de  influenciar políticas públicas e contribuir para a difusão desses temas estratégicos na sociedade brasileira.

Para isso, teremos dois convidados de referência no debate proposto:

Fabio Scarano

Professor de Ecologia da UFRJ, é Ph.D. em Ecologia e membro da Linnean Society. Atuou nos painéis da ONU para o clima (IPCC) e biodiversidade (IPBES). Teve passagens por instituições como CAPES/MEC, Jardim Botânico,  Conservation International e FBDS. Foi agraciado com o Prêmio Jabuti pelos livros Biomas Brasileiros: Retratos de um País Plural (2012) e Mata Atlântica: Uma História do Futuro (2014).

Marcio Astrini

Formou-se em gestão pública e tem pós-graduação em Direito Constitucional e Políticas Públicas. Trabalhou no Greenpeace Brasil por 13 anos, coordenando as frentes de clima, Amazônia e políticas públicas. Em 2020, assumiu a secretaria executiva do Observatório do Clima.

O debate será conduzido pela professora titular Marta de Azevedo Irving (CBAE/FCC/UFRJ; EICOS/IP/UFRJ; PPED/IE/UFRJ e INCT/PPED/CNPq), com apoio da pesquisadora Elizabeth Oliveira (CBAE/FCC/UFRJ e INCT/PPED/CNPq).

#biodiversidade, #clima, #políticaspúblicas, #pós-pandemia

Link para inscriçãohttps://forms.gle/1N4HnNbUUu3VKuAZ9

Link de acesso ao evento: https://cutt.ly/byMYURS

Ao vivo no YouTube do Fórum de Ciência e Cultura e no Facebook do Colégio Brasileiros de Altos Estudos: @altosestudos

amilcar tanuri WHATSAPP

Neste ano de 2020 a Universidade Federal do Rio de Janeiro completa 100 anos de existência. Nesta época tão turbulenta, marcada pela instabilidade e incerteza em todo o mundo, o centenário da UFRJ desponta como uma oportunidade única para celebrar seu legado e realizações, avaliar o presente e orientar seu pensamento para o futuro.

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos inicia neste momento as comemorações do centenário com o lançamento dos Seminários do Programa Cátedras – “O que será o Amanhã” - conduzidos pelos Catedráticos(as) do CBAE sobre temas importantes para o presente e o futuro. Desenvolvimento e políticas macroeconômicas, cultura, desigualdade e justiça social, democracia, doenças emergentes e reemergentes, o futuro da biologia e medicina, energia, sustentabilidade, fronteiras das biociências e oceanos.

O que será o amanhã da pós-pandemia? Esta é a pergunta-guia dos Seminários a serem realizados nas próximas semanas.

O primeiro Seminário será no dia 25 de maio às 19 horas: “Entendendo a Pandemia do COVID 19” com o Professor Amílcar Tanuri, da Cátedra Oswaldo Cruz.

Acompanhe o evento pela nossa sala no Zoom ou pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube.