Currículos inovadores na educação superior brasileira

22 MAI – QUA – 10H30

O Seminário discutirá propostas curriculares inovadoras para a formação universitária, com vistas à ampliação do conhecimento sobre as mudanças no ensino superior e à construção de visões prospectivas sobre a Universidade no Brasil.

Sônia Sampaio, Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, atua no campo da Psicologia do Desenvolvimento Humano com interface em Educação, especialmente na área da Educação Superior. Dirige o grupo de pesquisa “Observatório da Vida Estudantil” e, desde 2015, é Professora Titular do Instituto de Artes, Humanidades e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC). Professora permanente do Programa de Pós-graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade da UFBA, coordena o Projeto AINDA ESTRANGEIROS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: racismo acadêmico e saúde mental entre estudantes cotistas” aprovado no âmbito do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (CAPES/MEC). Foi professora visitante nas universidades Paris VIII e Lorraine.

Nelson Studart Filho, Doutor em Física pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu carreira acadêmica (1975-2013) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e foi Professor Visitante da Universidade Federal do ABC (2014-2019). Atualmente é Coordenador Acadêmico e Docente da Ilum Escola da Ciência do CNPEM – Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais e Pró-Reitor de Pós-graduação da Sociedade Brasileira de Física. Na área de ensino de Física, realiza pesquisa translacional visando a aplicação da pesquisa acadêmica na sala de aula, com a participação de pesquisadores e professores-alunos do ensino médio. São investigadas as novas tecnologias digitais e metodologias ativas com interesse na aprendizagem baseada em games e processos de gamificação. Tem interesse na História da Física e seu ensino. Foi editor da Revista Brasileira de Ensino de Física (2000-2009) e atualmente é Editor Associado. Fundador e atual Editor de A Física na Escola. Participou da construção e consolidação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (PROFIS-CAPES) (2014-2020).

Evento somente online:

Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube

Mastering Social Foresight: Navigating Future Challenges

Inscreva-se até 15/05

Estão abertas as inscrições para a disciplina “Mastering Social Foresight: Navigating Future Challenges”, oferecida pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da UFRJ dentro do programa Global Hybrid Classroom. A disciplina será ministrada em inglês pelo professor Felipe Koch da Université Paris-Est Créteil.

O Programa Global Hybrid Classroom visa conectar estudantes e professores de diferentes países, proporcionando uma experiência de aprendizado intercultural e expandindo os horizontes educacionais através do compartilhamento de disciplinas de graduação e pós-graduação entre instituições.

O curso será ministrado em formato online pela plataforma Moodle. As atividades serão assíncronas, com início em 08 de maio, havendo um encontro semanal com o professor a partir do dia 13 de maio. A carga horária total será de 30h distribuídas em 10 semanas, o que corresponde a 3 horas de dedicação semanal. O nível do curso é de pós-graduação e equivale a 2 créditos. Alunos ouvintes são bem-vindos e terão direito a certificado de participação ao final.


Este programa é uma iniciativa da Universidade de Tsinghua que conta com a parceria da UFRJ, através do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, e diversas outras universidades pelo mundo.


Mastering Social Foresight

Mastering Social Foresight: Navigating Future Challenges” is an insightful online course skillfully blending Roberto Poli’s foundational concepts with the multifaceted aspects of social foresight.This course navigates through five pivotal axes: the dynamics of abstract and concrete futures, the intricacies of future studies (forecasting, foresight, anticipation), the enhancement of futures literacy through Riel Miller’s approach, the complexities of social systems, and the intricacies of anticipatory governance, drawing on Leon Fuerth’s insights. Enriched further by Richard Slaughter’s comprehensive views, the course offers a mix of video lectures and interactive forums, aiming to foster a nuanced understanding of proactive policy-making and future societal trends shaping.

O universalismo do Iluminismo. Um exercício de controvérsia

12 SET – 18H

Como parte do projeto levado a cabo no âmbito da Cátedra Paul Zumthor, será feito um exercício de controvérsia em torno do tema específico das “revoluções do livro”. A intervenção será pautada pelo levantamento de três ou quatro questões centrais a serem respondidas pelo interveniente em duas vertentes opostas, a partir de um argumentário “a favor” e outro “contra”. A questão final – vivemos uma última revolução que marca o começo do fim da era do livro? – aponta para o futuro, em forma de horizonte perspectivo.

O evento, que terá como convidado Antoine Lilti, professor do Collège de France, deverá também marcar a publicação pela EdUFF da tradução do livro A herança das Luzes, traduzido por Andrea Daher e Luiz C. de Sá. 

A relevância da questão colocada neste livro – existiria uma herança do Iluminismo? – lhe confere grande força, num momento em que a suspensão da racionalidade iluminista tem sido tantas vezes mencionada face ao terrorismo, à guerra, às autocracias ou à revogação da noção ocidental de “civilização”. Ao final do percurso histórico traçado, que retoma também a herança kantiana e a Aufklärung, Lilti retoma as palavras de Foucault, em “O que é o Iluminismo?”, associada a questões do discurso verdadeiro e suas condições de possibilidade, cuja pertinência hoje, em meio à difusão planetária de fake news, parece indiscutível.

A importância do debate que Lilti provoca, abre, assim, a possibilidade de adoção dessas discussões em diversos campos – história, filosofia, comunicação, política etc. A tradução deste livro no Brasil assume, sem dúvida, um valor inestimável para a atualidade. Trata-se, para as finalidades desta Cátedra, de um dos objetos mais pertinentes para se esboçar uma controvérsia em perspectiva histórica.

Participam: Antoine Lilti (Collège de France) e Andrea Daher – Titular da Cátedra Paul Zumthor CBAE-UFRJ.

Local: Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro 

Parceiros: Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, FAPERJ

VI Seminário Núcleo de Políticas Públicas: Análise e Avaliação 2024

13-14 MAI

Que acontece em nova data, 13 e 14 de maio, o VI Seminário Núcleo de Políticas Públicas: Análise e Avaliação 2024  reunirá atores públicos e privados com atuação em análise e avaliação de políticas públicas.

Nesta edição, tendo o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ assumido um importante compromisso institucional no T20 (Think Tanks), o VI NUPPAA. soma-se ao compromisso coletivo de pensar os temas das forças-tarefas do T20, no contexto do G20 Brasil.

Acesse o site para todos os detalhes do evento.

Do Político nas Políticas Linguísticas

6 MAI – SEG – 17H

“Do político nas políticas linguísticas’ é indicativo do campo teórico em que ela se inscreve, qual seja, o da História das Ideias Linguísticas em suas fronteiras e articulações, no Brasil, com a Análise do Discurso materialista.  Discutimos o político e as línguas a partir do conceito política de línguas, considerando o político como processo incessante de divisão dos sentidos, e as línguas como um corpo simbólico afetado pela historicidade.  Pensar a partir da política de línguas é propor vários deslocamentos teóricos e distintos temas de pesquisa.  Um desses deslocamentos é tomar as próprias políticas linguísticas como objeto de análise; um outro é refletir sobre o papel do linguista nas políticas de Estado; outro caminho, dentre várias possibilidades, é propor discussões sobre os momentos históricos em que uma dada língua entra como argumento em uma política de Estado ou em uma política menos institucional.

Participam, Bethania Mariani – UFF; Maria Teresa Celada – USP; Leandro Alves Diniz – UFMG; Tania C. de Souza – UFRJ.

Coordenação: Godofredo de Oliveira Neto, Titular da Cátedra Machado de Assis, Faculdade de Letras/UFRJ

Evento somente online:

Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube

Zoom Meeting

CBAE integra Rede Latino-Americana de Futuro para promover desenvolvimento sustentável

Programa Futuros

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, através do Programa Futuros, tornou-se membro da Rede Latino-Americana de Futuro, uma iniciativa que promove o desenvolvimento sustentável, a inovação e a cooperação entre países da América Latina. Esta parceria fortalece a atuação interdisciplinar da Rede, proporcionando insights aprofundados sobre questões críticas para a região.

A Rede, que abrange instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil e organismos internacionais, visa criar uma rede de colaboração entre pesquisadores e empresas para enfrentar desafios regionais, como mudanças climáticas, desigualdade socioeconômica e acesso a tecnologias modernas.

Os resultados esperados incluem a promoção de soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais, o estímulo à educação e capacitação em áreas relacionadas à tecnologia e sustentabilidade, além da criação de oportunidades de negócios e empreendedorismo.

As atividades para alcançar esses objetivos podem incluir eventos, conferências e workshops para troca de conhecimento, financiamento e apoio a projetos de pesquisa e desenvolvimento em setores estratégicos, além de parcerias com atores regionais e internacionais para ampliar o alcance das iniciativas.

A Rede Latino-Americana de Futuro também pretende criar uma mentalidade mais proativa entre seus membros, promovendo uma abordagem estratégica para lidar com desafios futuros. A troca de experiências e conhecimentos entre diferentes instituições permite o desenvolvimento de soluções inovadoras que podem ser aplicadas em diferentes contextos regionais.

Além disso, a Rede contribui para o fortalecimento da cooperação regional ao abordar questões importantes, como sustentabilidade e mudanças climáticas, de maneira integrada. A união de esforços e a busca por soluções conjuntas possibilitam a construção de um futuro mais resiliente e próspero para todos os países envolvidos.

Jovens da China e América Latina se unem para combater a pobreza em desafio

Inscreva-se até 26 abril

O China-Latin America 2024 Youth Challenge to Alleviate Poverty é uma iniciativa inovadora que busca unir jovens da China e América Latina na luta contra a pobreza. Reconhecendo as diferenças nas condições naturais, níveis de desenvolvimento econômico, história, cultura e instituições entre os países participantes, o desafio incentiva os participantes a desenvolver soluções criativas e sustentáveis para aliviar a pobreza nas regiões envolvidas.

Os jovens, que representam o futuro das nações, são encorajados a participar ativamente do desafio, utilizando suas habilidades e conhecimentos para enfrentar desafios globais e desenvolver competências globais. Ao explorar o que é a pobreza e como ela se manifesta em suas comunidades, eles podem propor soluções inovadoras para combatê-la.

O programa oferece uma abordagem multidisciplinar, com a participação de estudantes de diversas áreas, como ciências humanas, ciências sociais, tecnologia e engenharia. Além disso, o desafio aborda aspectos essenciais para a redução da pobreza, incluindo desenvolvimento econômico, educação, saúde, agricultura, finanças, proteção social, infraestrutura, política e governança, sustentabilidade ambiental e cooperação internacional.

Ao promover a colaboração entre jovens da China e América Latina, o desafio busca criar uma rede de aprendizado mútuo que fomente soluções concretas e eficazes para a pobreza. Esta iniciativa representa uma oportunidade única para os jovens desenvolverem liderança, criatividade e trabalho em equipe, além de contribuir para a criação de um mundo mais justo e igualitário.

La nueva dinámica de las relaciones Sur-Sur y los desafíos de la integración latinoamericana

22-25 ABR

El Foro Internacional La nueva dinámica de las relaciones Sur-Sur y los desafíos de la integración latinoamericana se propone fortalecer un espacio de diálogo y reflexión colectiva sobre los profundos cambios del sistema mundial contemporáneo que permita difundir conocimiento y, al mismo tiempo, generar incidencia en torno a las dinámicas de integración en América Latina y el Caribe.

De esta manera, se buscará promover un debate interdisciplinario sobre los desafíos geopolíticos de los procesos de integración regional en el contexto de nuevas tendencias en la economía mundial, crisis climática, transición energética, nueva arquitectura financiera global, nuevas fronteras del desarrollo científico y tecnológico y geopolítica de los recursos naturales.

Este Foro Internacional busca poner en diálogo a integrantes de la academia latinoamericana y caribeña, organizaciones y decisores/as de políticas públicas, junto con invitados internacionales, sobre los principales puntos que dinamicen los debates sobre los temas centrales del Foro.

Organizan y participan el Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, el Grupo de Trabajo CLACSO Geopolítica, Integración regional y Sistema mundial y el Centro de Investigación sobre Geopolítica, Integración Regional y Sistema Mundial – GIS/UFRJ.

Cátedra Maria Firmina dos Reis por Helena Theodoro

19 ABR – 15H

Mesa 1 – 15h às 19h45

Ancestralidade, Literatura e Cultura Negra

Apresentação de Helena Theodoro. Destaque ao livro “Memórias Póstumas de Teresa de Jesus” com a presença de Analimar Ventapane, filha de Martinho da Vila e seus filhos Dandara e Raoni.

Mesa 2 – 17h às 18h45

Mulheres Negras que Transformam Sonhos em Realidade

Mediação de Helena Theodoro com as convidadas Célia Domingues (AMEBRAS), Dida (Dida’s Bar) e Quitéria Chagas (Império Serrano).

Atividade cultural / Mulheres Sambistas – 19h

Local: 

Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ)
Largo São Francisco de Paula, 1, Centro, Rio de Janeiro

Seleção Programa de Cátedras 2024 – Resultado Final

ATA DE SELEÇÃO

A Diretora do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no uso das atribuições que lhe confere a Resolução 20 de 2005 do CONSUNI, que aprovou o Regimento do CBAE vigente, torna pública a abertura das inscrições e as normas estabelecidas para a realização de seleção destinada de interessados na participação do Programa Cátedras, na forma estabelecida neste Edital.

Perfil do candidato:

Ser Professora/o Titular há mais de cinco anos, ou equivalente, com reconhecida liderança em seu campo do saber;

Objetivo do Programa de Cátedras 2024:

Organização da rede de pesquisadores de alto nível de sua temática – dentro e fora da UFRJ. Formulação e implementação de uma disciplina transversal ou de um ciclo de atividades transversal no seu campo temático, a ser lecionada ou realizado no âmbito do CBAE, aberta a participantes em nível de pósgraduação, lato e strictu sensu, podendo incluir ou não estudantes de graduação.

Áreas temáticas – rol não taxativo:

  • Amazônia
  • Biodiversidade e Sustentabilidade
  • Cultura, Arte e Sociedade (Cinema, Literatura, Música, Teatro)
  • Desigualdades/Inclusão Social/Trabalho
  • Educação para o Futuro
  • Estudos sobre e para os Futuros. Amanhãs Desejáveis
  • Ética, Justiça e Felicidade
  • OneHealth – Saúde Única
  • Medicina de Precisão
  • Transição Energética

Cronograma:

Inscrições prorrogadas até: 10/01/2024
Resultados: 26/02/2024
Início das Cátedras: 11/03/2024

Submissão da proposta:

Esclarecimentos, informações adicionais e submissão da proposta para: catedrascbae@forum.ufrj.br

Clique aqui e faça o download do Edital completo!

Resultado Final:

Ata de Seleção Programa de Cátedras 2024