Disciplinas Stricto Sensu do Programa Futuros

MAR 2024

Disciplinas stricto sensu – mestrado e doutorado:

1º Bimestre 2024 – inscrições encerradas

Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis

Letramento em Futuros e Prospectiva Social

Cenários e Conjunturas

Energia Meio Ambiente e Desenvolvimento

Sociologia da Mudança

A China Contemporânea

Desafios da Desigualdade na Contemporaneidade

2º Bimestre 2024 – inscrições em breve

Capitalismo, Democracia e Economia Política do Desenvolvimento

Metodologias de projeção e Prospecção

Concorrência, Inovação e Progresso Técnico

Políticas de Segurança numa Perspectiva Geopolítica

Ecologia do Não-Saber, Espaços do Futuro

Docentes:

  • Adalberto Vieyra
  • Adriano Proença
  • Ana Célia Castro
  • Arnaldo Lanzara
  • Aspásia Camargo
  • Breynner Ricardo de Oliveira
  • Carlos Bielschowsky
  • Carlos Eduardo Barbosa
  • Carlos Henrique Vieira Santana
  • Carmen Tereza Gabriel
  • Célia Kerstenetzky
  • Cláudia Mermelstein
  • Domício Proença
  • Elisa Reis
  • Estela Neves
  • Emílio La Rovere
  • Fábio Scarano
  • Felipe Koch da Silveira
  • Felix Lopez
  • Francisco Eduardo P. de Souza
  • Jano Moreira de Souza
  • Juliana Magalhães
  • Lavínia B. de Castro
  • Leonardo Burlamaqui
  • Lúcia Rabello de Castro
  • Manoel Costa
  • Marília Zaluar Guimarães
  • Paulo Ferrão
  • Pedro Fandiño
  • Priscila Machado Vieira Lima
  • Rafael Linden
  • Raffaele De Giorgi
  • Renato Boschi
  • Roberto Bartholo
  • Roberto Lent
  • Yuri Oliveira de Lima

Oralidade e literacia: as formas da linguagem poético-dramática. Diálogo com Octavio Camargo

12 JUN – QUA – 17H

Como parte do projeto levado a cabo no âmbito da Cátedra Paul Zumthor, “As modalidades da tensão entre escrita e oralidade na produção artística, cultural e intelectual”, uma intervenção, na forma de um diálogo público, será feita por Andrea Daher e Octavio Camargo, compositor e diretor teatral.

Camargo é também professor de Composição e Estética na Escola de Música e Belas Artes do Paraná desde 1992, e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Apresentou diversas performances da Ilíada, desenvolvendo uma abordagem única para a obra em LIBRAS, incluindo uma apresentação de 24 horas no Festival de Curitiba em 2016.

Neste diálogo, poderão ser evidenciadas as muitas possibilidades de relação entre oralidade e literacia, considerando-se a performance corporal como parte integrante do repertório dramático, cuja normatividade, organizadora da recepção desses objetos artísticos-teatrais, resta a ser definida.

Participam: Octavio Camargo (Universidade Federal do Paraná) e Andrea Daher – Titular da Cátedra Paul Zumthor CBAE-UFRJ.

Local: Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro 

Parceiros: Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, FAPERJ

O universalismo do Iluminismo. Um exercício de controvérsia

12 SET – 18H

Como parte do projeto levado a cabo no âmbito da Cátedra Paul Zumthor, será feito um exercício de controvérsia em torno do tema específico das “revoluções do livro”. A intervenção será pautada pelo levantamento de três ou quatro questões centrais a serem respondidas pelo interveniente em duas vertentes opostas, a partir de um argumentário “a favor” e outro “contra”. A questão final – vivemos uma última revolução que marca o começo do fim da era do livro? – aponta para o futuro, em forma de horizonte perspectivo.

O evento, que terá como convidado Antoine Lilti, professor do Collège de France, deverá também marcar a publicação pela EdUFF da tradução do livro A herança das Luzes, traduzido por Andrea Daher e Luiz C. de Sá. 

A relevância da questão colocada neste livro – existiria uma herança do Iluminismo? – lhe confere grande força, num momento em que a suspensão da racionalidade iluminista tem sido tantas vezes mencionada face ao terrorismo, à guerra, às autocracias ou à revogação da noção ocidental de “civilização”. Ao final do percurso histórico traçado, que retoma também a herança kantiana e a Aufklärung, Lilti retoma as palavras de Foucault, em “O que é o Iluminismo?”, associada a questões do discurso verdadeiro e suas condições de possibilidade, cuja pertinência hoje, em meio à difusão planetária de fake news, parece indiscutível.

A importância do debate que Lilti provoca, abre, assim, a possibilidade de adoção dessas discussões em diversos campos – história, filosofia, comunicação, política etc. A tradução deste livro no Brasil assume, sem dúvida, um valor inestimável para a atualidade. Trata-se, para as finalidades desta Cátedra, de um dos objetos mais pertinentes para se esboçar uma controvérsia em perspectiva histórica.

Participam: Antoine Lilti (Collège de France) e Andrea Daher – Titular da Cátedra Paul Zumthor CBAE-UFRJ.

Local: Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro 

Parceiros: Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, FAPERJ

VI Seminário Núcleo de Políticas Públicas: Análise e Avaliação 2024 – chamada de trabalhos até 03/05

ATÉ 3 MAIO

Que acontece em nova data, 13 e 14 de maio, o VI Seminário Núcleo de Políticas Públicas: Análise e Avaliação 2024  reunirá atores públicos e privados com atuação em análise e avaliação de políticas públicas.

Nesta edição, tendo o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ assumido um importante compromisso institucional no T20 (Think Tanks), o VI NUPPAA. soma-se ao compromisso coletivo de pensar os temas das forças-tarefas do T20, no contexto do G20 Brasil.

Acesse o site para todos os detalhes do evento e a submissão de trabalhos.

As revoluções do livro? Um exercício de controvérsia

22 MAI – QUA – 18H

Como parte do projeto levado a cabo no âmbito da Cátedra Paul Zumthor, será feito um exercício de controvérsia em torno do tema específico das “revoluções do livro”.

A intervenção será pautada pelo levantamento de três ou quatro questões centrais a serem respondidas pelo interveniente em duas vertentes opostas, a partir de um argumentário “a favor” e outro “contra”.

A questão final – vivemos uma última revolução que marca o começo do fim da era do livro? – aponta apontar para o futuro, em forma de horizonte perspectivo. O historiador Roger Chartier definiu três revoluções do livro: a invenção do objeto livro tal como o conhecemos; a invenção da imprensa; e o desaparecimento do papel com o aparecimento do texto digital. 

Considerando que o livro é ao mesmo tempo a inscrição de um discurso, uma obra intelectual, mas também uma interface entre o autor e seus leitores, além de ser o primeiro objeto produzido em massa e que anuncia a era industrial, ele pode, de modo controverso, ser associado a uma série de inovações tecnológicas, sociais, políticos e culturais.

Em nossos dias, a Internet marca uma revolução talvez ainda mais importante do que o surgimento imprensa, passível de modificar por completo a maneira como produzimos e recebemos o conhecimento. Se a transição do volume para o códice mudou a forma como percebíamos o conteúdo da obra, no mundo digital esta mudança de percepção é formal e funcional.

Em todo caso, o livro digital é acessível a todos em termos de recepção, mas também em termos de produção. Com essa última suposta revolução, todos se tornam autores e qualquer um pode se tornar um editor.

Participam: Roger Chartier (Collège de France) e Andrea Daher – Titular da Cátedra Paul Zumthor CBAE-UFRJ.

Local: Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro 

Parceiros: Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, FAPERJ

Do Político nas Políticas Linguísticas

6 MAI – SEG – 17H

“Do político nas políticas linguísticas’ é indicativo do campo teórico em que ela se inscreve, qual seja, o da História das Ideias Linguísticas em suas fronteiras e articulações, no Brasil, com a Análise do Discurso materialista.  Discutimos o político e as línguas a partir do conceito política de línguas, considerando o político como processo incessante de divisão dos sentidos, e as línguas como um corpo simbólico afetado pela historicidade.  Pensar a partir da política de línguas é propor vários deslocamentos teóricos e distintos temas de pesquisa.  Um desses deslocamentos é tomar as próprias políticas linguísticas como objeto de análise; um outro é refletir sobre o papel do linguista nas políticas de Estado; outro caminho, dentre várias possibilidades, é propor discussões sobre os momentos históricos em que uma dada língua entra como argumento em uma política de Estado ou em uma política menos institucional.

Participam, Bethania Mariani – UFF; Maria Teresa Celada – USP; Leandro Alves Diniz – UFMG; Tania C. de Souza – UFRJ.

Coordenação: Godofredo de Oliveira Neto, Titular da Cátedra, Faculdade de Letras/UFRJ

Evento somente online:

Canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube

Zoom Meeting

CBAE integra Rede Latino-Americana de Futuro para promover desenvolvimento sustentável

Programa Futuros

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, através do Programa Futuros, tornou-se membro da Rede Latino-Americana de Futuro, uma iniciativa que promove o desenvolvimento sustentável, a inovação e a cooperação entre países da América Latina. Esta parceria fortalece a atuação interdisciplinar da Rede, proporcionando insights aprofundados sobre questões críticas para a região.

A Rede, que abrange instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil e organismos internacionais, visa criar uma rede de colaboração entre pesquisadores e empresas para enfrentar desafios regionais, como mudanças climáticas, desigualdade socioeconômica e acesso a tecnologias modernas.

Os resultados esperados incluem a promoção de soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais, o estímulo à educação e capacitação em áreas relacionadas à tecnologia e sustentabilidade, além da criação de oportunidades de negócios e empreendedorismo.

As atividades para alcançar esses objetivos podem incluir eventos, conferências e workshops para troca de conhecimento, financiamento e apoio a projetos de pesquisa e desenvolvimento em setores estratégicos, além de parcerias com atores regionais e internacionais para ampliar o alcance das iniciativas.

A Rede Latino-Americana de Futuro também pretende criar uma mentalidade mais proativa entre seus membros, promovendo uma abordagem estratégica para lidar com desafios futuros. A troca de experiências e conhecimentos entre diferentes instituições permite o desenvolvimento de soluções inovadoras que podem ser aplicadas em diferentes contextos regionais.

Além disso, a Rede contribui para o fortalecimento da cooperação regional ao abordar questões importantes, como sustentabilidade e mudanças climáticas, de maneira integrada. A união de esforços e a busca por soluções conjuntas possibilitam a construção de um futuro mais resiliente e próspero para todos os países envolvidos.

Jovens da China e América Latina se unem para combater a pobreza em desafio

Inscreva-se até 26 abril

O China-Latin America 2024 Youth Challenge to Alleviate Poverty é uma iniciativa inovadora que busca unir jovens da China e América Latina na luta contra a pobreza. Reconhecendo as diferenças nas condições naturais, níveis de desenvolvimento econômico, história, cultura e instituições entre os países participantes, o desafio incentiva os participantes a desenvolver soluções criativas e sustentáveis para aliviar a pobreza nas regiões envolvidas.

Os jovens, que representam o futuro das nações, são encorajados a participar ativamente do desafio, utilizando suas habilidades e conhecimentos para enfrentar desafios globais e desenvolver competências globais. Ao explorar o que é a pobreza e como ela se manifesta em suas comunidades, eles podem propor soluções inovadoras para combatê-la.

O programa oferece uma abordagem multidisciplinar, com a participação de estudantes de diversas áreas, como ciências humanas, ciências sociais, tecnologia e engenharia. Além disso, o desafio aborda aspectos essenciais para a redução da pobreza, incluindo desenvolvimento econômico, educação, saúde, agricultura, finanças, proteção social, infraestrutura, política e governança, sustentabilidade ambiental e cooperação internacional.

Ao promover a colaboração entre jovens da China e América Latina, o desafio busca criar uma rede de aprendizado mútuo que fomente soluções concretas e eficazes para a pobreza. Esta iniciativa representa uma oportunidade única para os jovens desenvolverem liderança, criatividade e trabalho em equipe, além de contribuir para a criação de um mundo mais justo e igualitário.

La nueva dinámica de las relaciones Sur-Sur y los desafíos de la integración latinoamericana

22-25 ABR

El Foro Internacional La nueva dinámica de las relaciones Sur-Sur y los desafíos de la integración latinoamericana se propone fortalecer un espacio de diálogo y reflexión colectiva sobre los profundos cambios del sistema mundial contemporáneo que permita difundir conocimiento y, al mismo tiempo, generar incidencia en torno a las dinámicas de integración en América Latina y el Caribe.

De esta manera, se buscará promover un debate interdisciplinario sobre los desafíos geopolíticos de los procesos de integración regional en el contexto de nuevas tendencias en la economía mundial, crisis climática, transición energética, nueva arquitectura financiera global, nuevas fronteras del desarrollo científico y tecnológico y geopolítica de los recursos naturales.

Este Foro Internacional busca poner en diálogo a integrantes de la academia latinoamericana y caribeña, organizaciones y decisores/as de políticas públicas, junto con invitados internacionales, sobre los principales puntos que dinamicen los debates sobre los temas centrales del Foro.

Organizan y participan el Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, el Grupo de Trabajo CLACSO Geopolítica, Integración regional y Sistema mundial y el Centro de Investigación sobre Geopolítica, Integración Regional y Sistema Mundial – GIS/UFRJ.

Cátedra Maria Firmina dos Reis por Helena Theodoro

19 ABR – 15H

Mesa 1 – 15h às 19h45

Ancestralidade, Literatura e Cultura Negra

Apresentação de Helena Theodoro. Destaque ao livro “Memórias Póstumas de Teresa de Jesus” com a presença de Analimar Ventapane, filha de Martinho da Vila e seus filhos Dandara e Raoni.

Mesa 2 – 17h às 18h45

Mulheres Negras que Transformam Sonhos em Realidade

Mediação de Helena Theodoro com as convidadas Célia Domingues (AMEBRAS), Dida (Dida’s Bar) e Quitéria Chagas (Império Serrano).

Atividade cultural / Mulheres Sambistas – 19h

Local: 

Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ)
Largo São Francisco de Paula, 1, Centro, Rio de Janeiro

Seleção Programa de Cátedras 2024 – Resultado Final

ATA DE SELEÇÃO

A Diretora do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no uso das atribuições que lhe confere a Resolução 20 de 2005 do CONSUNI, que aprovou o Regimento do CBAE vigente, torna pública a abertura das inscrições e as normas estabelecidas para a realização de seleção destinada de interessados na participação do Programa Cátedras, na forma estabelecida neste Edital.

Perfil do candidato:

Ser Professora/o Titular há mais de cinco anos, ou equivalente, com reconhecida liderança em seu campo do saber;

Objetivo do Programa de Cátedras 2024:

Organização da rede de pesquisadores de alto nível de sua temática – dentro e fora da UFRJ. Formulação e implementação de uma disciplina transversal ou de um ciclo de atividades transversal no seu campo temático, a ser lecionada ou realizado no âmbito do CBAE, aberta a participantes em nível de pósgraduação, lato e strictu sensu, podendo incluir ou não estudantes de graduação.

Áreas temáticas – rol não taxativo:

  • Amazônia
  • Biodiversidade e Sustentabilidade
  • Cultura, Arte e Sociedade (Cinema, Literatura, Música, Teatro)
  • Desigualdades/Inclusão Social/Trabalho
  • Educação para o Futuro
  • Estudos sobre e para os Futuros. Amanhãs Desejáveis
  • Ética, Justiça e Felicidade
  • OneHealth – Saúde Única
  • Medicina de Precisão
  • Transição Energética

Cronograma:

Inscrições prorrogadas até: 10/01/2024
Resultados: 26/02/2024
Início das Cátedras: 11/03/2024

Submissão da proposta:

Esclarecimentos, informações adicionais e submissão da proposta para: catedrascbae@forum.ufrj.br

Clique aqui e faça o download do Edital completo!

Resultado Final:

Ata de Seleção Programa de Cátedras 2024