Cenários e Conjunturas

11 MAR a 18 MAI – SEG – 9H

Professores: Francisco Eduardo Pires de Souza, UFRJ e Lavínia Barros de Castro, Ibmec e BNDES – 30 horas/ 2 créditos

De 11/03 a 18/05, segundas-feiras, das 9h às 12h, presencial

Métodos e Práticas de Construção de Cenários Econômicos: Introduzir os alunos à análise prospectiva e de cenários a partir de uma visão geral dos métodos de cenarização mais usuais na literatura e preparar os alunos para a construção de cenários prospectivos, como instrumento de planejamento estratégico.

Onde? 

Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762, Rio de Janeiro

Dúvidas?

Entre em contato: futuroscbae@gmail.com

*Este curso faz parte da grade de disciplinas do Programa Futuros!
Catálogo dos eixos formativos, respectivas disciplinas, professores responsáveis, ementas e bibliografias – atualizado em 19/01/24

Sociologia da Mudança

11 MAR a 18 MAI – TER – 9H20

Professora: Aspásia Camargo UFRJ – 45 horas/ 3 créditos

De 11/03 a 18/05, terças-feiras, das 9h20 às 13h, híbrida

Este curso tem como objetivo incentivar o debate acadêmico sobre temas estratégicos ligados à grande transição que vivemos hoje, cuja compreensão pode apressar ou retardar o ingresso do Brasil na vanguarda do desenvolvimento mundial. Estamos propondo uma bateria de reflexões e perguntas abertas, capazes de produzir consenso. Algumas delas são mais polêmicas e complexas e, portanto, de difícil resposta, mas acreditamos que todas elas, – e outras que o curso irá provocar-, podem incentivar a criatividade acadêmica e impulsionar o debate, seja através de futuras pesquisas de campo, seja da reflexão gerada pelo próprio debate. Os temas que alinhamos abaixo pretendem apenas estimular a transversalidade da reflexão e a complementaridade do conhecimento. Acreditamos que este é o núcleo duro da transição profunda. Mergulhar no abismo do conhecimento.

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Aulas disponíveis:

A Transição Profunda I: do Homo Sapiens ao Homo Deus
A Transição Profunda II: Sociologia do Futuro

*Este curso faz parte da grade de disciplinas do Programa Futuros!
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A China Contemporânea

11 MAR a 18 MAI – QUA – 16H

Professores: Leonardo Burlamaqui, UERJ e Adriano Proença, UFRJ – 30 horas/ 2 créditos

De 11/03 a 18/05, quartas-feiras, das 16h às 19h, presencial

A Ásia é hoje o centro mais dinâmico do capitalismo contemporâneo. Na década de 60 o Japão, tendo emergido da destruição maciça perpetrada pela segunda guerra mundial, assume a liderança econômica na região e se torna, nos anos 70, a segunda maior economia do planeta. Entre 1960 e 1990, Coréia do Sul, Cingapura, Taiwan e Hong-Kong emulam a estratégia de desenvolvimento japonesa e se tornam economias desenvolvidas e politicamente estáveis. Em seis décadas após sua independência da Malásia (1965), Cingapura atinge uma renda per capita de U$ 82.000 (em 1966 era de cerca de U$ 500,00). A renda per capita na Coréia do Sul é, hoje, U$ 29.000,00 e seu coeficiente de Gini é 0.29, menor do que o do Japão (0.33) e muito menor do que o Norte-americano (0.39). Entretanto, o maior exemplo de “ultrapassagem relâmpago” em matéria de desenvolvimento econômico e transformações sociais é a China. De um país a beira do colapso econômico nos anos 60, a China é, hoje, a segunda economia do mundo (ou a primeira em PPP), o maior produtor e exportador de manufaturas, detém o maior saldo em conta corrente no balanço de pagamentos, o maior sistema bancário e o maior volume de reservas internacionais do planeta. Em simultâneo, tem removido milhões de habitantes da linha de pobreza a cada ano e gerou uma robusta classe média que já ocupa primeira posição em termos de turismo internacional. O objetivo do curso é prover uma análise, informada por dados, dos fundamentos econômicos e institucionais desse fenômeno, o “padrão de desenvolvimento asiático”, tendo a China como foco principal. Adicionalmente, pretende-se abrir espaço para uma discussão do impacto global da sua expansão, suas lições, implicações estratégicas, e das escolhas de política pública mais adequadas para o Brasil em um universo econômico crescentemente “orientalizado”.

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Desafios da Desigualdade na Contemporaneidade

11 MAR a 18 MAI – SEX – 9H

Professores: Celia Lessa Kerstenetzky, UFRJ e Pedro Fandiño, UFRJ – 30 horas/ 2 créditos

De 11/03 a 18/05, sextas-feiras, das 9h às 12h, presencial

A disciplina tem como objetivo a discussão de intervenções públicas características do campo de estudos de estados do bem-estar, estudar a estrutura das desigualdades contemporâneas, nos aproximando primeiramente do que tem sido designado como a “nova desigualdade”, buscando identificar seu significado e as formas que têm assumido contemporaneamente (a concentração no topo da distribuição, a compressão da classe média, o aumento da pobreza relativa); em seguida de reações teóricas centradas em “intervenções pré-distribuição”, reavivadas a partir da obra de Thomas Piketty, Capital no Século XXI, e seus limites; finalmente de respostas clássicas centradas em “intervenções redistributivas”, típicas do welfare state: gasto social e tributação progressiva.

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Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento

11 MAR a 18 MAI – TER – 13H30

Professores: Emilio Lèbre La Rovere – 30 horas/ 2 créditos

De 11/03 a 18/05, terças-feiras, das 13h30 às 17h, híbrida

O curso se propõe a debater sobre os seguintes temas: Introdução à Ecologia em suas diversas acepções; Economia e Ecologia: Os Conflitos; A Ecologia Política, Ética, Liberdade e Sociedade; Noções de Ecologia Aplicada-Ecossistemas; A energia nos sistemas ecológicos e Ciclos
Biogeoquímicos; Conceito de desenvolvimento e sua evolução; O Ecodesenvolvimento – Indicadores de Sustentabilidade; O Meio Ambiente e os Estilos de Desenvolvimento; Cenários Globais e Pontos de Bifurcação; Cenário Grande Transição e Estado e Setor Privado na Promoção Sustentável do Bem Público.

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Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762, Rio de Janeiro

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No radar, Brazil-China Innovation Dialogue e IV NUPPAA

26 FEV

Madres Paralelas – MedCine UFRJ

08 MAR – 18H

A sessão inaugural do ano será no dia 8 de março de 2024, sexta, de 18 às 20 horas, no CBAE, na Av. Rui Barbosa 762, Flamengo. O filme a ser exibido é “Madres Paralelas”, filme espanhol de 2021 dirigido por Pedro Almodóvar, com Penélope Cruz e Milena Smit, sobre duas mães que dão à luz no mesmo dia, e envolve uso de isolamento e análise de DNA.

A Cátedra Carlos Chagas Filho de Fronteiras da Biologia e da Medicina do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e alunos da UFRJ convidam para o cineclube “MedCine”. Estamos assistindo filmes que envolvam temáticas médicas e/ou científicas, para depois fazermos uma breve discussão sobre o filme. 

O MedCine está cadastrado como atividade de extensão da UFRJ, e os alunos que participarem podem contabilizar sua participação.

Onde?

Prédio sede do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro

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Peça gratuita na UFRJ conta a história de integrantes do elenco de “O Coronel de Macambira”

28 FEV – 18H30

Re-Acordar conta a história de integrantes do elenco de O Coronel de Macambira,  desde quando o grupo criou o Teatro Universitário Carioca, em 1966, até o momento atual.  Travessia  de  mais de 50 anos — os anos de ditadura, prisão, exílio, viver no Brasil —, Re-Acordar é como um rio que atravessa essas vivências, e nos traz ao hoje.


O texto parte da obra teatral O Coronel de Macambira, de Joaquim Cardozo, apresentada em 1967, com direção de Amir Haddad e música original de Sérgio Ricardo. Momentos dessa peça emprestam ao Re-Acordar algumas de suas mais belas cenas às quais se acrescentam e sucedem poemas de Marta Klagsbrunn, e relatos e reflexões de participantes do TUCA. O espetáculo inclui fotos daqueles anos e as belas músicas, até hoje inéditas, de Sérgio Ricardo.
Re-Acordar tem dramaturgia, direção e participação (o Narrador) de Amir Haddad.


A música original, composta por Sergio Ricardo, tem arranjos e direção musical de Luiz Cláudio Ramos.

Local:

Av. Pasteur 250, Salão Dourado, Palácio Universitário, Campus Praia Vermelha da UFRJ

Horário:

18h30

Entrada

Gratuita!

Este projeto foi fomentado pelo PROGRAMA FUNARTE RETOMADA 2023 – TEATRO”

Denise Pires, Presidente da CAPES, toma posse na Academia Luso-Brasileira de Letras

Denise Pires de Carvalho tornou-se membra-efetiva da instituição, que terá Maria Amélia Amaral Palladino na presidência

A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, tomou posse nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, como membra-efetiva da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL). A cerimônia ocorreu no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Denise ocupa a cadeira número 36 da instituição, cujo patrono é o poeta Guimarães Rosa (1908-1967). A Academia é agora presidida por Maria Amélia Amaral Palladino, até então secretária-geral da ALBL, empossada na mesma solenidade.

Ambas receberam os novos postos de Adolpho Polillo, presidente da ALBL a ser sucedido por Palladino. Tanto Polillo quanto Denise Pires de Carvalho foram reitores da UFRJ; ele, de 1981 a 1985, e ela, primeira mulher a ocupar o cargo, de 2019 a 2023.

No discurso de posse, a presidente da CAPES relatou ter sido a primeira pessoa de sua família a ingressar e a concluir o ensino superior. Destacou ter orgulho de ter sido a primeira reitora da UFRJ e enfatizou a necessidade de se lutar pela igualdade de gênero e em defesa das universidades públicas: “Não há país no mundo que tenha se desenvolvido sem a universidade”.

Confira o discurso na íntegra!

Com informações do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Imagem: Eneraldo Carneiro – UFRJ

Como a Ciência pode Contribuir com a Educação? Evento Hibrído

8 MAR – 9H

Simpósio Educação Tem Ciência: Como a Ciência pode Contribuir com a Educação?

Moderador:

Roberto Lent, Coordenador-geral, Rede Nacional de Ciência para Educação;


Debatedores:


Luis Liza Curi, Presidente, Conselho Nacional de Educação


Carlos Aragão de Carvalho, Diretor de CT&I, FINEP

Palestrantes


Sidarta Ribeiro, Neurocientista, Univ. Federal do Rio Grande do Norte


Naercio Menezes Filho, Economista, INSPER


Edmundo Souza e Silva; Cientista da Computação, COPPE-UFRJ


Janaína Weissheimer, Psicolinguista, Coordenadora adjunta da Rede CpE

Local:

Academia Brasileira de Ciências
Rua Anfilófio de Carvalho 29, 3o andar – Centro – Rio de Janeiro

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