Programa Futuros – Cursos com inscrições abertas

4º Bimestre 2024 – inscrições abertas

O Programa Futuros, do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ foi criado em setembro de 2022, durante a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Ele surgiu como resposta às discussões da Conferência Internacional dos Amanhãs Desejáveis e das reflexões do Programa de Cátedras do CBAE. O Programa Futuros oferece o Programa de Formação e Transformação em Futuros, que integra disciplinas de pós-graduação para atender à demanda de formação de profissionais de nível superior, incluindo empresas públicas. Aberto à comunidade acadêmica da UFRJ e outras universidades, o programa também é destinado a estudantes de pós-graduação, recém-doutores, graduandos, profissionais e gestores públicos, bem como a profissionais de empresas públicas ou privadas que buscam atualização na reflexão sobre Futuros.

Disciplinas stricto sensu – mestrado e doutorado:

4º Bimestre – previsto para outubro

Fronteiras e Futuros da Biologia e Medicina – inscrições abertas

Futuros Regenerativos – inscrições abertas

História da Tecnologia – inscrições abertas

Políticas de Segurança / Geopolítica – inscrições abertas

Mudanças Climáticas e Gases de Efeito Estufa – inscrições abertas

Governança e a Agenda Socioambiental no Brasil – inscrições abertas

*Os cursos, disciplinas e debates oferecidos pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ são financiados com recursos públicos e sem custos aos mestrandos, doutorandos e ouvintes, inscreva-se com responsabilidade. Embora disponibilizemos transmissões online, recomendamos fortemente a participação presencial.

Dúvidas e outras informações:

Entre em contato: cbae@forum.ufrj.br

Agenda 2030 en América Latina

6 AGO – MIÉ – 14h (UTC-4) / 13h (UTC-5)

Agenda 2030 en América Latina: una década de caminos recorridos, cinco años de posibilidades por consolidar

El seminario Diálogos Sostenibles, con el tema “Agenda 2030 en América Latina: una década de caminos recorridos, cinco años de posibilidades por consolidar”, tiene como objetivo fomentar un espacio plural, crítico y comprometido para el intercambio de saberes y prácticas sobre la integración y territorialización de la Agenda 2030 en las políticas públicas latinoamericanas.

Al cumplirse una década desde la adopción de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS), el evento propone reflexionar sobre los cinco años restantes para el cumplimiento de sus metas. Así, invita a analizar los avances logrados, los desafíos enfrentados y las posibilidades reales de transformación en los ámbitos regional, nacional e institucional, con especial atención al papel de las universidades.

La propuesta es promover el diálogo entre experiencias diversas, conectando narrativas y construyendo visiones colectivas sobre caminos posibles para una transición justa, inclusiva y ambientalmente responsable, en contextos profundamente marcados por desigualdades históricas, vulnerabilidades socioambientales y disputas políticas. 

Fortalecer el multilateralismo y amplificar la voz del Sur Global, por medio de la acción conjunta entre universidades, organismos internacionales y espacios de diálogo interinstitucional, puede ser decisivo para construir soluciones sostenibles que integren saberes científicos y conocimientos tradicionales, en sintonía con la complejidad de los desafíos contemporáneos.

Ponentes:

Mareike Eberz (CEPAL) – La Agenda 2030 desde la perspectiva de la CEPAL para América Latina

Thiago Gehre (Comisión Nacional para los ODS en Brasil – CNODS) – La Agenda 2030 en Brasil

Orlando Saez Zapata (OSES-ALC) – La Agenda 2030 en las universidades latinoamericanas

Moderación:

Marta de Azevedo Irving – Titular de la Cátedra Ambiente y Sostenibilidad

Professora e pesquisadora sênior do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ) e, do Pograma Futuros (CBAE/FCC/UFRJ). Coordenadora da Cátedra de Ambiente e Sustentabilidade do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/FCC/UFRJ) e pesquisadora sênior do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED/CNPq). Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre 2023 e 2025. Perfil acadêmico interdisciplinar, com graduação em Biologia (UFRJ) e em Psicologia (UERJ). Mestrado em Gestão Costeira (Southampton University) e Doutorado em Ciências (Universidade de São Paulo). Pós-Doutorado em Gestão Social da Biodiversidade no Département dÉcologie et Gestion de la Biodiversité no Musée dHistoire Naturelle (MNHN) e, no CRBC/ École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) da França. Professora e pesquisadora convidada do Département Hommes, Natures et Sociétés do MNHN e do IREST/Paris 1 (França), além do Departamento de Geografia da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e do Oslo and Akershus College of Applied Sciences (Noruega), alem de ter contribuido com inumeros projetos no âmbito do Sistema das Nações Unidas e demais instituições de alcance internacional. Em seu percurso profissional tem conduzido a reflexão ética e crítica sobre o campo da sustentabilidade, à luz da Ecologia Social e Política, com foco na temática de governança vinculada à agenda socioambiental, com ênfase em gestão social da biodiversidade, em suas interfaces com as demais políticas públicas. Suas pesquisas partem da ressignificação da relação entre natureza e cultura, na contemporaneidade, e seus rebatimentos nas agendas global e nacional do desenvolvimento. Com base na perspectiva teórica sobre sustentabilidade e governança socioambiental, alguns temas tem orientado suas pesquisas, atualmente, nas interfaces com o debate associado à conservação da biodiversidade, envolvendo áreas protegidas e patrimônio; cultura e direito de povos e populações tradicionais; lazer, turismo e ética da sustentabilidade; desenvolvimento de tecnologias participativas como instrumentos para a ação comunitária e  desenvolvimento local, em articulação com a questão climática e políticas setoriais conexas, à luz da Agenda 2030, entre outros. A pesquisadora tem status de Bolsista de Produtividade do CNPq e coordena os Grupos de Pesquisa Governança, Ambiente, Políticas Públicas, Inclusão e Sustentabilidade (GAPIS/Lattes/CNPq) e, o Núcleo Sinergia: Subjetividades, Turismo, Natureza e Cultura (Sinergia/Lattes/CNPq), Coordenou também o Projeto  de Cooperação Internacional Sustentabilidade e Inclusão Social: Rumo à Agenda 2030, no âmbito do Programa CAPES/PRINT, entre varios outros. Em seu currículo são registradas inúmeras dissertações e teses de doutorado, além da autoria de livros e artigos científicos no campo das Ciências Sociais Aplicadas, de alcance nacional e internacional.

Graciella Faico – Investigadora posdoctoral de la Cátedra Ambiente y Sostenibilidad

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado, doutorado e pós-doutorado (em andamento) pelo Programa de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ). Pesquisadora pós-doc no GID/PR2-UFRJ, desenvolvendo ações ligadas a rankings de sustentabilidade e à Certificação do Selo ODS Educação. Servidora da Universidade Federal Fluminense (UFF), é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (PPGG) pela UFF e, desde 2024, coordena ações institucionais de sustentabilidade na Seção de Sustentabilidade (SAAS/UFF), integrando a Comissão Permanente de Sustentabilidade (CPS-UFF). Tem experiência em gestão universitária, políticas públicas e educação para a sustentabilidade. Integra grupos de pesquisa e extensão na UFRJ e UFF, com atuação em ecologia social, sustentabilidade, educação ambiental, psicossociologia e Psicologia Ambiental. Faz parte da Global Psychology Alliance (GPA) pelo Global Psychology Learning Leadership Institute (LLI/APA).

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1642574960298281

Solo en línea:

Brasília, BR: 15h (UTC-3)

Santiago, CL: 14h (UTC-4)

Bogotá, CO: 13h (UTC-5)

Transmisión a través del canal de YouTube del Colégio Brasileiro de Altos Estudos – UFRJ

Em torno de Gullar

28 JUL – SEG – 17H

O ano de 2025 marca o cinquentenário de publicação de Dentro da Noite Veloz, obra lapidar do poeta Ferreira Gullar, que inspirou posteriormente a publicação do “Poema sujo”, marcando os anos de exílio do escritor no período da ditadura militar no Brasil. Para comemorar a resistência e a reexistência do poeta maranhense, essa mesa, formada por escritores e pesquisadores da literatura brasileira, pretende destacar a importância de Ferreira Gullar no contexto político e literário e traduzir para os tempos atuais aquele que soube tão bem traduzir-se como artista e como homem das letras.

Participantes:

  • Antonio Carlos Secchin: “Gullar: andanças e mudanças”
  • Flávia Amparo: “Uma multidão de vozes em Dentro da Noite Veloz, de Ferreira Gullar”
  • Marcos Pasche: “Ferreira Gullar: poemas sem espanto”
  • Miguel Conde: “Modos de fazer girar a vida: o “Poema sujo” como busca do futuro perdido”

Coordenação:  

Godofredo de Oliveira Neto – Titular da Cátedra Machado de Assis

Titular da Cátedra Machado de Assis do CBAE-UFRJ – é escritor, professor universitário e membro titular da Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a Cadeira 35 desde setembro de 2022, sucedido por Ana Maria Machado. Professor Titular de Literatura Brasileira na UFRJ, possui graduação e mestrado em Letras pela Université de Paris III – Sorbonne-Nouvelle e doutorado pela UFRJ, com pós-doutorado na Georgetown University (EUA). Autor de 21 livros entre romances e contos – alguns traduzidos para o inglês, francês, espanhol, italiano, vietnamita e búlgaro – foi premiado com o Jabuti em 2006 e tem obras adotadas em diversas universidades brasileiras. Atua como pesquisador com foco no Modernismo e na literatura contemporânea, tendo orientado dezenas de dissertações e teses, participado de centenas de bancas e congressos e ocupado cargos de gestão acadêmica, como Pró-Reitor de Graduação da UFRJ e Diretor do Departamento de Política do Ensino Superior no MEC. Integra ainda o PACC-UFRJ, a Cátedra Machado de Assis, o comitê da Collection Archives/UNESCO e diversos conselhos e grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

Apenas online:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

Agenda 2030 na América Latina

6 AGO – QUA – 15H/18H

Agenda 2030 na América Latina: uma década de caminhos trilhados, cinco anos de possibilidades a serem consolidadas

O Seminário “Diálogos Sustentáveis”, com o tema “Agenda 2030 na América Latina: uma década de caminhos trilhados, cinco anos de possibilidades”, tem como propósito fomentar um espaço plural, crítico e engajado de intercâmbio de saberes e fazeres sobre a integração e territorialização da Agenda 2030 nas políticas públicas latino-americanas. Ao celebrar uma década de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o evento propõe refletir sobre os cinco anos restantes para o alcance de suas metas. E assim, convida à análise dos avanços conquistados, dos obstáculos enfrentados e das possibilidades reais de transformação nos âmbitos regional, nacional e institucional, com atenção especial ao papel das universidades. A proposta é promover o diálogo entre experiências diversas, conectando narrativas e construindo visões coletivas sobre caminhos possíveis para uma transição justa, inclusiva e ambientalmente responsável, em contextos fortemente marcados por desigualdades históricas, vulnerabilidades socioambientais e disputas políticas. Fortalecer o multilateralismo e ampliar a voz do Sul Global, por meio da atuação conjunta de universidades, organismos internacionais e espaços de diálogo interinstitucional, pode ser decisivo para a construção de soluções sustentáveis, que integrem saberes científicos e conhecimentos tradicionais, em sintonia com a complexidade dos desafios contemporâneos. 

Convidados:

Mareike Eberz (CEPAL) – Agenda 2030 pela perspectiva da CEPAL para a América Latina

Thiago Gehre (Comissão Nacional para os ODS no Brasil – CNODS) – Agenda 2030 no Brasil

Orlando Saez Zapata (OSES-ALC) – Agenda 2030 nas universidades da América Latina.

Coordenadoras:

Marta de Azevedo Irving – Titular da Cátedra Ambiente e Sustentabilidade

Professora e pesquisadora sênior do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ) e, do Pograma Futuros (CBAE/FCC/UFRJ). Coordenadora da Cátedra de Ambiente e Sustentabilidade do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/FCC/UFRJ) e pesquisadora sênior do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED/CNPq). Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre 2023 e 2025. Perfil acadêmico interdisciplinar, com graduação em Biologia (UFRJ) e em Psicologia (UERJ). Mestrado em Gestão Costeira (Southampton University) e Doutorado em Ciências (Universidade de São Paulo). Pós-Doutorado em Gestão Social da Biodiversidade no Département dÉcologie et Gestion de la Biodiversité no Musée dHistoire Naturelle (MNHN) e, no CRBC/ École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) da França. Professora e pesquisadora convidada do Département Hommes, Natures et Sociétés do MNHN e do IREST/Paris 1 (França), além do Departamento de Geografia da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e do Oslo and Akershus College of Applied Sciences (Noruega), alem de ter contribuido com inumeros projetos no âmbito do Sistema das Nações Unidas e demais instituições de alcance internacional. Em seu percurso profissional tem conduzido a reflexão ética e crítica sobre o campo da sustentabilidade, à luz da Ecologia Social e Política, com foco na temática de governança vinculada à agenda socioambiental, com ênfase em gestão social da biodiversidade, em suas interfaces com as demais políticas públicas. Suas pesquisas partem da ressignificação da relação entre natureza e cultura, na contemporaneidade, e seus rebatimentos nas agendas global e nacional do desenvolvimento. Com base na perspectiva teórica sobre sustentabilidade e governança socioambiental, alguns temas tem orientado suas pesquisas, atualmente, nas interfaces com o debate associado à conservação da biodiversidade, envolvendo áreas protegidas e patrimônio; cultura e direito de povos e populações tradicionais; lazer, turismo e ética da sustentabilidade; desenvolvimento de tecnologias participativas como instrumentos para a ação comunitária e  desenvolvimento local, em articulação com a questão climática e políticas setoriais conexas, à luz da Agenda 2030, entre outros. A pesquisadora tem status de Bolsista de Produtividade do CNPq e coordena os Grupos de Pesquisa Governança, Ambiente, Políticas Públicas, Inclusão e Sustentabilidade (GAPIS/Lattes/CNPq) e, o Núcleo Sinergia: Subjetividades, Turismo, Natureza e Cultura (Sinergia/Lattes/CNPq), Coordenou também o Projeto  de Cooperação Internacional Sustentabilidade e Inclusão Social: Rumo à Agenda 2030, no âmbito do Programa CAPES/PRINT, entre varios outros. Em seu currículo são registradas inúmeras dissertações e teses de doutorado, além da autoria de livros e artigos científicos no campo das Ciências Sociais Aplicadas, de alcance nacional e internacional.

Graciella Faico – Pós-doc da Cátedra Ambiente e Sustentabilidade

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado, doutorado e pós-doutorado (em andamento) pelo Programa de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ). Pesquisadora pós-doc no GID/PR2-UFRJ, desenvolvendo ações ligadas a rankings de sustentabilidade e à Certificação do Selo ODS Educação. Servidora da Universidade Federal Fluminense (UFF), é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (PPGG) pela UFF e, desde 2024, coordena ações institucionais de sustentabilidade na Seção de Sustentabilidade (SAAS/UFF), integrando a Comissão Permanente de Sustentabilidade (CPS-UFF). Tem experiência em gestão universitária, políticas públicas e educação para a sustentabilidade. Integra grupos de pesquisa e extensão na UFRJ e UFF, com atuação em ecologia social, sustentabilidade, educação ambiental, psicossociologia e Psicologia Ambiental. Faz parte da Global Psychology Alliance (GPA) pelo Global Psychology Learning Leadership Institute (LLI/APA).

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1642574960298281

Apenas online:

  • Brasília, BR: 15h (UTC-3)
  • Santiago, CL: 14h (UTC-4)
  • Bogotá, CO: 13h (UTC-5)

Transmissão pelo canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

Cátedra Inteligência Artificial e Metacognição – Lançamento

NOVA DATA: 26 JUL – SAB – 9H

A proposta da Cátedra Fredric Litto “Inteligência Artificial, Inclusão Digital e Metacognição” é analisar a relação entre Inteligência Artificial (IA) e Inclusão Digital, com foco no desenvolvimento da Metacognição. 

Por ocasião do Lançamento discutiremos o Programa de Atividades que pretendemos realizar algo longo do segundo semestre de 2025 e em 2026, bem como consolidar um ecossistema integrando Educação, IA e Cidadania Digital. 

O objetivo central é colaborar na promoção da democratização do acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e competências críticas para o mundo contemporâneo. 

Entre outros temas, debateremos: I) Conceitos Fundamentais relacionados às IAS; II) Possibilidade, Perigos e Regulamentação das IAS; e III) Educação com e para o mundo das IAs.

Participam:

  • Ana Célia Castro (Diretora Geral do CBAE)
  • Ronaldo Mota (Titular da Cátedra)
  • Gabriel Goldmeier (Pesquisador Pós-doc da Cátedra)
  • E Rede de Especialistas da Cátedra, convidados especiais e interessados em geral.

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.

Transmissão:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

*Demonstrar interesse clicando no botão acima nos ajuda a organizar melhor o evento. A participação é livre e não requer inscrição prévia.

Cultura, Conhecimento e Docência: Por uma Escola Laica

23 JUL – QUA – 17H

Em continuidade às atividades da Cátedra Anísio Teixeira para Formação de Professores, será realizada a Conferência Cultura, conhecimento e docência: Por uma escola laica, com a participação do Profº Dr. Luiz Antônio Cunha – FE/UFRJ.

O encontro é gratuito e aberto ao público.

Contamos com a sua participação.

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.

Transmissão:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

CBAE promove curso de férias para estudantes da Université Paris-Est Créteil com aulas abertas à comunidade

14 a 25 JUL

Entre os dias 14 e 25 de julho de 2025, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ realiza um curso de férias presencial para estudantes da Université Paris-Est Créteil (UPEC), como parte de um convênio entre as duas instituições. As aulas serão ministradas no CBAE por professores do Programa Formação e Transformação em Futuros.

O curso abordará temas como desigualdade social, transformação do trabalho, políticas ambientais, inovação e estratégias empresariais, com foco especial no caso chinês, e as mudanças nas formas de percepção do tempo histórico.

Interessados em geral podem participar como ouvintes mediante inscrição!

Dúvidas: solangejorge@forum.ufrj.br

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.


Disciplinas e quadro de horário:

Futuros do Trabalho

Ministrada por Yuri Lima, a disciplina Futuros do Trabalho discute os impactos da Quarta Revolução Industrial nas relações de trabalho e no desenvolvimento socioeconômico. A partir de metodologias de prospecção e avaliação tecnológica, o curso propõe uma análise crítica sobre como tecnologias emergentes — como inteligência artificial e automação — estão moldando os cenários futuros do trabalho.

Nova Desigualdade

Na disciplina Desafios da Desigualdade na Contemporaneidade, o professor Fábio Watenberg analisa as transformações recentes na estrutura social, com ênfase na concentração de renda, na compressão da classe média e no aumento da pobreza relativa. O curso também discute estratégias de intervenção pública, tanto pré-distributivas quanto redistributivas, incluindo debates atuais inspirados por autores como Thomas Piketty.

Governança Ambiental

Oferecida por Estela Neves, a disciplina Governança Ambiental e Futuros aborda o papel do Estado e das instituições públicas na formulação de políticas ambientais. A proposta destaca o contexto federativo brasileiro, os desafios globais como a crise climática e hídrica, e a importância da atuação dos entes subnacionais frente ao desmonte e à reconstrução de capacidades institucionais.

História da Noção de Futuro

Em História da Noção de Futuro, a professora Andrea Daher investiga como diferentes sociedades, ao longo do tempo, construíram suas visões sobre o futuro. A disciplina propõe uma reflexão crítica sobre as mudanças na percepção do tempo histórico, abordando desde narrativas providencialistas até as utopias e distopias modernas como formas de pensar o mundo e projetar alternativas possíveis.

China Empresarial

A disciplina A China Contemporânea – Estratégia Empresarial: Crescimento e Inovação, ministrada por Adriano Proença, examina como a China passou de uma economia à beira do colapso a uma potência global. O curso analisa casos de empresas chinesas que se tornaram líderes em seus setores, destacando os fatores estratégicos, tecnológicos e institucionais que impulsionaram esse crescimento.

Ementa completa!

DataHorárioProfessor(a)
14/07 (seg)08:30 – 13:00Yuri Lima
15:00 – 18:00Fábio Watenberg
15/07 (ter)09:00 – 12:00Fábio Watenberg
14:00 – 17:00Estela Neves
16/07 (qua)
14:30 – 17:30Andrea Daher
17/07 (qui)09:00 – 12:00Andrea Daher
14:00 – 17:00Estela Neves
18/07 (sex)09:30 – 12:30Fábio Watenberg
14:00 – 18:30Yuri Lima
21/07 (seg)09:00 – 12:00Andrea Daher
15:00 – 18:00Adriano Proença
22/07 (ter)08:30 – 13:00Yuri Lima
15:00 – 18:00Adriano Proença
23/07 (qua)09:00 – 12:00Estela Neves
15:00 – 18:00Adriano Proença
24/07 (qui)09:00 – 12:00Andrea Daher
14:00 – 17:00Adriano Proença
25/07 (sex)09:30 – 12:30Fábio Watenberg
14:00 – 17:00Estela Neves

II Seminário de INTEGRAÇÃO das Cátedras de Educação Básica e Formação de Professores da UFMG, UFRJ e USP

15 AGO – SEX – 9H/17H

O Seminário tem o objetivo de articular trabalhos de investigação sobre a formação de professores e a educação básica no âmbito das Cátedras, com o apoio do Complexo de Formação de Professores da UFRJ.

Programação completa

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.

Transmissão:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

Inteligência Artificial, Desinformação e os Desafios Atuais – Disciplina FOBREAV

INSCRIÇÕES ABERTAS

Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG apresenta:

Inteligência Artificial, Desinformação e os desafios atuais

De 21 de agosto a 13 de novembro de 2025, com carga horária de 30 horas e 2 créditos.

A disciplina, que é iniciativa dos Institutos e Centros de Estudos Avançados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFJR), e da Universidade de Brasília (UnB), é aberta à participação de estudantes de graduação e pós-graduação.

De acordo com a ementa, o curso pretende analisar os desafios contemporâneos decorrentes da crescente utilização da inteligência artificial nos mais diversos domínios da vida e do cotidiano. Vão ser abordados os principais impactos reais e pervasivos da IA no fenômeno da desinformação e nas crises institucionais que ela vem provocando. Com enfoque interdisciplinar, a disciplina vai abordar perspectivas da filosofia, comunicação, direito, ciência da informação, ciência política, computação, dentre outros, com o intuito de tratar esse campo de problemas em suas variadas facetas possíveis de abordagem.

As aulas, programadas para as quintas-feiras, às 19 horas, serão ministradas na modalidade remota, via Zoom Meetings (24 horas/aulas), e na modalidade presencial no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ (6 horas/aulas teóricas e práticas).

Acesse a ementa completa!

*Vagas limitadas. Após a inscrição, aguarde a confirmação e o envio do link por e-mail.


Fórum Brasileiro de Estudos Avançados (FOBREAV)
As disciplinas FOBREAV, ministradas a distância, são ofertadas por meio do Fórum Brasileiro de Estudos Avançados, uma rede que congrega Institutos e Centros de Estudos Avançados de diversas universidades brasileiras. O FOBREAV configura-se como um espaço de reflexão crítica e criativa voltado aos desafios estratégicos da pesquisa interdisciplinar no país, promovendo a integração acadêmica por meio da construção de redes colaborativas que potencializam a produção de conhecimento inter e transdisciplinar.

Direito e Modernidade: a invenção dos direitos humanos, a democracia e os desafios atuais – Disciplina FOBREAV

INSCRIÇÕES ABERTAS

Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG apresenta:

Direito e Modernidade: a invenção dos direitos humanos, a democracia e os desafios atuais

De 19/08 a 25/11, às terças-feiras, de 14h a 17h20, com carga horária de 60 horas e 4 créditos.

Por iniciativa dos Institutos de Estudos Avançados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade de Brasília (UnB) e do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ será ofertada, no segundo semestre de 2025, a disciplina Direito e Modernidade: a invenção dos direitos humanos, a democracia e os desafios atuais.

A disciplina, que poderá ser cursada por estudantes de graduação e pós-graduação das três instituições, tem o objetivo de refletir, através de perspectiva histórica, teórica e sociológica, a invenção na modernidade dos direitos humanos. Também serão exploradas reflexões sobre a democracia e a soberania popular em tempos de crise de confiança nas instituições.

Na UFRJ, a disciplina estará sob s responsabilidade da professora Juliana Neuenschwander, da Faculdade Nacional de Direito, e contará com a participação dos professores Menelick de Carvalho, da UnB, e Marcelo Cattoni de Oliveira, da UFMG.

Acesse a ementa completa!

Aula inaugural:

Com o Professor Raffaele De Giorgi, Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRJ, Profesor Emérito da Universidade de Salento, Lecce, Itália e titular da Cátedra Ecologia do Não Saber – Espaços Futuros do Jurídico

Importante:

As vagas são limitadas e exclusivas para alunos de pós-graduação da UFRJ, sendo 15 destinadas ao PPGD/UFRJ e 15 aos demais programas. Após a inscrição, é necessário aguardar a confirmação e o envio do link de acesso por e-mail. Havendo vagas remanescentes, poderão ser incluídos ouvintes ou alunos de outras instituições.


Fórum Brasileiro de Estudos Avançados (FOBREAV)
As disciplinas FOBREAV, ministradas a distância, são ofertadas por meio do Fórum Brasileiro de Estudos Avançados, uma rede que congrega Institutos e Centros de Estudos Avançados de diversas universidades brasileiras. O FOBREAV configura-se como um espaço de reflexão crítica e criativa voltado aos desafios estratégicos da pesquisa interdisciplinar no país, promovendo a integração acadêmica por meio da construção de redes colaborativas que potencializam a produção de conhecimento inter e transdisciplinar.

China-Latin America Green Future and Sharing Civilizations

4 JUL – SEX – 9H30/18H

O simpósio “China-Latin America Green Future and Sharing Civilizations” reúne especialistas e representantes de diferentes áreas para refletir sobre os caminhos possíveis para uma cooperação mais sustentável e equitativa entre as duas regiões. Apesar da distância geográfica, China e América Latina compartilham uma trajetória de trocas históricas e vêm fortalecendo, por meio de iniciativas como a Nova Rota da Seda e o Fórum China-CELAC, uma agenda conjunta voltada ao enfrentamento dos desafios globais. Neste encontro, temas centrais como desenvolvimento sustentável, civilização ecológica, comércio agrícola, proteção florestal e transição energética serão debatidos sob a perspectiva da inovação tecnológica e do intercâmbio cultural.

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Salão Nobre, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.

Transmissão:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

Mais informações e inscrições: