Ficção Científica (ou especulativa),  Violência e Mundos Alternativos

INSCRIÇÕES ABERTAS

Programa de Pós-Graduacão em Ciência da Literatura da UFRJ

Cátedra Patricia Acioli

APRESENTAM

Ficção Científica (ou especulativa),  Violência e Mundos Alternativos

De 6 de agosto a 19 de dezembro de 2025, às quartas-feiras, das 14h às 17h, formato presencial – 60 horas/4 créditos.

Público alvo: estudantes de mestrado e doutorado; ouvintes são bem-vindos.

Professores responsáveis: Luiz Eduardo Soares e Felipe Lima

Há algo perturbador acontecendo no modo como a literatura tem imaginado, sobretudo na América Latina, a violência contra a mulher, mobilizando e reconfigurando mundos para fazê-lo. Postura em certo sentido análoga à da ficção científica – quando enfrenta dilemas extremos: tudo ou nada. Essa coragem estético-política e existencial dialoga com seu avesso: a compulsão à repetição que marca a linguagem social (e institucional) atada ao presente e algoritmizada, isto é, comprometida com futuros que se reduzem a combinatórias de instruções, fruto da padronização seletiva do passado. 

Como pensar e agir sobre mundos, se o desejo está confinado ao cardápio de Big-Techs (a um tempo esterilizador da subjetividade e indutor do solipsismo)? 

Qual a relação entre mundo, experiência cotidiana, luta política e hegemonia? 

O que significa disputa pela funcionalização de uma ontologia? 

Há diálogo entre a chamada virada ontológica, a psicanálise, experimentos literários contemporâneos e o marxismo desmumificado pelo torno da teoria crítica? 

Ementa completa!

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.

Global Hybrid Classroom: cursos da Universidade de Tsinghua para UFRJ

INSCREVA-SE ATÉ 28 AGO

Estão abertas as inscrições para docentes e alunos da UFRJ interessados nas disciplinas do segundo semestre de 2025 oferecidas pela Universidade de Tsinghua no âmbito do Programa Global Hybrid Classroom (GHC). As inscrições devem ser feitas até 28 de agosto pela plataforma do programa: https://ghc.yuketang.cn/pro/portal/trainprojectdetail/200, e as aulas têm início em 15 de setembro.

O Programa Global Hybrid Classroom visa conectar estudantes e professores de diferentes países, proporcionando uma experiência de aprendizado intercultural e expandindo os horizontes acadêmicos através do compartilhamento de disciplinas de graduação e pós-graduação entre instituições parceiras.

A iniciativa da Universidade de Tsinghua conta com a colaboração da UFRJ, por meio da parceria com o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), além de outras universidades de prestígio ao redor do mundo.

Confira a lista de cursos disponíveis para o 2º semestre de 2025.

Veja o passo a passo para o seu registro na plataforma do GHC.

Universidade de Tsinghua

A Universidade de Tsinghua é uma das instituições mais prestigiadas da China e do mundo, amplamente reconhecida por sua excelência acadêmica. Considerada um centro de inovação e pesquisa, Tsinghua é responsável por uma publicação científica de alto impacto, contribuindo para avanços tecnológicos e soluções para desafios globais.

Obra organizada pela Titular da Cátedra Quantas Filósofas? é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico

Notícia

O livro “Pequenos Ensaios Sobre Grandes Filósofas” acaba de ser anunciado como semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico da área de Filosofia 2025.

Organizado por Carolina Araújo (UFRJ), Luciana Deplagne (UFPB) e Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB), e publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba, o volume reúne ensaios de jovens filósofas brasileiras sobre diferentes filósofas da história.

“Pequenos ensaios sobre Grandes Filósofas nada tem de pequeno. É um livro grandioso porque corajoso, irreverente, capaz de abrir caminhos e fazê-los se multiplicar. É preciso coragem e irreverência para desafiar a historiografia sexista que desapareceu com as mulheres da história da filosofia pelo simples fato de serem mulheres. É o que este livro faz: engaja-se em recuperar, com análises aprofundadas, o pensamento de filósofas da Antiguidade, da Idade Média, da Modernidade e da Contemporaneidade, que desafiaram as normas sociais e filosóficas de suas épocas e ousaram pensar. Recontar a história do passado para compreender melhor o presente e projetar outros futuros, eis a grande contribuição deste Pequenos ensaios sobre Grandes Filósofas”

Yara Frateschi, Unicamp

A coletânea traz contribuições de Carmel da Silva Ramos, Cinelli Tardioli Mesquita, Eugênia Ribeiro Teles, Fernanda Cardoso Nunes, Graziela Rinaldi da Rosa, Juliana de Moraes Monteiro, Maria Graciele de Lima, Raquel Wachtler Pandolpho, Sarah Bonfim, Telma de Souza Birchal e Thaís Rodrigues de Souza.

Os ensaios tratam de Angela Davis, Aspásia de Mileto, Christine Tappolet, Elisabeth da Boêmia, Lélia Gonzalez, Margery Kempe, Marie de Gournay, Mary Wollstonecraft, Nízia Floresta e Teresa D’Ávila.

O livro está disponível para ser baixado gratuitamente em https://zenodo.org/records/11583698


*Carolina Araújo é Professora Titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pesquisadora do CNPq, Cientista do Nosso Estado Faperj e Titular da Cátedra Quantas Filósofas? do Colégio Brasileiro de Altos Estudos

Agenda 2030 en América Latina

6 AGO – MIÉ – 14h (UTC-4) / 13h (UTC-5)

Agenda 2030 en América Latina: una década de caminos recorridos, cinco años de posibilidades por consolidar

El seminario Diálogos Sostenibles, con el tema “Agenda 2030 en América Latina: una década de caminos recorridos, cinco años de posibilidades por consolidar”, tiene como objetivo fomentar un espacio plural, crítico y comprometido para el intercambio de saberes y prácticas sobre la integración y territorialización de la Agenda 2030 en las políticas públicas latinoamericanas.

Al cumplirse una década desde la adopción de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS), el evento propone reflexionar sobre los cinco años restantes para el cumplimiento de sus metas. Así, invita a analizar los avances logrados, los desafíos enfrentados y las posibilidades reales de transformación en los ámbitos regional, nacional e institucional, con especial atención al papel de las universidades.

La propuesta es promover el diálogo entre experiencias diversas, conectando narrativas y construyendo visiones colectivas sobre caminos posibles para una transición justa, inclusiva y ambientalmente responsable, en contextos profundamente marcados por desigualdades históricas, vulnerabilidades socioambientales y disputas políticas. 

Fortalecer el multilateralismo y amplificar la voz del Sur Global, por medio de la acción conjunta entre universidades, organismos internacionales y espacios de diálogo interinstitucional, puede ser decisivo para construir soluciones sostenibles que integren saberes científicos y conocimientos tradicionales, en sintonía con la complejidad de los desafíos contemporáneos.

Ponentes:

Mareike Eberz (CEPAL) – La Agenda 2030 desde la perspectiva de la CEPAL para América Latina

Thiago Gehre (Comisión Nacional para los ODS en Brasil – CNODS) – La Agenda 2030 en Brasil

Orlando Saez Zapata (OSES-ALC) – La Agenda 2030 en las universidades latinoamericanas

Moderación:

Marta de Azevedo Irving – Titular de la Cátedra Ambiente y Sostenibilidad

Professora e pesquisadora sênior do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ) e, do Pograma Futuros (CBAE/FCC/UFRJ). Coordenadora da Cátedra de Ambiente e Sustentabilidade do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/FCC/UFRJ) e pesquisadora sênior do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED/CNPq). Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre 2023 e 2025. Perfil acadêmico interdisciplinar, com graduação em Biologia (UFRJ) e em Psicologia (UERJ). Mestrado em Gestão Costeira (Southampton University) e Doutorado em Ciências (Universidade de São Paulo). Pós-Doutorado em Gestão Social da Biodiversidade no Département dÉcologie et Gestion de la Biodiversité no Musée dHistoire Naturelle (MNHN) e, no CRBC/ École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) da França. Professora e pesquisadora convidada do Département Hommes, Natures et Sociétés do MNHN e do IREST/Paris 1 (França), além do Departamento de Geografia da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e do Oslo and Akershus College of Applied Sciences (Noruega), alem de ter contribuido com inumeros projetos no âmbito do Sistema das Nações Unidas e demais instituições de alcance internacional. Em seu percurso profissional tem conduzido a reflexão ética e crítica sobre o campo da sustentabilidade, à luz da Ecologia Social e Política, com foco na temática de governança vinculada à agenda socioambiental, com ênfase em gestão social da biodiversidade, em suas interfaces com as demais políticas públicas. Suas pesquisas partem da ressignificação da relação entre natureza e cultura, na contemporaneidade, e seus rebatimentos nas agendas global e nacional do desenvolvimento. Com base na perspectiva teórica sobre sustentabilidade e governança socioambiental, alguns temas tem orientado suas pesquisas, atualmente, nas interfaces com o debate associado à conservação da biodiversidade, envolvendo áreas protegidas e patrimônio; cultura e direito de povos e populações tradicionais; lazer, turismo e ética da sustentabilidade; desenvolvimento de tecnologias participativas como instrumentos para a ação comunitária e  desenvolvimento local, em articulação com a questão climática e políticas setoriais conexas, à luz da Agenda 2030, entre outros. A pesquisadora tem status de Bolsista de Produtividade do CNPq e coordena os Grupos de Pesquisa Governança, Ambiente, Políticas Públicas, Inclusão e Sustentabilidade (GAPIS/Lattes/CNPq) e, o Núcleo Sinergia: Subjetividades, Turismo, Natureza e Cultura (Sinergia/Lattes/CNPq), Coordenou também o Projeto  de Cooperação Internacional Sustentabilidade e Inclusão Social: Rumo à Agenda 2030, no âmbito do Programa CAPES/PRINT, entre varios outros. Em seu currículo são registradas inúmeras dissertações e teses de doutorado, além da autoria de livros e artigos científicos no campo das Ciências Sociais Aplicadas, de alcance nacional e internacional.

Graciella Faico – Investigadora posdoctoral de la Cátedra Ambiente y Sostenibilidad

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado, doutorado e pós-doutorado (em andamento) pelo Programa de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ). Pesquisadora pós-doc no GID/PR2-UFRJ, desenvolvendo ações ligadas a rankings de sustentabilidade e à Certificação do Selo ODS Educação. Servidora da Universidade Federal Fluminense (UFF), é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (PPGG) pela UFF e, desde 2024, coordena ações institucionais de sustentabilidade na Seção de Sustentabilidade (SAAS/UFF), integrando a Comissão Permanente de Sustentabilidade (CPS-UFF). Tem experiência em gestão universitária, políticas públicas e educação para a sustentabilidade. Integra grupos de pesquisa e extensão na UFRJ e UFF, com atuação em ecologia social, sustentabilidade, educação ambiental, psicossociologia e Psicologia Ambiental. Faz parte da Global Psychology Alliance (GPA) pelo Global Psychology Learning Leadership Institute (LLI/APA).

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1642574960298281

Solo en línea:

Brasília, BR: 15h (UTC-3)

Santiago, CL: 14h (UTC-4)

Bogotá, CO: 13h (UTC-5)

Transmisión a través del canal de YouTube del Colégio Brasileiro de Altos Estudos – UFRJ

*Mostrar interés haciendo clic en el botón de arriba nos ayuda a organizar mejor el evento. La participación es gratuita y no requiere inscripción previa.

Em torno de Gullar

28 JUL – SEG – 17H

O ano de 2025 marca o cinquentenário de publicação de Dentro da Noite Veloz, obra lapidar do poeta Ferreira Gullar, que inspirou posteriormente a publicação do “Poema sujo”, marcando os anos de exílio do escritor no período da ditadura militar no Brasil. Para comemorar a resistência e a reexistência do poeta maranhense, essa mesa, formada por escritores e pesquisadores da literatura brasileira, pretende destacar a importância de Ferreira Gullar no contexto político e literário e traduzir para os tempos atuais aquele que soube tão bem traduzir-se como artista e como homem das letras.

Participantes:

  • Antonio Carlos Secchin: “Gullar: andanças e mudanças”
  • Flávia Amparo: “Uma multidão de vozes em Dentro da Noite Veloz, de Ferreira Gullar”
  • Marcos Pasche: “Ferreira Gullar: poemas sem espanto”
  • Miguel Conde: “Modos de fazer girar a vida: o “Poema sujo” como busca do futuro perdido”

Coordenação:  

Godofredo de Oliveira Neto – Titular da Cátedra Machado de Assis

Titular da Cátedra Machado de Assis do CBAE-UFRJ – é escritor, professor universitário e membro titular da Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a Cadeira 35 desde setembro de 2022, sucedido por Ana Maria Machado. Professor Titular de Literatura Brasileira na UFRJ, possui graduação e mestrado em Letras pela Université de Paris III – Sorbonne-Nouvelle e doutorado pela UFRJ, com pós-doutorado na Georgetown University (EUA). Autor de 21 livros entre romances e contos – alguns traduzidos para o inglês, francês, espanhol, italiano, vietnamita e búlgaro – foi premiado com o Jabuti em 2006 e tem obras adotadas em diversas universidades brasileiras. Atua como pesquisador com foco no Modernismo e na literatura contemporânea, tendo orientado dezenas de dissertações e teses, participado de centenas de bancas e congressos e ocupado cargos de gestão acadêmica, como Pró-Reitor de Graduação da UFRJ e Diretor do Departamento de Política do Ensino Superior no MEC. Integra ainda o PACC-UFRJ, a Cátedra Machado de Assis, o comitê da Collection Archives/UNESCO e diversos conselhos e grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

Apenas online – link direto da transmissão:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

Cátedra Inteligência Artificial e Metacognição – Lançamento

NOVA DATA: 26 JUL – SAB – 9H

A proposta da Cátedra Fredric Litto “Inteligência Artificial, Inclusão Digital e Metacognição” é analisar a relação entre Inteligência Artificial (IA) e Inclusão Digital, com foco no desenvolvimento da Metacognição. 

Por ocasião do Lançamento discutiremos o Programa de Atividades que pretendemos realizar algo longo do segundo semestre de 2025 e em 2026, bem como consolidar um ecossistema integrando Educação, IA e Cidadania Digital. 

O objetivo central é colaborar na promoção da democratização do acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e competências críticas para o mundo contemporâneo. 

Entre outros temas, debateremos: I) Conceitos Fundamentais relacionados às IAS; II) Possibilidade, Perigos e Regulamentação das IAS; e III) Educação com e para o mundo das IAs.

Participam:

  • Ana Célia Castro (Diretora Geral do CBAE)
  • Ronaldo Mota (Titular da Cátedra)
  • Gabriel Goldmeier (Pesquisador Pós-doc da Cátedra)
  • E Rede de Especialistas da Cátedra, convidados especiais e interessados em geral.

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.

Link direto da transmissão:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

*Demonstrar interesse clicando no botão acima nos ajuda a organizar melhor o evento. A participação é livre e não requer inscrição prévia.

Cultura, Conhecimento e Docência: Por uma Escola Laica

23 JUL – QUA – 17H

Em continuidade às atividades da Cátedra Anísio Teixeira para Formação de Professores, será realizada a Conferência Cultura, conhecimento e docência: Por uma escola laica, com a participação do Profº Dr. Luiz Antônio Cunha – FE/UFRJ.

O encontro é gratuito e aberto ao público.

Contamos com a sua participação.

Participantes:

Prof. Dr. Luis Antonio Cunha e Profª Drª Carmen Teresa Gabriel

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.

Link direto da transmissão:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

Inteligência Artificial, Desinformação e os Desafios Atuais – Disciplina FOBREAV

INSCRIÇÕES ABERTAS

Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG apresenta:

Inteligência Artificial, Desinformação e os desafios atuais

De 21 de agosto a 13 de novembro de 2025, com carga horária de 30 horas e 2 créditos.

A disciplina, que é iniciativa dos Institutos e Centros de Estudos Avançados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFJR), e da Universidade de Brasília (UnB), é aberta à participação de estudantes de graduação e pós-graduação.

De acordo com a ementa, o curso pretende analisar os desafios contemporâneos decorrentes da crescente utilização da inteligência artificial nos mais diversos domínios da vida e do cotidiano. Vão ser abordados os principais impactos reais e pervasivos da IA no fenômeno da desinformação e nas crises institucionais que ela vem provocando. Com enfoque interdisciplinar, a disciplina vai abordar perspectivas da filosofia, comunicação, direito, ciência da informação, ciência política, computação, dentre outros, com o intuito de tratar esse campo de problemas em suas variadas facetas possíveis de abordagem.

As aulas, programadas para as quintas-feiras, às 19 horas, serão ministradas na modalidade remota, via Zoom Meetings (24 horas/aulas), e na modalidade presencial no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ (6 horas/aulas teóricas e práticas).

Acesse a ementa completa!

*Vagas limitadas. Após a inscrição, aguarde a confirmação e o envio do link por e-mail.


Fórum Brasileiro de Estudos Avançados (FOBREAV)
As disciplinas FOBREAV, ministradas a distância, são ofertadas por meio do Fórum Brasileiro de Estudos Avançados, uma rede que congrega Institutos e Centros de Estudos Avançados de diversas universidades brasileiras. O FOBREAV configura-se como um espaço de reflexão crítica e criativa voltado aos desafios estratégicos da pesquisa interdisciplinar no país, promovendo a integração acadêmica por meio da construção de redes colaborativas que potencializam a produção de conhecimento inter e transdisciplinar.

Direito e Modernidade: a invenção dos direitos humanos, a democracia e os desafios atuais – Disciplina FOBREAV

INSCRIÇÕES ABERTAS

Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG apresenta:

Direito e Modernidade: a invenção dos direitos humanos, a democracia e os desafios atuais

De 19/08 a 25/11, às terças-feiras, de 14h a 17h20, com carga horária de 60 horas e 4 créditos.

Por iniciativa dos Institutos de Estudos Avançados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade de Brasília (UnB) e do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ será ofertada, no segundo semestre de 2025, a disciplina Direito e Modernidade: a invenção dos direitos humanos, a democracia e os desafios atuais.

A disciplina, que poderá ser cursada por estudantes de graduação e pós-graduação das três instituições, tem o objetivo de refletir, através de perspectiva histórica, teórica e sociológica, a invenção na modernidade dos direitos humanos. Também serão exploradas reflexões sobre a democracia e a soberania popular em tempos de crise de confiança nas instituições.

Na UFRJ, a disciplina estará sob s responsabilidade da professora Juliana Neuenschwander, da Faculdade Nacional de Direito, e contará com a participação dos professores Menelick de Carvalho, da UnB, e Marcelo Cattoni de Oliveira, da UFMG.

Acesse a ementa completa!

Aula inaugural:

Com o Professor Raffaele De Giorgi, Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRJ, Profesor Emérito da Universidade de Salento, Lecce, Itália e titular da Cátedra Ecologia do Não Saber – Espaços Futuros do Jurídico

Importante:

As vagas são limitadas e exclusivas para alunos de pós-graduação da UFRJ, sendo 15 destinadas ao PPGD/UFRJ e 15 aos demais programas. Após a inscrição, é necessário aguardar a confirmação e o envio do link de acesso por e-mail. Havendo vagas remanescentes, poderão ser incluídos ouvintes ou alunos de outras instituições.


Fórum Brasileiro de Estudos Avançados (FOBREAV)
As disciplinas FOBREAV, ministradas a distância, são ofertadas por meio do Fórum Brasileiro de Estudos Avançados, uma rede que congrega Institutos e Centros de Estudos Avançados de diversas universidades brasileiras. O FOBREAV configura-se como um espaço de reflexão crítica e criativa voltado aos desafios estratégicos da pesquisa interdisciplinar no país, promovendo a integração acadêmica por meio da construção de redes colaborativas que potencializam a produção de conhecimento inter e transdisciplinar.

China-Latin America Green Future and Sharing Civilizations

4 JUL – SEX – 9H30/18H

O simpósio “China-Latin America Green Future and Sharing Civilizations” reúne especialistas e representantes de diferentes áreas para refletir sobre os caminhos possíveis para uma cooperação mais sustentável e equitativa entre as duas regiões. Apesar da distância geográfica, China e América Latina compartilham uma trajetória de trocas históricas e vêm fortalecendo, por meio de iniciativas como a Nova Rota da Seda e o Fórum China-CELAC, uma agenda conjunta voltada ao enfrentamento dos desafios globais. Neste encontro, temas centrais como desenvolvimento sustentável, civilização ecológica, comércio agrícola, proteção florestal e transição energética serão debatidos sob a perspectiva da inovação tecnológica e do intercâmbio cultural.

Presencial:

Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Salão Nobre, Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro.

Transmissão:

Canal do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ no YouTube

Mais informações e inscrições: